Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Faça uma pesquisa de clima na sua empresa

Edição: 04/2012



Com base na análise das respostas, são feitas mudanças que tentam atender às necessidades dos colaboradores e corrigir problemas. Por quê? Porque essas empresas sabem que o chamado clima organizacional interfere diretamente na produtividade da equipe e, consequentemente, nos resultados da empresa.

Mas não é porque sua empresa é pequena, com poucos colaboradores, que você não deva agir como um grande empresário. Por isso, vamos ajudá-lo agora a entender um pouco de clima organizacional, vamos indicar um modelo de questionário pronto para usar e ainda daremos um link para um site que ensina a interpretar os resultados da sua pesquisa. Luiz Saverio, da Business Partners, consultoria especializada em RH e desenvolvimento organizacional, faz algumas recomendações.

Confidencialidade


É essencial que os funcionários tenham certeza de que as informações prestadas serão mantidas em sigilo. Sem isso, eles não serão sinceros, e a pesquisa não terá valor. O ideal, por isso, é contratar uma empresa idônea. Mas como para o dono de um pequeno negócio isso é caro, o empresário precisa realmente fazer a pesquisa por escrito e garantir a privacidade das pessoas. E não pode ficar magoado ou ofendido com o que ler. Tem que encarar as informações como ferramentas para aumentar seu lucro.

Periodicidade

Não adianta fazer a pesquisa de clima uma única vez, e ela não pode ser o único mecanismo de avaliação e de motivação dos colaboradores. O ideal é avaliar o clima organizacional uma vez por ano. Entre uma e outra análise, dá tempo de fazer as mudanças necessárias. Mesmo com alterações promovidas no clima da empresa, as pessoas levam um tempo para se sentir de maneira diferente, mais positiva.

Mudanças

É igualmente perda de tempo e de energia fazer a pesquisa de clima e não fazer mudanças. Se a empresa não estiver disposta a promover melhorias no ambiente, é melhor não criar expectativas. Segundo Saverio, os resultados da pesquisa de clima serão muito úteis para avaliar o grau de motivação do funcionário, se o desenvolvimento das pessoas está alinhado com o desenvolvimento da empresa e o que é preciso melhorar. “Por exemplo, se a pesquisa mostrar que 90% dos funcionários estão insatisfeitos com os benefícios, o empreendedor pode reestruturar essa política… Se a maioria acha que o clima não é colaborativo ou é muito competitivo, dá para mudar isso de acordo com o objetivo da empresa,” diz ele.

Fonte: blogdosempreendedores.com.br

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (3)

-
preciso do questionario com faço para conseguir?
-
Olá Rosa, boa tarde! Obrigado por seu comentário. O SEBRAE/PR tem satisfação em ajudá-la acesse o site http://www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um de nossos consultores. Se preferir entre em contato com a nossa central de relacionamento 0800 570 0800. Sucesso!!
-
Como consigo o questionário e link para interpretar as respostas?
-
ACHEI MUITO BOA A PESQUISA, MAS ONDE CONSIGO O QUESTIONARIO???

Boletins especiais