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Empresários dão dicas para aumentar as vendas na Páscoa de 2012... e 2013, 2014, 2015...

Edição: 04/2012



Ainda dá tempo de lucrar com a páscoa. Para isso, é preciso pensar além dos chocolates e vender lembranças. “A páscoa é um momento das pessoas se presentearem. Uma boa maneira de chamar atenção é sofisticar o produto, trazer mais significados, como as cestas, enfeites, brinquedos e até vinhos”, aconselha Daniel Garcia Correa, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Senac.

As doceiras Marília e Aline acreditam que atendimento personalizado é diferencial
Despertar o emocional do cliente é uma boa maneira de obter uma fatia das 18 mil toneladas de chocolate que serão vendidas na Páscoa em 2012, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates (ABICAB). Esse número é 7% maior em relação ao ano passado, aumento que pode ser justificado pelo preço do cacau, que não sofreu grandes ajustes em relação a 2011.

Aproveitando essa estabilidade, Cido Pereira, proprietário da Glauci chocolates, manteve a tabela de preços dos seus produtos, feitos de forma artesanal e comercializados nas duas lojas próprias da empresa. “Conversamos com os fornecedores de embalagem para eles também manterem o preço de 2011 e aumentamos a produção para compensar”. Pereira espera um aumento de 20% das vendas sobre ano passado e conta com a fidelidade dos clientes que visitam a loja ao longo do ano e já conhecem as trufas da casa.

Inovar sem deixar a tradição de lado é a arma da Chocolat Du Jour, empresa que Patrícia Landman administra em sociedade com a mãe. Especializada em chocolates finos, o negócio conta com três lojas físicas, além de vender seus produtos pela internet. Patrícia conta que para esta Páscoa, a Chocolat Du Jour lançou novidades, como o kit trilha, que ajuda os pais a fazerem o caminho do coelho até os ovos. “É uma sugestão de brincadeira, para entrar no universo lúdico da Páscoa”.

Outra ação simples foi o lançamento de produtos tradicionais em versões com maior porcentual de cacau, seguindo a demanda dos compradores. “Ouvimos muito o cliente. O fato dos pontos de venda serem próprios e termos controle sobre a produção facilita entender o que o mercado quer”, diz Patrícia.

Foi pensando em atrair mais clientes que Beatriz Bezerra aumentou a variedade de sabores das delícias que produz em casa. Beatriz agora faz ovos do tipo gourmet, com chocolate nacional ou importado, demanda que identificou observando o mercado formal e conversando com os clientes dos doces que ela mesmo produz. Agora, ela pretende ir além dos 60 ovos que vendeu em 2011 e para isso conta com a divulgação de seus produtos também no Facebook.

Quem produz em casa e não teve muita saída até agora, pode ir atrás das lojas de doce de bairro. De acordo com Correa, o público dessas lojas pode servir como termômetro da aceitação do produto. “Existem também vários centros comerciais nos quais pode-se montar e desmontar as lojas em um prazo pequeno. É bom pra quem está começando para testar o formato de loja e é barato de fazer”. Outra dica importante é fazer parcerias com pessoas jurídicas, como a fabricação de brindes corporativos.

Foi por esse caminho que as sócias Marília Lefosse e Aline Bacchieri seguiram quando decidiram aumentar em 70% a produção voltada para a Páscoa do ateliê Mélie Artisan de Douces. Elas fizeram uma parceria com uma grande empresa e divulgaram entre seus funcionários os produtos. “Aumentamos a lista de clientes e demos desconto para quem fez cadastro”, conta Marília. A empresa, que conta com seis funcionários, tenta se diferenciar pelo atendimento. “Percebemos que a atenção personalizada faz com que os clientes fiquem confiantes, voltem a comprar e nos indiquem para seus amigos”.

Fonte: pme.estadao.com.br

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