Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Aumente a produtividade em seu home Office

Edição: 01/2012



A maior dificuldade que eu senti quando passei a trabalhar em casa em meu home office foi a liberdade. Justamente ela, que é a maior vantagem para quem é independente, pode atrapalhar um freelancer de ser bem sucedido. Porém, a aparente liberdade confunde quem estava acostumado com a rotina de uma empresa formal e a regularidade de produtividade.

Seguem então 5 dicas simples que você pode aplicar no seu home office:

1 – Mantenha seu ambiente de trabalho organizado

A bagunça de canetas, papéis, pen drives, cartões de visita, anotações e tudo mais fazem com que você perca um tempo que, no passar do dia, consome uma ou duas horas que poderiam ser usadas para concluir tarefas importantes e manter sua produtividade. Reserve lugares apropriados para material de escritório, documentos, equipamentos e coisas pessoas e sempre os guarde nesses mesmos locais.

2 – Mantenha seu ambiente de trabalho limpo

E quando eu faço de limpeza, digo tirar a poeira do computador, coletar o lixo todo dia (mesmo se for lixo seco) e não comer no home office. As migalhas, por menor que sejam, atraem umas formigas que depois chamam outros insetos para a festa e para desfazer isso se gasta muito tempo que deveria ser usado para a produtividade. Atenção especial para quem mora em áreas com grande incidência de cupins. Esses danados acabam com qualquer móvel e adoram fazer seus ninhos dentro de computadores.

3 – Mantenha seu ambiente numa temperatura agradável

Quem mora no Recife sabe: de dezembro até a metade do ano seguinte o calor é grande. Trabalhar sentindo calor prejudica a concentração e deixa qualquer um irritado. O contrário também é ruim: muito frio pode dar dor de cabeça e, no meu caso, afeta até a digitação. Não tem produtividade que se mantenha quando o corpo não está bem. Ajuste a temperatura para a que mais lhe agrada e produza mais.

4 – Mantenha seu ambiente de trabalho alegre

Não adianta fazer um home office moderno e limpo se ele é chato e desestimulante. Boa produtividade tem tudo a ver com motivação. Coloque fotos, quadros, brinquedos ou que quer que te deixe mais estimulado para continuar dia produtivo durante o dia.

5 – Mantenha seu ambiente de trabalho tranqüilo

Se você mora em um lugar de grande movimentação e barulho, procure diminuí-lo ao máximo. Se você tem filhos que ficam muito tempo em casa, tente explicar para eles que em certa hora do dia você tem de ficar concentrado nas tarefas. Tem-se cachorro, separe um momento específico para passear com ele.

Fonte: Gabriel Galvão, Ponto Marketing


Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (3)

-
É verdade, disciplina é tudo!
-
Marcílio, maravilha! Abraços e sucesso!
-
O ambiente de trabalho começa dentro de nós mesmos e daí para o lugar físico. No caso de home office é ainda mais importante seguir essas regras de harmonia e conforto, porque nesse caso ele é realmente nosso. http://www.med1.com.br
-
Guilherme, excelente comentário! Abraços e sucesso!
-
È verdade, meu ambiente de trabalho é muito cansativo extrsante, sou dono da empresa, e nao mando nada, perdi à autoridade. O pio é que nao sei como arrumar a casa!
-
Olá José! Faça uma consultoria online conosco pelo SEBRAE RESPONDE: http://www.sebraepr.com.br/portal/page/portal/PORTAL_INTERNET/PRINCIPAL2004/FALE. Vamos ajudá-lo no que for preciso! Abraços e sucesso!

Boletins especiais