Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Scamper: técnica de geração de ideias

Edição: 06/2012

O Scamper é uma ferramenta que funciona como um guia para o empreendedor realizar uma sessão de brainstorm com os funcionários a respeito de novos produtos e serviços. Instrumento de inovação, torna possível direcionar e organizar a discussão de um grupo de pessoas para um resultado produtivo. A intenção é que, com o seu uso, seja possível criar novas versões de um produto ou serviço, ou até mesmo gerar uma ideia totalmente diferente, que pode mudar os rumos da empresa.



Apesar de os especialistas salientarem a importância da inovação para o crescimento das empresas, muitos empreendedores ainda sentem dificuldade na hora de estimular a criatividade, seja por falta de verba, seja pela ausência de profissionais criativos. O Scamper pode ser uma boa solução, já que potencializa o uso dos recursos disponíveis.

O instrumento parte do princípio de que não é preciso ser um gênio para ter ideias criativas. Todos os funcionários da empresa devem ser convidados a participar dos encontros. Para orientar as discussões, recomenda-se a presença de um facilitador.

Baixe a ferramenta Scamper: técnicas de geração de ideias, clicando aqui.



Fonte
Movimento Empreenda

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (2)

-
gostei dessa ferramentas,esta numa linguagem acessivel a todos de forma rapida e direta!Bom trabalho de vcs!
-
Olá Erickson, boa tarde!! Obrigado pelo comentário. Acesse o portal SEBRAE/PR e fique com dentro das novidades. Assista aos vídeos em nossos portal, diversos temas interessantes. http://portal2.pr.sebrae.com.br/PortalInternet/Vídeos-Sebrae Obrigado e sucesso!!!
-
Muito interesante essas ideias do SEBRAE muitas coisa dá e dever ser mudadas, como por exemplo: lança no mercado produtos doces por sabor natural das flutas e Papel de balas e outros por papel comestivel e o pacote por potes coleclonavel etc. outro exemplo: mercado ter um funcionario para fazer entregas com Caixas sem usar sacolas plasticas. obrigado a todos do SEBRAE.
-
Olá Raimundo, boa tarde! Obrigado pelo comentário. Acesse o portal do SEBRAE/PR e confira as novidades. http://portal2.pr.sebrae.com.br/PortalInternet/Noticia/De-furacão-a-concorrentes,-como-as-empresas-preveem-o-imprevisível Obrigado e sucesso!!!

Boletins especiais