Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


A pequena empresa e as competências do empreendedor

Edição: 02/2012




É fundamental que o empreendedor, para ser bem sucedido, desenvolva uma série de competências que são classificadas como Competências Técnicas, Estratégicas e Comportamentais.

Neste artigo focaremos as Competências Técnicas.

Como o próprio nome indica, as Competências Técnicas abordam aspetos relativos ao “como se faz” do negócio, explorando os itens: Comercialização, Vendas, Atendimento, Técnicas de Produção, Gestão da Qualidade, Otimização dos Recursos, Controles Financeiros, Formação de Preços, Logísticas e Distribuição.

Todo empresário, inclusive o da pequena empresa, deve procurar aprimorar mais e mais essas competências.

Estaremos aqui procurando trocar algumas idéias relativas a essas competências para que esse aprimoramento se torne mais claro e viável.

Comercialização, Vendas e Atendimento
Essas competências têm sua importância, pois uma empresa que não consegue buscar conhecer as diferentes maneiras de disponibilizar seus produtos no mercado e ainda dominar de forma profissional as técnicas de venda, e as estratégias de comercialização dos mesmos dificilmente terão sucesso no mercado. Ainda aqui é preciso conhecer o comportamento desse mercado e a visualização de eventuais oportunidades. Dentro deste enfoque, é preciso lembrar que hoje, devido às exigências cada vez maiores do consumidor, o atendimento se torna peça chave no processo de comercialização e venda. Esse atendimento é que poderá encantar ou não seu cliente, tornando-o um vendedor ativo de sua empresa ou não.

Técnicas e Produção
Todo empresário, inclusive o das pequenas empresas necessita dominar de forma tácita e explícita as técnicas de obtenção de seus produtos, seja ele um bem ou um serviço. Inclusive deve aprimorar constante e regularmente todos os processos. Desta forma o empresário necessita elaborar um planejamento dos recursos disponíveis para que consiga um índice de produtividade que torne sua empresa mais competitiva. O aprimoramento contínuo torna-se imprescindível para que o empresário consiga visualizar as novas tecnologias, que a cada dia são disponibilizadas através de instituições e órgãos específicos, além de procurar participar de cursos que visam levar até os empresários as técnicas mais modernas e atuais.

Gestão da Qualidade e Otimização dos Recursos
No que se refere a essas duas competências, há que se concentrar basicamente na mudança de cultura da empresa ou na gestação de uma cultura organizacional compatível com o mundo atual. Para tanto o empresário pode fazer uso de algumas ferramentas que auxiliem no aprimoramento da qualidade de seus produtos ou serviços e na redução dos desperdícios visíveis ou invisíveis, como por exemplo os energéticos. Uma ferramenta de fácil aplicação, de resultados quase que imediatos e que praticamente todos conhecem, são os “5S”, ou os cinco sensos japoneses.

Controles Financeiros e Formação de Preços
O empresário iniciante ou o que já está com sua empresa em franca atividade necessita conscientizar-se de que é imperioso separar as contas bancárias: a da pessoa física da conta da pessoa jurídica. Conhecer e dominar os custos variáveis e os fixos de sua empresa. Daí irá ser bem sucedido nas análises financeiras da empresa através dos controles, das previsões e análise do caixa da empresa. Os parâmetros acima irão subsidiá-lo na formatação dos preços de seus produtos ou serviços e ainda na determinação do ponto de equilíbrio.

Logística e Distribuição
Trata-se do conhecimento e do domínio que deverá ter o empresário dos princípios básicos e lógicos para uma distribuição de seus produtos e oferecimento de seus serviços, desde a entrada dos recursos necessários até o atendimento efetivo do cliente.

Concluindo, é necessário ressaltar que o empresário tenha, Concluindo, é necessário ressaltar que o empresário tenha, antes de tudo, uma noção bastante clara que ser empresário hoje está longe de ser o empresário de cinqüenta anos atrás. Lá uma pessoa iniciava um “negócio” e ele prosperava, quase que naturalmente. Hoje há que se desenvolver de forma profissional suas competências e as competências técnicas são um importante conjunto delas.

Fonte: Sebrae

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (23)

-
Muito bom!!!
-
Olá Solange, boa tarde!

Obrigada por comentar. Conheça a coleção SEBRAE Pocket do SEBRAE/PR, são vídeos com temas diversos e dicas para serem utilizadas no dia a dia. Acesse: http://www.sebraepr.com.br/PortalInternet/Vídeos-Sebrae/SEBRAE-Pocket


Obrigada e sucesso!
-
oportuna essa matéria. - o pequeno empresário hoje precisa em priemeiro plano corajoso. e a seguir ter muita certeza do que está fazendo, trabalhar de forma organizada, com uma gestão de recursos muito precisa. mas precisa também de relacionamentos, acompanhar o dia a dia das vendas e entrada de recursos e ao notar uma queda por pequena que seja sair para a rua e ver o que está acontecendo e tomar as decisões que precisa tomar de forma ágil. sds
-
Olá, muito bom esse assunto,os tempos agora exigem muito do empresário, e para ter sucesso nos dias de hj devemos sempre prever as coisas que vamos enfrentar no futuro.
-
Muito boa a matéria sobre Empreendendorismo. Existe uma repetição no último paragráfo "Concluindo,......"
-
muito importante esta matéria,apresenta uma visão macro relativo o perfil das pessoas querem ser empresários sem ter conhecimento e habilidades para iniciar seus negócios.
-
Olá Manoel, boa tarde!

Obrigada por comentar. Conheça os vídeos do SEBRAE/PR, com temas diversos e dicas importantes para serem usadas no dia a dia.

Acesse: http://bit.ly/13glVTJ

Obrigada e sucesso.
-
GOSTEI DA MATERIA. O SEBRAE TEM ATENDIMENTO PARA PEQUENAS EMPRESAS SEM QUALQUER COMPROMISSO? ONDE E COMO MARCAR ENTREVISTA
-
Olá Manuel, boa tarde!

Obrigada por comentar. O SEBRAE/PR disponibiliza gratuitamente todo o conteúdo da Feira do Empreendedor 2013 - Paraná.

Clique para baixar os arquivos. http://www.feiradoempreendedorpr.com.br/

Obrigada e sucesso!
-
otimo, é sempre bom saber que o sebrae esta sempre do lado pra ensinar o caminho certo
-
Olá Eusa, boa tarde!

Obrigada por comentar. Conheça o portal SEBRAE/PR www.sebraepr.com.br

Bom fim de semana.
-
Muito bom esse tipo de esclarecimento, procuro seguir mas confesso que tenho dificuldades. Mas continuo tentando
-
Olá Antonio, boa tarde!

Obrigada por comentar. O SEBRAE/PR tem satisfãção em auxiliar no sucesso e progresso dos nossos clientes, agende uma horario com um de nossos consultores, ligue 0800 570 0800.


Obrigada e sucesso!
-
OTIMA DICA SOBRE O ASSUNTO DE COMPETENCIA .VALEU MESMO
-
Olá Leandro, boa tarde!

Obrigada por comentar. O SEBRAE/PR disponibiliza gratuitamente todo o conteúdo da Feira do Empreendedor 2013 - Paraná. 

Clique para baixar os arquivos. http://www.feiradoempreendedorpr.com.br/


Obrigada e sucesso!
-
boa tarde para mim q sou iniciante muito bom sei que tenho uma longa estrada para aprender,e aprendo cada dia com vc valeu
-
Olá Suzete, boa tarde!

Obrigada por comentar. Para que está começando é importante uma consultoria especializada e gratuita que o SEBRAE/Pr disponibiliza, basta ligar e agendar um horario de atendimento. Ligue para 0800 570 0800.

Aproveite para conhecer os arquivos gratuitos do SEBRAE/PR, acesse: http://bit.ly/14ZwDzd 


Obrigada e sucesso.
-
GOSTEI MUITO DESTE ARTIGO, O QUAL EXPÕE DIDATICAMENTE ALGO DA MAIOR IMPORTÂNCIA PARA TODOS AQUELES QUE PRETENDEM, OU JÁ O FIZERAM, INCURSIONAR NO MUNDO DO EMPREENDEDORISMO.
-
Olá Mauro, boa tarde!

Obrigada por comentar. O SEBRAE/PR está com uma promoção exclusiva, todos os downloads dos livros da galeria on line estão gratuitos, acesse e confira: http://app.pr.sebrae.com.br/loja/Produtos.do?menu=1


Obrigada.
-
Interessante texto, que irá auxiliar positivamente em meu plano de negócio. Obrigado.
-
Olá Natan, bom dia!

Obrigada por comentar. Assista aos vídeos da coleção SEBRAE Pocket, acesse: http://bit.ly/12rSIWE



Obrigada e sucesso!


-
Um ótimo artigo, agradeço ao Sebrae pois dicas como essa, alem de nos orientar, nos dá mais motivação para seguir em frente.
-
O SEBRAE e muito competente em tudo que publica, nos cursos, assessoria que presta ao publico. Continuem assim.
-
Olá Ivo, bom dia!

Obrigada pelo comentário. O SEBRAE/PR tem satisfação em apresentar matérias com temas interessantes para serem utilizados no dia a dia das empresas e empresários.

Obrigada e sucesso.
-
Acho que são dicas muito boas, principalmente para os pequenos empresários leigos que se vê da noite para o dia tendo que gerir uma empresa, e que não sabe por onde começar.
-
Olá Arybeth, bom dia!

Obrigada por comentar. O SEBRAE/PR está com uma promoção imperdível, todos os downloads gratuito em nossa galeria de livros. Acesse o link e aproveite! http://bit.ly/12pBJ7w

Obrigada e sucesso!
-
Otimo! Não deixo de ler nenhuma dica.
-
Olá Cristiano, bom dia!

Obrigada pelo comentário. Continue recebendo dicas importantes de empreendedorismo, curta nossa fan page do Facebook. https://www.facebook.com/prsebrae?ref=hl


Obrigada.
-
Gostei e gostaria de saber a respeito de cursos pelo Sebrae. Obrigada.
-
Olá Dirce, bom dia!

Obrigada por comentar. Para conhecer todos os cursos do SEBRAR/PR, por favor acesse http://bit.ly/MYddBX


Obrigada e sucesso:
-
gostei e gostaria de continuar a receber email.
-
Boa Tarde, Dorival agardecemos o sue contato e com toda certeza continuaremos o informado sobre as principais noticias e novidades do Mundo Empreendedor. Tenha um ótimo fim de semana
-
interessantes informações,
-
Boa Tarde, Arildo o SEBRAE/PR fica muito feliz em saber que nossas matérias teve um resultado satisfatório em seu conhecimento. Tenha um ótimo fim de semana.
-
Parabéns a equipe do Sebrae pela seleção de bons artigos do Boletim e pelos programas de orientação empresarial, muitos deles gratuitos para os empresários.
-
Boa Tarde, Anarleide o SEBRAE/PR fica lisonjeado por seu comentario e participação em nossos Boletim do Empreendedor. Tenha uma ótima Tarde.
-
agradeço pelas orientações,todo dia aprendemos um pouco.abraço
-
Boa Tarde, Luiz o SEBRAE/PR agradece o seu comentario tenha uma ótima tarde.
-
Colocado desta forma é fácil reconhecer-se estas necessidades, porém precisa-se discorrer com orientação e ensinamentos direto ao empresário para que possa melhorar o seu dia com o aprendizado.
-
Boa Tarde, Francisco essa matéria é de um meio informativo que retrata o que vem ocorrendo no Mundo Empresarial. Porém, o senhor tem toda razão quando o assunto envolve ensinamentos e responsabilidades que devem ser repassadas aos empresarios com parcimônia, para que o resultado seja positivo. O SEBRAE/PR agradece o seu comentario tenha uma ótima tarde.
-
muito bom, precisamos todos os dias nos aprimorar no atendimento, nas vendas etc. obrigada pelas dicas
-
Olá, Maria o SEBRAE/PR agradece o seu contato. Tenha uma ótima Tarde.

Boletins especiais