Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Games corporativos

Edição: 05/2012

Há décadas, as empresas usam jogos para trabalhar competências e desenvolver ações motivacionais e de grupo entre os seus funcionários, mas nos últimos anos essa ferramenta, que antes ficava limitada a salas fechadas, ganhou um novo formato: o digital.

Os chamados games corporativos, que recriam situações do dia a dia das empresas em um ambiente virtual, já fazem parte de muitas corporações e estão se tornando uma tendência mundial.

Cacau Guarnieri, estrategista web, atua há mais de 13 anos no mercado digital, na criação de soluções. Ele diz que os games empresariais são resultado da popularização do videogame, da explosão dos games sociais e da chegada a postos de gestão de profissionais que cresceram envolvidos nesse universo.

“Tais fatores têm criado dentro das organizações uma demanda crescente pela utilização de games ou dinâmicas baseadas em jogos que auxiliam no treinamento de pessoal de uma forma mais atrativa”, explica.



Segundo Guarnieri, os games corporativos usam linguagens e processos novos para atingir, de forma diferente, antigos objetivos ou até mesmo criar outros deles.

Os games simulam situações de negócios em um ambiente de jogo que permite ao usuário entrar na pele de um personagem na tela do computador. Assim, o funcionário pode praticar suas tarefas quantas vezes precisar sem colocar em risco o negócio e a empresa.

Guarnieri explica que, além de jogos para o público interno, os games corporativos também podem ser uma ferramenta para a promoção de produtos, serviços e da marca ou na utilização de mecânicas para buscar engajamento e fidelização de usuários na web.

“O uso de games pode ser benéfico para todas as empresas, independente de seu tamanho, pois é capaz de auxiliar na aprendizagem, criação de novos processos, troca de informações, marketing, e-commerce, mapeamento de perfis de empreendedores, entre outros.”

Para ler a Revista Soluções na íntegra, acesse gratuitamente, clicando aqui

Fonte: Adriana Bonn, Revista Soluções Sebrae/PR nº 13

Confira alguns games e aplicativos do SEBRAE/PR:

Perfil do Empreendedor

Teste as suas características empreendedoras e conheça os seus pontos fortes e aspectos a melhorar. Você descobrirá ainda se possui o perfil “arqueiro(a)”, “caçador(a)” ou “gladiador(a)”. http://www.perfildoempreendedor.com.br/

Laboratório do Conhecimento

Crie sua “fórmula do sucesso” no ‘Laboratório do Conhecimento’ do SEBRAE/PR. Você testará seus conhecimentos em relação ao seu comportamento empreendedor, ao mercado e ao seu negócio ou futura empresa e receberá dicas para se aprimorar por e-mail: www.labconhecimento.com.br

Game da Copa

A Copa do Mundo está cada vez mais próxima e muitas coisas estão acontecendo. Teste seus conhecimentos e aproveite para preparar a sua empresa para o maior evento de futebol do mundo! http://www.sebraepr2014.com.br/game/





Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais