Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Natal criativo

Edição: 12/2011



Os especialistas garantem que investir em vitrines de Natal vale cada centavo. Afinal, esta é a principal data comemorativa para o comércio e alguns setores têm até 25% das suas vendas anuais concentradas nas festividades natalinas. Mas está enganado quem pensa que a decoração é sinônimo apenas de pinheiros, laços vermelhos, meias penduradas, trenós carregados de presentes ou até neve artificial. É possível elaborar vitrines originais e refinadas sem abusar dos elementos tradicionais e, ainda assim, remeter o visual às mensagens positivas que caracterizam a época. "Devem apoiar-se nos ícones para construir a imagem de Natal. Mas quanto mais sofisticados forem o público e o produto, menos claros e diretos podem ser os elementos escolhidos", diz Laura Falzoni, sócia do escritório Falzoni & Alves Lima.

Ícones tradicionais natalinos, como as bolas e as árvores, foram estilizados nos projetos de Laura Falzoni para uma loja de roupas femininas e masculinas. Apesar de não ser explícita, a imagem do Natal é transmitida pelas lanternas que remetem aos pinheiros e pela montagem de discos gigantes. As cores prata, verde, dourado e vermelho, típicas das festividades de fim de ano, ajudam na identificação do tema

As vitrines têm uma importância enorme para atrair as pessoas para o interior das lojas e firmar a imagem das marcas junto aos clientes. Para acertar no estilo da vitrine e agradar ao público-alvo, George Homer, da GH & Associados, aconselha o empresário a escolher um tema que tenha ligação com a linguagem da marca. "Há temas tradicionais, provocativos, contraditórios e de humor. Arte, movimentos sociais, lendas e histórias em quadrinhos são alguns exemplos", afirma. Definido o tema a ser explorado, o próximo passo é identificar quais produtos-chave serão expostos - o ideal é que sejam os com estoque suficiente para atender à demanda extra e que têm algum diferencial em relação à concorrência. Homer lembra que, quanto menos popular for a loja, menor deve ser o número de iten s na vitrine para dar um ar de exclusividade às mercadorias. A iluminação também deve ser ajustada: produtos mais importantes recebem maior destaque.

Outro ponto que merece atenção é a atualização da vitrine. Nesta época do ano, as pessoas passam em frente às lojas com mais freqüência e as modificações despertam o interesse para que visitem mais de uma vez o estabelecimento. Por isso, de acordo com Homer, as vitrines devem ganhar elementos novos nos períodos de maior movimento. Afinal, há os consumidores que compram com antecedência, os que vão às compras só nos fins de semana, os que concentram tudo nos últimos dias e, claro, aqueles que precisam comprar literalmente na última hora. "Na última semana, a alteração nas vitrines deve ser ainda mais freqüente. Eu recomendo que seja feita a cada dois dias", diz Homer. Ele ressalta, porém, que toda mudança deve ser conduzida com o mesmo cuidado da primeira versão para que não se perca a integridade inicial da idéia.

Apesar de a vitrine ter o mesmo objetivo comercial durante todo o ano - estimular o consumidor a comprar -, Laura acredita que o Natal é o momento de usar o espaço para estreitar o relacionamento com o cliente, agradecendo a escolha e desejando-lhe boas festas. Parece banal, mas, segundo ela, faz toda a diferença. "Nessa época do ano, as vendas estão até mais garantidas do que em outros períodos. Mas é hora de aproveitar o clima natalino para, além de conquistar o bolso do consumidor, conquistar seu coração."

O projeto remete o consumidor ao clima das festas, aplicando apenas um ícone do Natal, as bolas vermelhas. Com produtos e público-alvo sofisticado, a loja tem mais liberdade para ser menos explícita nas imagens

Fonte: http://revistapegn.globo.com

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais