Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Agulha no palheiro

Edição: 02/2012

Chegou a hora de planejar 2012. Investimentos, estoques, despesas fixas, remanejamento, contratação e treinamento de equipe. De todas as tarefas em vista, a gestão de pessoas é, sem dúvida, a mais difícil para qualquer empresa na conjuntura atual, em que falta mão de obra qualificada e, ainda assim, os salários aumentam cerca de 40% acima da inflação.

Apesar do cenário não estar favorável para nenhum setor, o processo é ainda mais complicado para o varejo. Como encontrar alguém que queira investir na carreira varejista? As oportunidades, apesar de pouco divulgadas, são promissoras. É possível partir de estoquista e chegar à gerência de expansão ou mesmo diretoria de marketing, passando por caixa, vendedor, supervisor de área, gerente de loja e gerente administrativo.

As barreiras, para esta ou outra profissão, entretanto, são inúmeras, mas, via de regra, estão relacionadas à educação, com a falta do ensino de base, que é o fator primário para qualquer desenvolvimento, seja ele pessoal, social, cultural ou profissional.

Com este cenário, por hora, nada promissor, a válvula de escape está em desenvolver, mais do que depressa, um departamento de recursos humanos para construir competências dentro de casa, dentro de um sistema de meritocracia.

Um RH eficiente, que estabeleça claramente os objetivos da empresa, suas expectativas em relação ao profissional, proporcionando-lhe um clima de trabalho agradável, plano de carreira, rapidez para a tomada de decisão e agilidade para se adaptar às mudanças –e neste aspecto o varejo é bastante sensível e consegue desempenhar bem– , é tudo o que deve ser pensado desde já, para constar nos planos do próximo ano das companhias.

Fonte: www.empreendedor.com.br

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais