Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Geração Letrinha

Edição: 11/2011

 

Cada vez mais sociólogos e pesquisadores do comportamento do consumidor segmentam e definem o mercado por gerações. Varias letras definem estas gerações como “X”, “Y” e a bola da vez a geração “Z”.


Talvez a primeira geração economicamente identificada foram os Baby Boomers que hoje tem entre 52 e 70 anos. Foi a geração nascida durante a segunda guerra mundial ou na década seguinte ao fim da guerra. Depois veio a geração dos filhos dos Baby Boommers denominada Geração X e que tem entre 32 e 51 anos. Logo em seguida vem a Geração Y que tem entre 20 e 31 anos. E agora surge a geração Z que tem entre 12 e 19 anos. Neste post vou me dedicar mais a esta última geração.


A geração Z é a mais informada porém não é a mais culta. É uma geração rasa em termos de conhecimento. Precisam achar as informações corretas em meio a muitos dados, o que não dá profundidade. Ficam zapeando, por isso geração Z. Pulam da TV para o computador, do computador para o celular, do celular para o e-book mas não são multisensoriais como alguns dizem. O grande diferencial desta geração que é nativa da internet, é que tem uma capacidade especial para deixar algo e depois retomar do ponto onde tinham parado. Continuam processando as informações uma de cada vez, mas interligam estas interrupções de forma mais rápida. Estão nas redes sociais e não ficam impressionados com as tecnologias pois isso é natural par eles.


Para Ethevaldo Siqueira esta geração tem cinco comportamentos básicos:

1. Mobilidade total. Usam celulares, tablets e notebooks;

2. Rejeição ao e-mail. Preferem torpedos (SMS), tuitar ou os messengers (MSN);

3. Baixo interesse pela universidade. Não querem ostentar currículos, títulos profissionais ou acadêmicos;

4. Preferência absoluta pelos projetos. Querem trabalhar em empresas que tenham os mesmos ideais deles;

5. Abertura total para as novas ideias. Será provavelmente será a geração mais inovadora.


Sua empresa vende para esta geração? Você precisa contratar pessoas desta geração?


Fonte: http://portal.pr.sebrae.com.br
 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais