Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Simples terá 13,7 milhões de pequenos negócios até 2015, diz Sebrae

Edição: 05/2012

O Brasil deve formalizar 2,8 milhões de micro e pequenas empresas e 1,6 milhão de empreendedores individuais (EI) até 2015. A projeção foi apresentada pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto, nesta sexta-feira (20), último dia de debates do Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios, realizado em São Paulo.



Depois de cinco anos de vigência do Simples Nacional -- sistema tributário diferenciado para os micro e pequenos negócios --, o país possui 6,9 milhões de MPE e 2,3 milhões de EI.

“Aqui, as MPE representam 99% do número de empresas e respondem por cerca de 25% do PIB (Produto Interno BrutoB). Pela força que esse segmento tem, deveria ter uma participação maior no PIB”, afirmou Barretto, ao comparar com o cenário de outros países.

“É possível beber de experiências exitosas que acontecem em vários lugares do mundo”, completou.

Nos Estados Unidos, por exemplo, as 28 milhões de micro, pequenas e médias empresas existentes no país contribuem com quase metade do PIB nacional, segundo o representante da agência norte-americana de apoio aos pequenos negócios, SBDC, Robert McKinley, presente no evento.

De tudo o que o governo norte-americano compra, 23% é adquirido de micro e pequenos empreendimentos. No Brasil, a regulamentação do Supersimples elevou de R$ 2 bilhões para R$ 16 bilhões o volume de compras feitas pelo governo federal das MPE, entre 2006 e 2012.

“Mas, há muito o que se fazer ainda. Temos o desafio de aumentar esse volume, principalmente nas prefeituras. O governo local vai gerar riquezas ao comprar das comunidades”, enfatizou Barretto.

Representante americano sugere fortalecer comércio entre pequenas empresas dos dois países

O representante norte-americano sugeriu que Brasil e EUA estabeleçam uma relação para fortalecer o comércio exterior entre as MPE dos dois países. Dos empreendimentos de pequeno porte dos Estados Unidos, 35 mil exportam. No Brasil, o número não passa de 9,7 mil empresas exportadoras, que respondem por menos de 2% do volume comercializado com outros países.

Fonte: economia.uol.com.br

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais