Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como resolver conflitos com os funcionários?

Edição: 01/2012

É fato que os conflitos fazem parte da natureza humana e na relação de trabalho não é diferente. Esse tema é relevante para todos os gestores, pois um conflito pode terminar bem quando for solucionado ou muito mal, quando acaba em processos e desgastes muitas vezes desnecessários.

A escuta ativa pode ser um excelente exercício para a solução de conflitos. Preste atenção, de verdade, no que o outro está querendo dizer. Nem sempre o motivo real da questão é exposto inicialmente. Por isso, conversar para tentar entender o que está por trás do que é aparentemente o motivo pode ser muito importante.

Atenção aos detalhes, inclusive ao que não é verbal. Às vezes, o problema está evidente e por falta de atenção o gestor não percebe.

Jamais discuta quando os ânimos estiverem alterados. Dê um tempo, respire fundo, agende uma hora, quando estiver mais calmo, organize as idéias e, só então, converse com seu colaborador.
Tente baixar a guarda, ou seja, ao invés de sair criticando e reclamando, apenas escute.

Não queira ter sempre razão. Tenha bons motivos e argumentos para defender sua ideia. Valorize os interesses comuns e os resultados que aquela situação resolvida pode proporcionar e deixe claro quais são os ganhos.

Algumas vezes, flexibilidade pode ser a chave para solucionar o problema. Use os princípios básicos da negociação: faça trocas ou alguma concessão para resolver. Sem ouvir e se interessar, pode ser bem mais difícil. Mas, desenvolvendo essa competência, os relacionamentos terão muito a ganhar, inclusive com melhoria no desempenho da sua equipe.

Fonte: Adriana Gomes - Exame PME

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (3)

-
Ótimo. Parabéns. Formar esse material como cartilha de bolso de todo gestor.
-
Andrea, maravilha! Obrigada por comentar. Sucesso!
-
Muito bom deveria ser o material obrigatório de to gestor.
-
Leandro, obrigada por comentar! Abraço e sucesso!
-
muito boa esta materia concordo plenamente
-
Celio, obrigada por comentar! Sucesso!

Boletins especiais