Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


5 áreas promissoras para abrir um negócio em 2012

Edição: 01/2012



A crise que se abateu sobre as economias internacionais, o aumento nas taxas básicas de juros e as pressões inflacionárias devem puxar o crescimento da economia brasileira para baixo neste ano. A confiança das pequenas e médias empresas começa 2012 um pouco abalada, segundo o Índice de Confiança de Pequenos e Médios Negócios (IC-PMN). Apesar disso, Pedro Gonçalves, consultor do Sebrae/SP, acredita que o cenário é animador para os negócios. “Com esse pano de fundo, a visão que temos sobre as micro e pequenas empresas é de crescimento”.

O professor de empreendedorismo e novos negócios da Business School, Edison Kalaf, destaca as oportunidades que a crise lá fora podem trazer para o país. “Estamos usando melhor os consumidores internos para manter os serviços. Vamos sentir falta de crédito, mas isso será equilibrado por uma ação forte do governo que já está diminuindo os juros e o custo do crédito. O pouco dinheiro que houver no mundo certamente virá para o Brasil, porque aqui dará retorno”, opina Kalaf.

Veja a seguir quais negócios prometem continuar faturando bem em 2012:

Serviços

O setor de serviços foi um dos que mais cresceu em 2011. Segundo o consultor do Sebrae/SP, esta evolução deve ser mantida. Uma das áreas que prometem é a de serviços de beleza, que deve ser ainda mais impulsionada pelo aumento na renda da população.

Comércio

Também com bom desempenho em 2011 – o aumento real da receita no comércio foi de 3,9%, entre janeiro e setembro –, o varejo deve manter o ritmo no ano que vem. “Há mais pagamentos à vista. Uma pequena parte depende de vendas financiadas e que, portanto, não são tão impactadas com a situação do cenário externo”, diz professor de economia da ESPM, José Eduardo Balian. O professor aposta na alimentação como a área mais próspera de 2012. “É o setor que tende a sofrer menos com a crise. Além disso, todo o pessoal que foi para as classes B e C está se alimentando melhor”.

Terceirização ligada à construção civil

De acordo com o consultor do Sebrae, vai lucrar quem quiser investir em pequenas empresas de instalações elétricas ou hidráulicas, por exemplo, que prestem serviços às empresas de grande porte de construção civil. “É provável que ganhos surgidos da Copa para as micro e pequenas empresas estejam ligados a infra-estrutura. Quem quiser lucrar com o evento tem que começar a pensar as estratégias já”, alerta Gonçalves.

Tecnologia

Para o professor de empreendedorismo e novos negócios da Business School, Edison Kalaf, a oferta de serviços pela internet, acessíveis por smartphones, é uma tendência e estará em alta neste ano. “As tecnologias estão modificando a forma de fazer negócio, mudando do produto para o serviço”, diz Kalaf O economista Balian cita, ainda, os incentivos do governo federal à criação de empresas para desenvolverem tablets nacionais, o que também aquece ainda mais o mercado de aplicativos para estes aparelhos.

Educação

Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, surge a necessidade de qualificar atendentes de hotéis, taxistas e demais prestadores de serviço. Dessa forma, a tendência de aquecimento no ensino de idiomas, já confirmada em 2011, se repete neste ano. “Grandes redes de franquia estão se preparando para uma verdadeira cruzada no treinamento, especialmente em línguas, para rede de hotéis e tudo o que envolve turismo”, destaca Balian. Ele acredita também no treinamento de pessoas para atuar no turismo, não apenas com ensino de línguas, mas de profissionais de outras áreas, como garçom, arrumadeira, atendente de hotel, de pontos turísticos e aeroportos. “Não é só falar inglês. Temos que treinar as pessoas do atendimento”, diz o professor da ESPM.

Fonte: Débora Álvares – exame.com


Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (8)

-
Parabéns pela clareza na exposição das áreas de oportunidades apresentadas aos interessados em iniciar, expandir ou diversificar seus negócios. Esta analise de mercado proporciona segurança e acertividade aos emreendedores!
-
Claudio, obrigada por comentar! Abraços e sucesso!
-
Excelente matéria!
-
Oi André Obrigada por comentar! Abraços e sucesso!
-
Muito boa, a matéria.
-
Sávio, obrigada por comengtar! Abraços
-
bom dia queria fazer um curso que dirija a area de reprezentate comercial voçeis tem algum curso nesta area, como eu tenho uma enpresa de pintura externa e faso inpermeabilizações queria reprezentar uma enpreza de enpermeabilizantes obrigado fone (45)91061217
-
Olá Cesar! Acompanhe nossa grade de cursos no link: http://portal.pr.sebrae.com.br/loja/Produtos.do?menu=2 ou: www.sebrae.ead.com.br Abraços!
-
gostei, de uma forma sucinta dá uma clareada em nossos horizontes,,,,
-
Odair, obrigada por comentar! Abraços e tenha uma ótima semana!
-
Possuo uma micro empresa no ramo de prestação de serviços elétricos, isto é, uma instaladora e gostaria de trabalhar com alguma empresa de porte como terceirizado. Grato.
-
Olá Gilberto! Faça uma consultoria online conosco: http://www.sebraepr.com.br/portal/page/portal/PORTAL_INTERNET/PRINCIPAL2004/FALE Abraços e sucesso!
-
muito im por tamte isto ta posilipidade de espamdi
-
José Roberto, obrigada por participar! Abraços e sucesso!
-
Prezados Senhores..li a reportagem e achei muito legal...eu e minha namorada participamos de alguns cursos no sebrae, pois estamos para abrir um comercio de produtos para celulares e tbem uma factoring onde ja estamos em andamento , pois as mesmas nao precisam muito para iniciar e a segunda e o risco que a gente corre sera que pode ser um bom negocio ..pois fui funcionario de um jornal por 22 anos e agora me aposentei e gostaria muito de ter um negocio proprio para mim..pois minha namorada ja tem experiencia em negocios pois ja teve mercado e uma madeireira e hj trabalha com consorcios e tbem quer abrir uma representaçao da empresa em que trabalha de vendas de consorcios e cartas... e como façopara ter uma ajuda ou um apoio do SEBRAE par tudo isso ...desde ja agradeço a colaboraçao.. Gratos Danilo de brito
-
Olá Danilo! Faça uma consultoria conosco! Presencial ou por telefone: agende 0800 570 0800 ou pela internet: http://www.sebraepr.com.br/portal/page/portal/PORTAL_INTERNET/PRINCIPAL2004/FALE Abraços e suvesso!

Boletins especiais