Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Tudo o que você precisa saber para trabalhar em casa com eficiência e evitar problemas

Edição: 04/2012



Além do conforto, o home office pode ser uma boa alternativa para poupar gastos. Diversos fatores podem influenciar no sucesso da transferência do negócio. É preciso pesar os prós e contras, pois não é qualquer empresa que pode ser administrada em casa. Saiba o que você precisa para ser eficiente mesmo trabalhando em casa.

Qualidade de vida
A principal vantagem de trabalhar em casa é o ganho de tempo. Não perder horas no trânsito, indo e voltando para o escritório garante tempo para trabalhar mais e dedicar a atividades pessoais, como fazer exercícios. O publicitário Lalo Botello trabalha em casa desde 2008, quando resolveu montar sua própria agência, a LB8. Lá, ele cuida de todo o processo, desde a ideia inicial até o material para aprovação do cliente. “Parei de me estressar no trânsito e ganhei na qualidade de vida, em todos os aspectos, na alimentação, tempo para reunir a família e encontrar amigos”, conta.

Gastos enxutos
Transporte e alimentação deixam de ser gastos decisivos. Cozinhar em casa é mais barato e o tempo das refeições pode ser usado na valorização do convívio familiar. O horário de almoço precisa ser definido e os cliente precisam saber com antecedência. O custo com o aluguel do ponto comercial também desaparece, assim como as contas de energia, água, condomínio. O empresário deve aproveitar essa economia para ter maior competitividade no mercado, abaixando o preço do seus serviços. Investimento em cartão de visitas, telefones e endereços de email diferentes para pessoa física e profissional são medidas essenciais para manter a privacidade e mostram seriedade.

Horário flexível

Muitos empreendedores gostam da ideia de trabalhar em casa para poder escolher o horário da jornada de trabalho. Trabalhar no horário em que se sente mais disposto pode ser um grande aliado para aumentar a produtividade, mas também pode ser uma armadilha. O empresário Francisco Villaça, sócio da Snut, loja especializada em acessórios para surf, alerta para o perigo de não ter hora para encerrar o trabalho. “A inconveniência é não ter fim de expediente”. O consultor do Sebrae Reinaldo Miguel Messias aconselha a fazer planejamentos diários, com auxílio de agenda ou outros organizadores, para que o dia de trabalho renda.

Infraestrutura
Para trabalhar em casa, é preciso construir um ambiente próprio, mesmo que isso signifique fazer uma reforma. Mesas e cadeiras precisam ser confortáveis, adequadas ao tempo de trabalho. Reserve recursos para construir esse ambiente da melhor maneira possível, o gasto deve ser tratado como um investimento. Messias diz que “o espaço não necessita ser fora da casa, mas precisa ser de domínio exclusivo do empresário”. É lá que irão ficar os documentos, os controles e coisas específicas da empresa. É preciso pensar também no lugar que será usado para reuniões com clientes ou tomar medidas de segurança se for receber pessoas estranhas em casa.

Convivência
“A parte mais chata é não ter um amigo, um companheiro para debater ideias”, diz Botello, que até comprou um cachorro para lhe fazer companhia depois de transferir o escritório para casa. Muita gente precisa do convívio social para produzir bem e ficar de bom humor. Conversas casuais, papo no café e troca de ideias no almoço também são importantes no processo criativo e na produção. A dica de Villaça é “pensar se a sua estrutura permite isso e se você rende bem sozinho antes de ir com o negócio para casa”.

Fonte: Estadão PME

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (13)

-
realmente ,montar um escritorio em casa parece ser facil com toda comodidade,mas me parece um pouco solitario sem aquele ambiente de trabalho,pessoas ao nosso redor.
-
 Olá, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você sabe qual é o seu perfil empreendedor? Faça o teste agora mesmo e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br
-
oi... eu estou entersada em trabalhar com marmitex, so que eu nao tenho nocao nenhuma em administracao voces podem me dar uma dica de como comecar????
-
Quero começar a trabalhar com marmitex, sei que preciso começar pela propaganda que fiz folhetos para distribuição no comercio local, mas gostaria da ajuda de voceis para fazer o calculo de gastos certinho para qu e eu não comece errado, o que pretendo é comida cazeira , obrigado conto com sua ajuda
-
Olá Iani, bom dia! Obrigado pelo comentário. Acesse o portal do SEBRAE/PR e saiba tudo o que você precisa fazer para abrir ou mesmo melhorar o seu negócio. Se preferir, converse com um de nossos consultores, atraves do link http://www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do Obrigado e sucesso!!!
-
Olá! Boa tarde. Gostaria de abrir um negocio na area de alimentação, mas precisamente uma padaria mas não entendo nada do assunto. Podem me ajudar? Atenciosamente, Jaqueline Macedo de Jesus.
-
Olá Jaqueline, boa tarde! Obrigado pelo comentário. O SEBRAE/PR tem satisfação em ajudá-la. Acesse nosso portal na aba "Quero abrir minha empresa" tem diversas dicas para você avaliar uma oportunidade e saber como abrir uma empresa. Acesse o link http://portal2.pr.sebrae.com.br/PortalInternet/Destaques/Quero-abrir-minha-empresa/A-sua-ideia-é-um-bom-negócio%3F Obrigado e sucesso!!!
-
Gostei do texto. Abri uma importadora e exportadora com escritório em casa a 1 ano. É gratificante trabalhar acompanhando o desenvolvimento de meu filho que completou cinco anos este mês. Ele fica no período da manhã comigo e no período da tarde vai para a escola que fica a 2 minutos caminhando de casa. A dificuldade que tenho é de encontrar distribuidores confiáveis. Um abraço
-
Boa tarde Gilceia! Obrigado pelo comentário. Receba mensal e gratuitamente a nossa Revista Soluções a revista do SEBRAE/PR e fique por dentro das novidades do mercado. Ligue 0800 570 0800. Obrigada e sucesso!
-
Gostei muito. Estou bastante interessado em quais são as oportunidades e quais empresas oferem estas oportunidades. Gostaria de entrar em contato. Obrigado.
-
Olá Edson, bom dia! Obrigado pelo comentário, o SEBRAE/PR tem satisfação em auxiliá-lo. Para maiores informações sobre o assunto envie uma mensagem diretamente a um de nossos consultores através do link http://www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do Obrigado e SUCESSO!!!
-
gostaria de me atualizar através do sebrae sobre controle de estoque para loja de moveis
-
Olá Ismael, boa tarde! O brigado pelo comentário. Para maiores informações acesse o link http://www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um de nossos consultores. Obrigado e sucesso!
-
Trabalho em casa com representação comercial a 4 anos . O meu problema maior é encontrar novos clientes . A matéria acima esta perfeita.
-
Matéria bem clara e objetiva,eu trabalho em casa desde 2005,reformei o ap para ter meu atelier ,e isso me dá tranquilidade para ser dona de casa e empreendedora ao mesmo tempo,com organização e disciplina com horários é para mim a melhor escolha.
-
Trabalho em casa, tenho um empresa de eventos e cursos, o unico problema é que ainda não tenho um espaço exclusivo.
-
Olá Ari, boa tarde! Obrigado pelo comentário. Acesse nosso portal através do link http://portal.pr.sebrae.com.br/ ele está recheado de dicas e serviços para lhe ajudar no sucesso do seu negócio. Se preferir, fale com um de nossos consultores atraves do link http://www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do temos a certeza que ele lhe dará dicas de como agir. Sucesso.
-
eu trabalho em casa como marceneiro e estou muito satisfeito
-
Olá Jose Deniz, boa tarde! Obrigado pelo comentário o SEBRAE/PR fica muito feliz pelo seu sucesso. Parabéns! Estamos a sua disposição. Abraço
-
Eu trabalho em casa, tenho uma agencia de comunicação, tenho um espaço exclusivo de trabalho, tenho estrutura e sei fazer o trabalho o que acontece é que faço tudo para mostrar-me profissional com blog, site etc mas não esta virando e a materia acima esta certa, mas demanda muito mais coisas que isso . HTTP://marciaeudociajornalista.blogspot.com ou http://amefcomunicação.blogspot.com ou http://jornallaemcasa.blogspot.com . preciso de ajuda
-
Olá Marcia, bom dia! Obrigado pelo comentário. Acesse o portal do SEBRAE/PR http://portal.pr.sebrae.com.br/. Lá você encontrará "Cursos e Palestras", "Arquivos Gratuitos", "Melhorando minha empresa". Se preferir, entre com contato com a nossa central de relacionamento e agende com um consultor 0800 570 0800. Abraço e Sucesso!!!
-
Adorei as dicas, parabéns pelo texto!
-
Olá Tissiana, bom dia! Obrigada pelo comentário. Abraço e sucesso!!!

Boletins especiais