Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como encurtar o caminho para o sucesso nos negócios?

Edição: 11/2011


Peter Drucker, considerado o pai da administração, disse em um de seus livros que “empreendedorismo não é ciência, nem arte, é uma prática”. Como aprender uma prática desconhecida se não for experimentando, agindo, acertando e errando?

Em nossa recente missão técnica para os Estados Unidos, descobrimos que lá, os novos empreendedores podem aprender com os empreendedores mais experientes. São empresários que já vivenciaram sucessos e fracassos, e que doam parte do seu tempo para ajudar e orientar outros a percorrer o caminho do empreendedorismo.

Conhecemos, sobretudo, a SCORE, que atua com um slogan muito estimulador “Live your Dream SCORE Can Help”, ou seja, vá em frente com seu sonho a SCORE ajuda você.

As orientações e seminários oferecidos por essa instituição aos novos empreendedores são desenvolvidos por donos de empresas e executivos aposentados ou não, que acumularam durante a vida muita experiência e conhecimento em várias áreas e, voluntariamente, dedicam parte de suas horas diárias para apoiar e orientar no sucesso de novos negócios.

Se observarmos o dia a dia de uma organização, vemos que os problemas e desafios se repetem: falta de dinheiro, falta de clientes, funcionários descomprometidos, produtos com defeito, atraso na entrega de fornecedores, clientes inadimplentes, problemas com sócios entre tantos outros.

Dar conta desses desafios não é tarefa fácil para o novo empreendedor. Agora, imagine se uma pessoa que já descobriu o caminho pudesse contar o que fez, como fez, e não cobrasse nada por isso? Não seria fantástico?

Perguntamos aos executivos da SCORE como eles faziam para conseguir milhares de voluntários no país inteiro para essa atividade, imaginando que eles tivessem que fazer campanhas de sensibilização para mobilizar os mais experientes, num esforço caro e demorado. Mas não foi nada disso que ouvimos. Pelo contrário, não há nenhum investimento para conquistar os voluntários. Como assim? Perguntamos, na nossa visão brasileira de ver o mundo.

E, aqui, começamos a perceber como a cultura de um país muda tudo, inclusive o mundo dos negócios. Nos Estados Unidos, existe uma forte cultura de voluntariado, em todas as áreas. As pessoas gostam e querem ser voluntárias. São elas que procuram a SCORE para candidatar-se a essa atividade.

No Brasil, temos experimentado, ainda que de forma lenta, a apresentação de casos de sucesso, histórias de empreendedores que obtiveram sucesso em seus negócios. É sempre muito inspirador ouvir quem fez e como foram superadas as dificuldades encontradas no caminho. Mas pensamos que poderíamos fazer mais. Quem sabe organizar sessões de “contação” de histórias, bem e mal-sucedidas. Penso que, com isso, o caminho para o sucesso seria encurtado.


Fonte: http://www.sebraepr.com.br/blog/empreendedorismo

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (2)

-
Boa tarde ,estou elaborando meu TCC trabalho de conclusão de curso e o tema e as dificuldades de um empreendedor e gostaria de ajuda para ter acesso a pesquisa e materiais Por favor me ajudem !!
-
Boa Tarde, Fagner o SEBRAE/PR tem a satisfação de te auxiliar saber que estamos contribuindo para seu Trabalho de Conclusão de Curso e colocando nosso nome em suas pesquisas. Todas as matérias e pesquisas feitas pelos SEBRAE/PR estão disponíveis em nosso site e alguns vinculados, acesse os links: http://portal2.pr.sebrae.com.br/PortalInternet/Destaques/Arquivos-gratuitos http://www.pr.agenciasebrae.com.br/ http://portal2.pr.sebrae.com.br/PortalInternet/Vídeos-Sebrae Espero que te ajude em seus argumentos de pesquisa. Tenha uma ótima tarde Sucesso!
-
Òtimo! Eu tenho feito isto em ongs aqui na minha cidade. E tambem na nossa empresa. Além de passar a experi~encia aprendemos mais.
-
Cleusa, maravilha! No que precisar, conte conosco! :)

Boletins especiais