Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Empreendedorismo criativo

Edição: 05/2012

Em 1999, quando a internet ainda era uma grande novidade no mundo dos negócios, o empresário João Livoti decidiu não apenas fazer o site da sua loja de móveis, como também vender seus produtos pelo mundo virtual. Os amigos o chamaram de louco. Naquele tempo, no Brasil compravam-se e vendiam-se apenas livros, cds e camisetas pela internet. “Vender cadeira não vai dar certo. As pessoas querem sentar no móvel, antes de comprar” diziam.

Mas João não desistiu, bateu o pé, e hoje não se arrepende em nada de sua decisão. O site responde, atualmente, por 70% das vendas feitas pela Desmobilia, loja que comercializa móveis com design vintage. Além da internet, as peças são comercializadas em três lojas, uma em Curitiba, aberta também em 1999, e em outros dois endereços em São Paulo.

O site www.desmobilia.com.br recebe, atualmente, mais de 100 mil visitas por mês. “Se não tivesse a venda pela internet eu jamais conseguiria levar meus móveis para o Brasil todo”, diz João Livoti, que acredita que o grande diferencial da sua empresa foi, sem dúvida alguma, apostar nas vendas online.

Para o publicitário Eloi Zanetti, especialista em comunicação e marketing, está claro que a decisão de João Livoti, de apostar na internet, quando todos os prognósticos e previsões eram contrários, foi o ‘pulo do gato’. Um dos fundadores da Escola de Criatividade, em Curitiba, e referência nacional quando se fala em Empreendedorismo Criativo, Eloi Zanetti afirma que a atitude do empresário foi responsável pelo sucesso da Desmobília.

“Esse é um exemplo de que as vendas também podem ser muito criativas. A Desmobilia é uma empresa de design, o João Livoti repagina móveis e deixa-os fantásticos, mas o grande ‘pulo’ não são os móveis e sim a venda pela internet”, reforça Jean Sigel, sócio de Eloi Zanetti e relações públicas, especialista em marketing, turismo, gestão de eventos e desenvolvimento de pesquisas e estratégias sobre o pensar criativo.



João Livoti lembra que sua criação teve que enfrentar muitas dificuldades que o mundo online apresentava naquele tempo. “A internet era discada, os recursos eram primários. Para passar uma foto, levava uma eternidade”, diz, ressaltando que optou por abrir uma loja em São Paulo por ser a cidade com maior demanda pelo seu produto e porque muitas pessoas, principalmente as de mais idade, ainda preferiam ver e sentar “ao vivo” antes de comprar.

“Os mais novos compram pelo site sem problema algum, mas pessoas que, como eu, pegaram a transição da internet, são mais céticas”, avalia. João Livoti conta ainda que a inspiração para abrir a Desmobilia veio da Itália, onde estudou Design. Na Europa, ele percebeu a forte demanda pelo retorno dos móveis dos anos 1960 e 1970. “Decidi comprar peças antigas, reformar e vender.” Veio do Velho Continente também a tendência de uso da internet pelas empresas.

Para Eloi Zanetti, o problema é que, geralmente, as pessoas não sabem que são criativas. “Quando faço palestras nas empresas e pergunto quem se considera criativo, só um ou dois levantam a mão em cada 100. Quer dizer, as pessoas não se consideram criativas e esse é o primeiro passo para que o sejam”, afirma. A criatividade, segundo ele, pode acontecer em todas as áreas da empresa, incluindo setores considerados árduos e burocráticos, como a área de vendas ou a gestão do negócio.

Para ler a Revista Soluções na íntegra, acesse gratuitamente, clique aqui

Fonte: Maigue Gueths, Revista Soluções Sebrae/PR nº13

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (9)

-
Sou do comércio e acho ótimo essa idéia de site para para os diversos negócios. porém ainda não entendi a onde e como isso poderá me ajudar num caso de um supermercado de bairro em cidade pequena do interior? se alguém tiver sugestões, gostaria de idéias. Carlos Vargas
-
Olá Carlos, bom dia!

Obrigada por comentar. O SEBRAE/PR terá satisfação em auxilia-la com ideias para o seu novo negócio, para isso, agende um horário com um dos nossos consultores ligando pra 0800 570 0800.

Aproveite para saber em 8 passos como abrir uma empresa, acesse: www.trilhadoempreendedor.com.br

Obrigada e boa sorte!
-
Excelente matéria!.Eu mesma achava que não tinha criatividade nenhuma para os negócios e já pensei em tantas coisas para investir, além de perceber oportunidades para reinvenção e otimização. Muitas vezes estamos acomodados como empregados e com a correria do mundo atual, não sobra tempo para pensar e perceber oportunidades.
-
Olá Luciene, boa tarde!

Obrigada por comentar. Aproveite para descobrir qual é o seu perfil empreendedor. Faça o teste agora mesmo e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br


Obrigada e boa sorte!
-
Muito boa esta matéria, sou corretor de seguros e também já possuo um site, porém só o utilizo para obter indicações de clientes. Estou pensando em torna-lo um site de venda de seguros on-line por isso o meu interesse.
-
Olá Flávio, boa tarde!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do


Saiba em 8 passos como abrir um empresa, acesse: WWW.trilhadoempreendedor.com.br


Obrigada!
-
Esse assunto me lembra muita coisa desde a criação das primeiras empresas que surgiram no pais e no mundo era tudo muito difícil mais graça a tecnologia hoje nos descobrimos o avanço e essa força de vontade de vencer ela existe e esse comentário e sempre valido muito bom
-
 Olá Paulo Cesar, boa tarde!

Obrigada por comentar. Aproveite para descobrir qual é o seu perfil empreendedor. Faça o teste agora mesmo e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br


Obrigada e boa sorte!
-
Vejo assim a persistência, quem vem da fé, dando seus resultados positivos. Isso me deixa mais forte pra continuar meus trabalhos com persistência, sou inventor e acredito na criação. Obrigado
-
 Olá Carlos, boa tarde!

Obrigada por comentar. Aproveite para descobrir qual é o seu perfil empreendedor. Faça o teste agora mesmo e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br

Obrigada e boa sorte!
-
Amei sao experiencias de persistencia e acreditar na sua ideia que da certo sou mesmo assim tenho prova disso veja aminha historia google - veralar loja2 e veja outra historia de perdistencia e superação. obrigada veronica/ veralar
-
Oá Veronica, bom dia! Obrigado pelo comentário. Curta nossa fanpage no facebook e fique por dentro das novidades. Obrigado e Sucesso!!!!
-
Sou empresario do ramo agropecuario (lojista) e pretendo abrir novos caminhos , portanto penso em adquirir uma franquia ou uma boa ideia , como não consigo criar (ate agora ) , usco ideias ou franquias já em operação , pergunto :Onde procura-las ?
-
Olá Sérgio, boa tarde! Obrigado pelo comentário, o SEBRAE/PR tem satisfação em ajudá-lo. Acesse nossa página referente a Agronegócios e fique por dentro das novidades. http://portal.pr.sebrae.com.br/portalsetor/Principal.do?portal=12&codMenu=512 Você pode pedir orientação diretamente a um de nossos consultores através do link http://www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do Obrigado e sucesso!!!
-
Parabéns pela matéria. É mais um incentivo para continuar usando a criatividade na minha empresa.
-
Vocês estão de parabéns .. este conteúdo é muito bom, e ajuda muito a colocar em prática as idéias que surgem ..
-
Olá Pâmela, bom dia! Obrigado pelo comentário. Curta nossa fan page no facebook e fique por dentro das novidades. https://www.facebook.com/prsebrae Obrigado e sucesso!!

Boletins especiais