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'Velhos serviços', novos formatos

Edição: 05/2012

Novos competidores e novas maneiras de competir chegam diariamente aos mais diversos cantos do planeta. Para sobreviver à ‘selva’ de negócios, não basta a melhoria contínua dos processos. É preciso reinventá-los. Existem hoje inúmeros casos de serviços tradicionais, que têm sido ofertados em formatos novos, mais modernos, mais adequados aos novos consumidores.

Para o professor da Escola de Negócios da Universidade Positivo, Valmor Rossetto, nenhum negócio sobrevive sem inovação. “O mundo continua rodando 24 horas. A velocidade dos processos e da tecnologia aumentou. Se o empresário não estiver antenado com as exigências de mercado e os anseios dos seus clientes, seu negócio se inviabilizará.”

Na sua avaliação, inovação não é tornar o produto ou serviço mais bonito, mas sim fazer com que seja uma solução para o cliente. Ele lembra que, na história do Paraná, todas as empresas que foram criadas de 50 anos para cá e que não inovaram, ou foram vendidas ou simplesmente não se sustentaram.



Ao reinventar formatos de serviços e negócios, os empresários devem seguir alguns passos. De acordo com a diretora da Consultoria ValuConcept, Emanuele Caroline de Oliveira, em primeiro lugar, o empresário deve encarar a inovação como um investimento, que tem custos, riscos, mas que deve gerar retorno financeiro.

Outro grande passo é conhecer o que o cliente deseja e necessita. Segundo Emanuele, para tal, o empresário deve investir tempo no planejamento dessa reinvenção. A grande vantagem de ser uma empresa inovadora num determinado ramo ou produto, segundo a diretora da ValuConcept, é que ela acaba saindo do lugar comum entre os concorrentes porque segue novos caminhos e, com isso, pode cobrar diferente, pois está entregando algo novo para o consumidor.

Na opinião de Rossetto, o preço do produto ou serviço pode ser um condicionante para a venda, mas a qualidade do atendimento é o que realmente fará a diferença. “O empresário deve estar consciente de que em seu negócio deve haver um equilíbrio entre preço, qualidade, atendimento e responsabilidade.”

“Hoje em dia, o valor dos produtos e serviços percebido pelo consumidor depende cada vez mais da quantidade de inovação, tecnologia e inteligência que foi incorporada. Então uma cultura inovadora nas empresas, onde os funcionários são estimulados a inovar é fundamental. É importante deixar um canal aberto para que todos possam dar sua opinião sobre problemas e necessidades e busca de soluções para os clientes”, justifica Emanuele.

Quanto à importância de se reinventar formatos nos negócios, a diretora da ValuConcept afirma que, ao criar novos formatos de negócios, as empresas estão respondendo às exigências dos consumidores e continuando vivas no mercado, seja adaptando e melhorando os seus produtos e serviços ou desenvolvendo novos processos de produção, de gestão ou de marketing.

Para ler a Revista Soluções na íntegra, acesse gratuitamente clique aqui

Fonte: Mirian Gasparin – Revista Soluções Sebrae/PR nº 13

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Comentários (2)

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faço minhas as palavras do colega joares floressó que gostaria de receber informaões na area de alimentação e vendas de quentinhas!
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Boa noite! Excelente matéria, gostei muito e concordo com os pontos de vista apresentados. Gostaria de receber matérias de como inovar na venda de consórcios e empréstimos. Muito obrigado. Joares Flores

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