Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como medir a evolução de um negócio digital?

Edição: 03/2012



Todas as teorias e práticas recentes de startups de tecnologia falam em conseguir fazer ciclos rápidos de aprendizado, nos quais você vai adaptando o seu negócio até atingir o chamado ajuste entre produto e mercado. Uma peça chave e normalmente ignorada neste processo é a capacidade de colher métricas relevantes. Sem métricas, você estará navegando a toda velocidade rumo ao escuro. Nestes casos, o sucesso será por sorte e não é repetível.

A grande referência em métricas atualmente é a prática chamada de AARRR (na tradução: aquisição, ativação, retenção, recomendação e receita), criada por Deve Maclure, investidor de risco e principal responsável pela aceleradora 500 Startups. Na minha opinião, as melhores ferramentas são os suspeitos usuais: Google Analytics e Kissmetrics, este último para mapear os chamados funis de conversão. Além deles, o Crazyegg é interessante porque mostra o mapa de calor (onde as pessoas estão clicando mais na sua página).

Achar um bom profissional que atue em métricas web/mobile é bem difícil, mas por outro lado é uma boa oportunidade a ser aproveitada se sua veia empreendedora não estiver tão pulsante.

Seu negócio não depende só de um produto sensacional, mas também da sua capacidade de atrair e converter clientes de forma eficiente. Sem uma plataforma de métricas sólida (pessoas, estratégias e ferramentas), o processo de “criar, medir e aprender” deixa de existir e empreender se torna uma aventura não só de risco, mas de sorte.

Fonte: Fernando de La Riva – exame PME

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (8)

-
Acredito que este tipo de atitude do Sebrae de informar com materias curtas e bem sinteticas vem de encontro a maioria dos empreendedores! Parabens pela iniciativa
-
Boa Tarde, Sergio o SEBRAE/PR agradede o seu comentário Tenha um ótimo fim de semana!
-
Achei otima pois ajuda-nos a melhoras nossas pequenas empresas
-
Boa tarde, Alci agradecemos o sue comentario Tenha uma ótima semana.
-
Muito bom o artigo, gostaria da ajuda de vocês para criar um palno de ação para abrir um auto center.
-
Boa Tarde, Ruperto o SEBRAE/PR tem a satisfação de lhe auxiliar no que for preciso, portanto acesso o link : http://portal2.pr.sebrae.com.br/PortalInternet/Destaques/Quero-abrir-minha-empresa/Plano-de-Negócios Esse material vai orientá-lo na plano de negócio para o sucesso da sua Empresa. Tenha uma ótima semana Sucesso!
-
Achei muito boa a matéria sobre "métricas". É sempre bom nos manter informados, para que possamos empreender com sucesso. Att. Simone
-
Boa Tarde, Simone o SEBRAE/PR agradece o seu comentario Tenha uma ótima semana
-
bem interessante....gostaria de saber se existe ou poderá existir curso de capacitação oferecido pelo sebrae referente á esse assunto ??
-
Boa tarde, Marcos atualmente na programação do SEBRAE/PR não tem previsto cursos e palestras sobre esse assunto. Porém, vamos colocar como sujestão para que melhorias em nossa programação. Marcos, referente a esse assunto temos um video apresentado na Semana da Pequena Empresa que fala justamento sobre o " Porque sua Empresa deve estar na Internet". Tenha ums ótima tarde. Sucesso!
-
O que é deficil e encontrar pessoas com vontade de aprender, muitas empresas da oportunidade para as pessoas aprender, mas o que eu vejo que muitas delas só pensa em salario e beneficio mas nada.
-
Concordo com o comentário do Tiago Peres, pois como empreendedor tenho dificuldade de encontrar pessoas capacitadas para gerenciamento dessas ferramentas, realmente legal seria cursos de capacitação dentro do Sebrae
-
Bons profissionais para trabalhar com essas ferramentas, é dificil encontrar, legal seria cursos para os próprios empreendedores ficarem a par dessas ferramentas.
-
Boa Tarde, Tiago o SEBRAE/PR hoje não tem em sua programação cursos ou Palestra sobre negócios digitais, com certeza será colocada como indicação. Acesse o link: http://portal2.pr.sebrae.com.br/PortalInternet/Vídeos-Sebrae/Semana-da-Pequena-Empresa/Porque-sua-empresa-deve-estar-na-internet o Vídeo "Porque sua Empresa deve estar na Internet" mostra justamente o negócio digiatal mas Pequenas Empresas. Agradecemos o seu contato Tenha um ótimo dia

Boletins especiais