Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Conheça os prós e contras de investir numa franquia

Edição: 05/2012

De acordo com Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e franquias, entre as principais vantagens, está o fato de o empreendedor receber todo o conhecimento de mercado e gestão do franqueador, o que reduz os riscos.

A elaboração do plano de negócios, por exemplo, é facilitada, pois a matriz franqueadora já oferece informações sobre a venda do produto ou serviço e o gerenciamento da empresa. "O empreendedor não é solitário, ele tem a quem consultar no momento de tomar decisões." Além disso, é o franqueador que calcula o preço de venda ideal e sugere ao franqueado.

Outra vantagem é trabalhar com uma marca reconhecida. Se o público já conhece a empresa, não há a necessidade de grandes investimentos em publicidade. Por causa disso, ainda, é possível economizar na compra de material e na instalação do negócio. "Se o franqueador tem um nome forte no mercado, há mais flexibilidade nas negociações do ponto de venda e na aquisição de insumos", diz.



Criatividade e autonomia são limitadas
No entanto, lidar com um modelo de negócio pronto tem suas desvantagens. Na opinião do professor do programa de administração e varejo da FIA (Fundação Instituto de Administração) Claudio Felisoni de Angelo, o franqueado tem menor liberdade de atuação do que um empresário que cria o próprio negócio.

"Na franquia, compra-se uma roupa pronta. O empreendedor tem de se adaptar a ela e não ela se adaptar a ele. A criatividade é limitada. Os produtos e a forma de atuação do franqueador também", declara.

Até na escolha do local de atuação, a decisão fica a critério do franqueador. O empreendedor pode até sugerir uma região onde acredita que o negócio possa dar certo, mas a palavra final é da matriz.

"O franqueador pode recusar a sugestão do empreendedor e oferecer outros locais onde tem planos de expansão. Cabe ao empreendedor avaliar se é vantajoso ou não. É uma escolha muito limitada aos interesses da empresa."


Fonte: economia.uol.com.br

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (10)

-
Otima matéria, objetiva e esclarecedora. Mesmo ja tendo um negócio próprio é muito bom estar bem informada.
-
Obrigada pela matéria de forma objetiva e informativa! É importante tanto para o administrador quanto para o empreendedor tomar suas decisões com base nos prós e contras a respeito de um Modelo Próprio e Franquia.
-
ótima matéria, forma bem objetiva de mostrar pontos boens e ruins a respeito de franquias e modelo próprio. O problema é que quanto mas conheço, mas dúvidas aparecem.
-
Olá John, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Aproveite para conhecer a coleção SEBRAE Pocket, são vídeos com temas diversos com dicas e infiormações para você usar no dia a dia. Acesse: portal2.pr.sebrae.com.br/PortalInternet/Vídeos-Sebrae/SEBRAE-Pocket

Obrigado e sucesso!
-
obrigado pelas informções, estou no 7ª periodo em ADM e almejo ser um franqueado, porem renda e capital de giro, gostaria de uma ideia de voces, ja que tenho que começar com um investimento baixo, Obrigado
-
Obrigado pelas orientações,estou sempre acompanhando as formas como vocês analisam o mercado, me deixando sempre a par de tudo.Meus parabéns !!!
-
Muito obrigada. Gostei da matéria.
-
Cheguei nesta página por meio do programa negócio certo Sebrae, gostei muito da matéria.. sucesso a todos e parabéns equipe do Sebrae.. SC - Bombinhas..
-
Foi esclarecedor a esplanação. Muito obrigado.
-
Olá Jose Alceu, bom dia! Obrigado pelo comentário. O SEBRAE/PR tem satisfação em trazer informações à seus clientes. Obrigado e sucesso!!!
-
estou muito feliz com tudo q foi dito aqui, me inlucidou muito , agora sei por onde começar.
-
Esta matéria me ajudou na decisão de comprar uma franquia algumas das desvantagens não se aplicam ao meu negócio então estou em vantagem. Obrigada
-
Olá Aureliane, boa tarde! Obrigado pelo comentário. O SEBRAE/PR tem satisfação em ajudá-la. Obrigado e sucesso!!!

Boletins especiais