Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Pontualidade de pagamento das pequenas empresas cai no mês, mas sobe no ano.

Edição: 05/2012

As micro e pequenas empresas foram menos pontuais para pagar suas dívidas em março em relação a fevereiro. O índice da Serasa Experian que mede a pontualidade das empresas caiu de 95,2% para 95%. Isso significa que, de cada 1.000 pagamentos realizados, 950 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, no entanto, houve avanço de 0,7 ponto percentual. Trata-se do quarto mês seguido em que é verificada alta anual do indicador.



Segundo a Serasa Experian, o comportamento do índice mostra que, apesar da baixa mensal, a situação financeira das empresas está em processo de melhora, após as quedas verificadas até novembro do ano passado.

As razões apontadas para a recuperação são a sequência de reduções da taxa básica de juros (taxa Selic), a tendência de gradual normalização da inadimplência dos consumidores e as medidas de estímulos às empresas, anunciadas recentemente pelo governo, segundo observam os economistas da Serasa Experian.

As micro e pequenas empresas do setor comercial apresentaram o maior nível de pontualidade de pagamentos em março de 2012: 95,4%. As do setor de serviços registraram pontualidade de 94,6% e, por último, a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas do setor industrial atingiu 94,2% em março de 2012.

Em março de 2012, o valor médio dos pagamentos pontuais cresceu 8,2% em relação a fevereiro de 12, atingindo R$ 1.842. Na comparação com março de 2011, o crescimento foi de 35,8%.

Fonte: economia.uol.com.br

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais