Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como administrar as saídas do fluxo de caixa?

Edição: 03/2012



Os administradores financeiros devem ter bem formalizado o processo de estruturação do fluxo de caixa da empresa. Esta tarefa não pode ser esquecida em hipótese alguma. As empresas até podem viver alguns períodos sem lucro, mas não sobrevivem longos períodos sem caixa.

De forma simplificada, o fluxo de caixa é basicamente constituído de duas partes: entradas e saídas. Hoje o assunto é voltado para as saídas de caixa. Na linguagem financeira existem quatro itens onde podem ser alocadas as saídas: aumento de qualquer ativo, como compras para manter o estoque adequado ou uma máquina nova; redução de um passivo, como o pagamento de uma conta de luz, água, ou mesmo fornecedores; prejuízo líquido, quando as depreciações não forem superiores a este valor; e pagamento de dividendos ou recompra de ações.

Para o caso das pequenas empresas, o foco deve ser nos dois primeiros itens e analisar as saídas sob os aspectos do comportamento desses valores, que podem ser divididos em dois grandes grupos: custos fixos e variáveis.

Os custos fixos são aqueles que existem mesmo que a empresa não venda nada. Eles costumam ser mensais e incidem constantemente. Já os custos variáveis são aqueles que flutuam para cima ou para baixo de acordo com o volume de vendas da empresa ou alguma decisão de aumento de estoques, por exemplo.

Para cada um deles o tratamento deve ser diferenciado, pois os primeiros, os fixos, o administrador deve ter um levantamento e periodicamente controlar suas variações. O segundo tipo, os variáveis, devem ser coletados a partir das estimativas de produção e vendas da organização e normalmente variam todos os meses.

Tenha uma planilha com esses dados e monitore, analise e corrija os números a cada semana, pelo menos.

Fonte: Antonio Paulo Terassovich – exame PME

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (12)

-
Vivo da minha microempresa. Como fazer para arrumar minhas despesas pessoais e da empresa.
-
Oi Léa, bom dia!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Conheça as oportunidades de negócios de Curitiba e região metropolitana, acesse: negociosemcuritiba.com.br/

Se preferir agende um horario com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
O QUE QUER DIZERA EXPRESSÃO "VIVER DOS LUCROS E NÃO DOS FLUXO DE CAIXA" ? Quais as conseqencias de viver do fluxo de caixa ?
-
Olá Luiz.

Viver dos lucros significa ter mais margem para investir na própria empresa e administrar o negócio com mais tranquilidade. A consequência principal de viver do fluxo de caixa, é justamente não ter muitas sobras de recursos para investimentos dentro da própria empresa.

Se você desejar, podemos passar dados mais detalhados. Para tanto, pedimos que acesse o SEBRAE RESPONDE no link:
http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do


Se preferir, agende uma consultoria presencial pelo 0800 570 0800

Abraços e sucesso!

Equipe SEBRAE/PR


-
ola gostaria de saber como que eu posso fazer para administrar as minhas dividas pois não sei como deixei ficar nesse pe. minha impresa vende trezentos mil mensal e eu to devendo duzentos e setenta mil e to vendo que ta virando uma bola de neve gostaria que vcs me dessem uma luz muito obrigado pela atençao.
-
Boa Tarde, Para que o SEBRAE/PR possa te auxiliar no que for necessario, acesse o site: http://www.sebraepr.com.br/portal/page/portal/PORTAL_INTERNET/PRINCIPAL2004/FALE Temos a absoluta certeza que os nossos consultores vão te orientar da melhor maneira possível. O SEBRAE/PR agradece o contato e tenha uma tarde
-
boa materia.nâo me organizei hoje estou com medo pois as coisas nâo vâo muito bem preciso de orientaçâo do sebrae.
-
Boa Tarde, Moacir para que o SEBRAE/PR possa te orientar melhor referente em suas duvidas, acesse o site: http://www.sebraepr.com.br/portal/page/portal/PORTAL_INTERNET/PRINCIPAL2004/FALE Temos a absoluta certeza que os nossos consultores vão te orientar da melhor maneira possível. O SEBRAE/PR agradece o contato e tenha uma Tarde
-
ola boa tarde gostei da materia bem esclarecedorar e importante
-
gostei desta materia, ja tenho e minhas despesas fixa definidas, mas todos os meses a empresa paga os dps fixa, mas nao sobra um caixa maior que as dividas fixa p proximo mes. at. Valdenir
-
Boa Tarde, Valdenir agradecemos o seu comentario Tenha uma ótima Tarde.
-
ótima cada vez melhor parabéns
-
Boa Tarde, Greicelamonica muito obrigado pelo seu comentario, tenha uma ótima tarde.
-
Gostei muito do comentário acima, gostaria de saber se há possibilidade de vocês me enviar uma uma planilha para controlar custo fixo e custo variavel de minha loja de roupa(vestuario feminino e masculino)
-
Boa Tarde, Marciel o SEBRAE/PR tem a satisfação de lhe auxiliar no que for preciso, portanto acesse o link: http://portal2.pr.sebrae.com.br/PortalInternet/Destaques/Arquivos-gratuitos/Planilhas-Financeiras Esse material vai lhe auxiliar no controlhe ne suas finanças e no seu tempo. Tenha uma ótima semana
-
aprendi a usar a planilha no programa varejo mais sebrae e foi muito importante para nosso contrôle.
-
Boa tarde, Rosa agardecemos o seu comentario Tenha uma ótima semana
-
Excelente comentário. Tenho uma microempresa, sou extremamente desorganizado, por falta de tempo em organizar tudo. Poderia, numa próxima, sugerir algum tipo de planilha que seja prática para qu se possa controlar fluxo de caixa. No meu caso não tenho ninguém que faça prá mim. Preciso jogar pelo time todo. Antecipadamente agradeço.
-
Boa tarde, Luiz Carlos o SEBRAE/PR tem a satisfação de lhe auxiliar no que for preciso. Poranto, para melhorar a organização e controle das suas finanças acesse o link: http://portal2.pr.sebrae.com.br/PortalInternet/Destaques/Arquivos-gratuitos/Planilhas-Financeiras Nesse material voce vai com certeza saber como administrar o seu tempo e suas finanças. Tenha um ótimo dia e boa sorte!
-
estamos c/um ano e meio no mercado, mas ainda não deu retorno ainda. to preocupada não sei como agir. preciso ajuda?
-
Olá. Sou um micro empresario, e vivo tendo dificuldade de administrar meu caixa,vivo no vermelho.Tenho um faturamento medio de 11mil tenho 6 funcionario com salrario de 780,00 vivo atrazando a folha de pagamento ,fora os calote que levo.. Que poderia fazer para sanar esses poblemas ? grato moises
-
Boa Tarde, Moises para que o SEBRAE/PR possa te auxliar nas finanças da sua empresa, acesso o link: http://portal2.pr.sebrae.com.br/PortalInternet/Destaques/Melhorando-minha-empresa/Gestão-financeira Temos a Absoluta certeza que esse material vai ampliar o seu conhecimento, melhorando os lucros e a gestão financeira dela. Boa Sorte e tenha um ótimo dia.

Boletins especiais