Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


4 dicas para acertar no estoque da sua empresa

Edição: 04/2012




Quando um empreendedor começa a perder produtos, clientes ou dinheiro é hora de acender uma luz de alerta. O problema pode ser uma má gestão do estoque. Este costuma ser um dos pontos fracos das pequenas empresas. “Observa-se que muitas empresas têm dificuldade de fazer isso de forma profissional. Trabalha-se com estoque alto e desbalanceado”, explica Mauro Sampaio, professor da Business School São Paulo. Segundo ele, a grande dificuldade está ligada à falta de conhecimento de como proceder o planejamento de produtos.

Um estoque bem organizado é uma das formas de manter clientes fiéis. “Gerenciar bem o estoque significa cumprir os prazos de entrega prometidos, o que aumenta a confiança dos consumidores, mantém a receita e, consequentemente, o faturamento”, explica Lars Meyer Sanches, professor de Logística do Insper.

Saber a quantidade de produtos que se deve manter evita gastos extras como contratação de funcionários temporários para uma produção não programada ou uma taxa mais alta para uma entrega de última hora. Custos com armazenagem também podem ser reduzidos. “Quanto maior o estoque, maior o lugar para guardar e maior também o seguro”, destaca Sanches.

Além disso, em caso de produtos perecíveis ou que sofrem mudanças rápidas como objetos de moda e tecnologia, um estoque excessivo pode levar o empresário a ficar com peças encalhadas.

Sanches caracteriza estoque como dinheiro parado em mercadorias, que pode consumir parte do capital de giro quando não é bem gerenciado. “Esse dinheiro pode fazer falta em alguma outra coisa e gerar a necessidade de fazer empréstimos”. Ou seja, gerenciar bem os estoques ajuda a liberar recursos que poderiam ser mais bem investidos em áreas estratégicas para a expansão da empresa.

A grande chave para o sucesso é encontrar a quantidade ideal de estoque que não onere custos de armazenagem nem de entrega, de forma a não haver produtos em falta quando o cliente procurar.

1. Calcule a previsão de demanda

Estimar quanto será vendido de cada produto permite que o empresário compre ou produza melhor. “A margem entre a demanda prevista e a real dá uma dimensão do estoque de segurança. Erros maiores vão exigir um estoque de segurança maior", explica Sampaio.

Sanches destaca a importância do chamado estoque de segurança. “Serve para cobrir variações, seja nas vendas ou no suprimento”. Essa previsão é calculada com base em variações de demanda prevista e real, nos tempos de produção e entrega e no nível de serviço prestado. O especialista afirma que, o ideal, é calcular a quantidade de segurança de cada produto.

2. Defina a quantidade de estoque

Para prever a necessidade de cada produto, o professor Lars Meyer Sanchess sugere a aplicação de fórmulas matemáticas específicas para isso. “Há cursos, universidades ou mesmo livros que o pequeno empreendedor pode buscar para aprender isso. Em casos mais simples, o próprio Excel é capaz de ajudar”.

A ideia é escolher alguns itens mais importantes e observar o tempo que demoram para chegar do fornecedor e em que prazo costumam ser vendidos. Essas são as informações básicas para determinar qual é o estoque mínimo de cada item.

3. Escolha o modelo de reposição

Existem reposições contínuas e periódicas. Como explica Sampaio, para produtos com maior valor agregado, normalmente utiliza-se o modelo de reposição contínua, segundo o qual os pedidos são feitos no momento em que o estoque atinge o ponto de reposição. O outro tipo de repor produtos é agendado e, normalmente, utilizado para materiais mais baratos que representam uma parcela menor dos lucros do negócio.

Cada modelo tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas. “Com a reposição contínua, mantém-se o nível de estoque mais baixo e os pedidos são feitos mais constantemente, o que pode onerar custos, mas diminui gastos com armazenagem. Com a reposição periódica, no entanto, consolido pedidos, que são recebidos num tempo determinado, mas assumo um risco de ficar sem o material caso haja uma mudança de hábitos de consumo ou uma estratégia de marketing que alavanque as vendas”, diz Sampaio.

4. Avalie o fornecedor além do preço

A escolha de quem fornece os produtos não deve se basear apenas no preço e da qualidade. Também devem ser considerados a velocidade de entrega e a flexibilidade. “Precisa-se levar em conta o tempo entre o pedido e a entrega. Caso tenha fornecedores mais rápidos e flexíveis, posso manter menos estoque”, explica Sanches.

Fonte: exame.com

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (29)

-
Boa tarde! Tenho uma loja de lingerie e preciso muito saber, quantas vezes deve ser o valor do estoque em relação ao faturamento bruto mensal. Grata, Um abraço!
-
Olá Plêiade, Boa Tarde!

Obrigado pelo comentário. Tecnicamente quanto mais mercadorias tiver, maior será o seu faturamento, mas isto somente se elas forem vendidas e seu fluxo de caixa suportar a recompra. Outro detalhe é o montante ideal de custo fixo que está associado diretamente ao faturamento da empresa, porém, existem padrões mínimos requeridos, especialmente para as empresas de baixo volume de faturamento, onde a tendência dos custos fixos percentuais é tornarem-se elevadíssimos mesmo em se tratando de uma estrutura mínima de custos.

Neste caso entra em cena outro grande fator chamado PONTO DE EQUILÍBRIO onde tem-se um volume mínimo de faturamento necessário para cobrir todos os custos. Para aumentar o faturamento é necessário a disponibilidade de mercadorias, mas estas devem ter giro e não ficarem paradas no estoque. Recomendo o uso da Curva ABC em suas vendas, podendo assim manter sempre em estoque os produtos que tem saída frequente.

Pela extensão da resposta e para obter informações adicionais, sugiro que utilize o SEBRAE RESPONDE através do link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um de nossos consultores para esclarecer sua dúvida. Este serviço é gratuito.
-
bom dia,gostei das dicas estou começando agora no ramo com uma boa oportunidade.
-
Olá João. Agradecemos seu comentário! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog
-
Boa tarde,gostei mto das dicas e gostaria de saber se o sebrae oferece cursos ensinando como organizar o estoque de uma empresa.Pois tenho formação na área mas nunca trabalhei na pratica.E agora estou com uma oportunidade na empresa que trabalho e estou enfrentando algumas dificuldades.
-
 Olá Cristina. Assista ao nosso vídeo: "Como controlar estoques na minha empresa": http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/videos-sebrae/Sebrae-Pocket
-
Olá, sou filha de um proprietário de uma micro empresa familiar que é distribuidora e atacadista. Ultimamente tenho reparado na quantidade de problemas que nossa empresa esta tendo com estoque. Distribuímos produtos não periféricos para revenda e não esta sendo fácil programar entregas pois sempre falta algo no estoque. Vou Procurar seguir as dicas dadas nesse site. No entanto, gostaria de saber se o SEBRAE fornece cursos dessa origem para a região de Tangará da Serra - MT. Se tiver, como faço para faze-los.
-
Olá Maura, boa tarde

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Conheça as oportunidades de negócios de Curitiba e região metropolitana, acesse: negociosemcuritiba.com.br/

Se preferir agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
Muito bom, me esclareceu muita coisa.
-
 Obrigada por comentar.
-
Boa Noite. to com um problema na empresa, to comprando mercadorias em promoção e esta ficando junto com as outras. mas o pessoal da logistica esta errando na hora de mandar para os clientes, pq esta indo mercadoria que falta muito tempo para vencer e as que esta perto de vencer fica no estoque e quando vai mandar para os clientes eles devolve pq tem muito pequeno para o vencimento.
-
 Olá Gerson, bom dia!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
olá!! tenho duas lojas de lingerie uma com 20 anos e a outra recém aberta! estou com um estoque na recém de R$350.000,00 na outra já estabelecida e com mais tempo no mercado um estoque de R$500.000,00 a minha pergunta é a seguinte! qual o valor mínimo de vendas aceitável em ambas?
-
 Olá Divino, bom dia!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Conheça as oportunidades de negócios de Curitiba e região metropolitana, acesse: negociosemcuritiba.com.br/

Se preferir agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
Olà sou delion gostaria de aprender um pouco mais de como eu posso manter mais organizado possivel meu estoque gostei muito em seus comentarios obrigado
-
 Olá Delion, boa tarde!!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Conheça as oportunidades de negócios de Curitiba e região metropolitana, acesse: negociosemcuritiba.com.br/

Continue aproveitando gratuitamente as dicas que o Sebrae/PR disponibiliza aos empresários de todo o estado, assista aos vídeos da coleção Sebrae Pocket, acesse: bit.ly/1u2L6VU

Se preferir agende um horario com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
gostei das dicas sou microempeendedor e estou começando tenho muitas duvidas,e dificudades obrigado
-
Olá Katia, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Conheça as oportunidades de negócios de Curitiba e região metropolitana, acesse: negociosemcuritiba.com.br/

Se preferir agende um horario com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
queria dicas pra aumentar o lucro da minha empresa eu tenho um mercadinho?
-
 Obrigado por comentar.
-
estou preocupado com a empresa ,estou enfrentando falta de caixa , minha venda representa 170 mil mes minha despesa fixa representa 40% das vendas . em um ano aumentei o estoque . o que fazer para melhorar o caixa , diminuo as compras ou começo a diminuir a despesa fixa. sobre essa venda 170 mes quanto devo ter de estoque sendo que tenho 3 x o valor da venda
-
Olá Paulo, bom dia!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir agende um horario com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
Achei interessante. Gostaria de receber uma definição sobre a Gestão em geral e a de estoque com mais detalhes. Hoje tenho esta função e gostaria de algumas orientações
-
 Olá, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-la e orientá-la. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir agende um horario com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
muito bom esse material,, ele te dar uma direcao mais certa de como proceder o estoque de uma empresa, parabens
-
  Olá Noacir, agradecemos seu comentário! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog
-
Muito to bom
-
 Olá Joaquim! Conheça também o nosso blog:www.sebraepr.com.br/blog Sucesso!
-
adorei em queria mais informação sobre o assunto, pois estou nessa área
-
Olá Makewlly, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-la e orientá-la. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Aguardamos a sua visita!
-
eu trabalho na area de logistica e gostaria de saber qual a melhor maneira de deixa o meu estoque mais organizados e de que modo os repositores consiga acha os produtos mais rapido, pedemos muito tempo procurando mercadorias.
-
 Olá Hibson! Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: http://www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
eu trabalho na area de logistica e gostaria de saber qual a melhor maneira de deixa o meu estoque mais organizados e de que modo os repositores consiga acha os produtos mais rapido, pedemos muito tempo procurando mercadorias.
-
Olá Hibson, bom dia!

Obrigada por comentar. Conheça os arquivos gratuitos do SEBRAE/PR, conteúdos empresariais para você utilizar no seu dia a dia. Acesse: bit.ly/14ZwDzd 

Aproveite para descobrir qual é o seu perfil empreendedor. Faça o teste agora mesmo e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br


Obrigada e boa sorte!


-
Vou fazer uma apresentação falando da utilização do estoque dentro das empresas e essa pesquisa me fez ver como o estoque é importante, adorei as dicas.
-
Olá Léia, boa tarde!

Obrigada por comentar. Aproveite para descobrir qual é o seu perfil empreendedor. Faça o teste agora mesmo e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br


Obrigada e boa sorte!
-
olá, gostaria de obter mas informações sobre estoques de sapatos e bolsas.
-
 Olá Mackson, boa tarde!

Obrigada por comentar. Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Ligue para 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do


Saiba em 8 passos como abrir um empresa, acesse: WWW.trilhadoempreendedor.com.br

Obrigada!
-
Olá, boa noite! Gostaria de saber como faço pra dar baixa de estoque de produtos perecíveis, flores por exemplo.
-
Olá Elaine, bom dia!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Ligue para 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde:  http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Obrigada!
-
A matéria é muito essencial para nós pequenos empreendedores, todavia gostaria que esse assunto fosse ainda mais aprofundado.Poderia ser feita uma projeção de faturamento x estoque ideal, para seja mais facil uma melhor compreensão.
-
Boa tarde, Ailton! Obrigado pelo comentário. SUCESSO!!!!
-
preciso de ajuda meu programa para dar baixa no estoque é de caixas fechadas, como faço para dar baixa nas unidades q sobraram nas caixas abertas, pois vendo caixas fechadas e unidades tbm. agradeço desde ja.
-
Olá Helena, boa tarde! Obrigado pelo comentário, o SEBRAE/PR tem satisfação em ajudá-la. Converse diretamente com um de nossos consultores atraves do link http://www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do temos a certeza que terá a resposta que precisa para alavancar suas vendas e o seu negócio. SUCESSO!!
-
Ola bom dia, Bruno, gostei muito da materia eu queria uma orientação de como eu consigo esse trabalho utilizando o excel como uma ferramenta? Grato.
-
Olá Bruno, bom dia! Obrigado pelo comentário, o SEBRAE/PR tem satisfação em ajudá-lo. Acesse nosso portal http://portal.pr.sebrae.com.br/ na parte de "Arquivos Gratuitos" existem algumas planilhas, veja. http://portal2.pr.sebrae.com.br/PortalInternet/Destaques/Arquivos-gratuitos/Planilhas-Financeiras Se preferir entre em contato diretamente com um de nossos consultores, envie sua dúvida para http://www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do Sucesso!!!
-
trabalho com moda intima e muito dificio sempre tem que ter estoque
-
Vou usar algumas sugestões para minha empresa.
-
Olá Eunice, boa tarde! Obrigado pelo comentário, o SEBRAE/PR tem satisfação em auxiliá-la para adquirir o melhor desempenho de seu negócio. Continue acessando o nosso portal e fique por dentro das novidades. http://portal.pr.sebrae.com.br/ Sucesso.
-
Mais conhecimento, para minha pós.
-
Bom dia, Andrei! O SEBRAE/PR tem satisfação em contribui para sua pós. Obrigado pelo comentário. SUCESSO!!!
-
Muito interessante
-
Muito interessante
-
Muito interessante
-
Olá Anizio, bom dia! Obrigado pelo comentário. Sucesso!!!

Boletins especiais