Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Empresas contam como lucraram com a mudança de suas gestões

Edição: 04/2012



Categoria: Serviços de Saúde 
A empresa Simpharma abriu as portas em 2004, na cidade de Arcoverde (PE), especializada na fabricação de produtos farmacêuticos manipulados. Três anos depois, decidiu ampliar as opções oferecidas aos clientes e passou a trabalhar com outras marcas, além de ampliar para o ramo da odontologia. Em 2007, começou a trabalhar com uma nova gestão de qualidade e em 12 meses todas as ações planejadas já estavam implementadas. A preocupação com a capacitação contínua dos funcionários tornou-se prioridade, assim como manter os conhecimentos técnico-científicos relacionados à manipulação sempre atualizados. 

Em termos de infraestrutura, submetem todos os equipamentos à manutenção preventiva e corretiva. Na área de recursos humanos, passaram a valorizar mais os funcionários. “Quebramos a pirâmide hierárquica tradicional e adotamos ações para aproximação dos colaboradores”, afirma o diretor administrativo, Sérgio Franklin Santos Cordeiro. Como resultado, a empresa triplicou faturamento e inaugurou uma nova unidade, na cidade de Belo Jardim, também em Pernambuco. 

Categoria: Serviços 
A empresa Aprimor Consultoria, aberta em 1995, atua com gestão organizacional, incluindo a preparação para certificações ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001, planejamento estratégico e organização administrativa. A gestão do empreendimento tenta ser focada na confiabilidade e na melhoria técnica constante. Para alcançar isso, a empresa certificou-se com a ISO 9001. Tentando também agregar valor à marca, buscou o reconhecimento da Abrinq como Empresa Amiga da Criança. 

Entre as mudanças implementadas, o foco da gestão passou a ser na qualidade dos serviços prestados e em ações de melhorias implementadas com frequência. Como resultado houve um crescimento do faturamento e da confiabilidade, abertura de novos mercados e manutenção dos níveis de satisfação dos clientes. “Nesses anos de atuação percebemos que a gestão, corretamente conduzida, é uma condição para a continuidade e crescimento dos negócios”, afirma o diretor da Aprimor, Jodrian Soares Amorim de Freitas. 

Categoria: Destaque de Boas Práticas e Responsabilidade Social 
A Quinta da Estância Grande trabalha desde 1992 com turismo rural, ecológico e pedagógico, recebendo mais de 70 mil visitantes por ano. Em 2008 recebeu o Certificado de Neutralização de Carbono, tornando-se a primeira fazenda do segmento carbon-free do Brasil. O empreendimento possui uma série de iniciativas em busca da sustentabilidade socioambiental da área em que se localiza, na cidade de Viamão (RS), entre elas a preservação das matas nativas e ciliares e tratamento biológico de água para evitar contaminação do subsolo e lençóis freáticos, além de um projeto de resgate, valorização e aprendizado da cultura indígena. 

A gestão pela qualidade foi implementada de acordo com o crescimento da empresa. Hoje, a Quinta da Estância Grande conta com diversas práticas, como a recepção de animais silvestres apreendidos em uma parceria com o Ibama e a Brigada Militar, o que aumentou em 30% a sua capacidade de recolher os animais. A receita do negócio também começou a crescer 20% ao ano com as constantes melhorias em gestão.

Fonte: revistapegn.globo.com

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (1)

-
E MUITO BOM VER QUE COM ESSES PROGRAMAS E ACOMPANHAMENTO DO SEBRAI PODEM MUDAR COMPLETAMENTE O PROCESSO ADMINISTRATIVO DE UMA EMPRESA. SOU EMPRESARIO NO RAMO DE COMUNICAÇÃO VISUAL E ESTOU PRECISANDO DE UM CONSULTURIA E ACOMPAMHAMENTO DO SEBRAI.COMO PODERIA FAZER? OBRIGADO
-
Olá Marcio, bom dia! O SEBRAE/PR tem satisfação em auxiliá-lo acesse nosso portal: http://portal.pr.sebrae.com.br/, clique na aba "QUERO MELHORAR A MINHA EMPRESA" se preferir manda sua dúvida para através do link http://www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do que um consultor especializado irá ajudá-lo. Ou solicitar ajuda de um consultor ataves da nossa central de relacionamento 0800 570 0800 Abraço e Sucesso!!!

Boletins especiais