Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como chamar a atenção da mídia para a sua empresa

Edição: 04/2012




A jornalista Adriana Souza deu (recentemente) várias dicas sobre o assunto para os empresários presentes ao estande do Sebrae na Campus Party.

Antes de mais nada, segundo ela, é preciso saber que pode existir uma distância entre o que se fala e o que o jornalista entende – por isso é tão importante se preparar para dar entrevistas. Além disso, é preciso ter relevância para chamar a atenção da imprensa.

E Adriana deu uma receita para ser bem sucedido nesse trabalho:

- Não subestime o jornalista. A relação com a impressa é construída com tempo e envolve troca e respeito mútuo;

- É preciso ter uma boa história para contar e um bom contador de história;

- Coragem para entrar em contato com o jornalista;

- Bom senso parar rechear a entrevista;

- Pouca expectativa – nem sempre se consegue sair na mídia;

- Um pouco de sorte.

E o que é preciso saber sobre o trabalho de assessoria de imprensa:

- Não vai garantir que a matéria vá sair do jeito A ou B;

- Não é alimentar o ego do empresário;

- Não é escrever um release do jeito que você quer.

O papel da assessoria é transformar uma história numa pauta interessante, saber para quais veículos oferecê-la e manter o bom relacionamento da empresa com a mídia. Adriana fechou a palestra dando mais algumas dicas valiosas para o empresário que pretende fazer com que seu negócio apareça na mídia:

- Respeitar o deadline do repórter;
- Oferecer uma pauta realmente interessante para o veículo;
- Preparar uma pessoa da empresa para dar a entrevista, caso você não se sinta preparado;
- Falar a verdade;
- Manter sua palavra;
- Usar metáforas, exemplos e demais ferramentas para ser didático;
- Nunca oferecer dinheiro ou prometer recompensas;
- Nunca falar mal de outro jornalista;
- Nunca pedir pra ler a matéria antes;
- Nunca se esconder da imprensa numa crise.

Fonte Mundo Sebrae

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (5)

-
boas dicas. vou usá-las e com certeza o resultado será ótimo.
-
Boa tarde Mauro! Obrigado pelo comentário. Receba mensal e gratuitamente a nossa Revista Soluções a revista do SEBRAE/PR e fique por dentro das novidades do mercado. Ligue 0800 570 0800. Obrigada e sucesso!
-
Parabéns pelas dicas. A relação entre empresa/imprensa, é uma relação delicada e de respeito e confiança. Valeu.
-
Show! Muito interessantes as dicas, acredito que serão bastantes úteis. Espero poder pô-las em prática futuramente. Obrigado.
-
achei otimo esta materia., uso sempre a imprensa e procuro ter um bom relacionamento entre ambas as partes.
-
Boa tarde, Osmar. Obrigado pelo comentário, o SEBRAE/PR tem satisfação em auxiliá-los. Fique por dentro das novidades acesse o nosso portal http://portal.pr.sebrae.com.br/. Sucesso!
-
Foi muito interessante ter conhecimento de como me comportar com respeito a mídia, gostaria de mais informações sobre o marketing da empresa. obrigada.
-
Bom dia Aureliane! Obrigada por comentar. Acesse o portal SEBRAE http://portal.pr.sebrae.com.br/ clique na aba "CURSOS E PALESTRAS", você encontrará diversos temas interessantes. Na aba "ARQUIVOS GRATUITOS" você encontrará conteúdos empresariais para ajudar no seu dia a dia. Obrigada e sucesso!

Boletins especiais