Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como inovar mais na pequena empresa?

Edição: 06/2012

 Pequenas empresas devem ter uma área de inovação?
Respondido por Guto Grieco, especialista em inovação

O ambiente das pequenas empresas já é mais propício para a inovação. O que alguns chamam de limitações são justamente aspectos que facilitam a inovação. Por exemplo, o fato de alguns funcionários acumularem funções e a limitação dos recursos financeiros.



A sobreposição de funções facilita o trânsito dos projetos de inovação. As equipes são naturalmente multifuncionais e a interação entre as áreas ocorre mais facilmente se comparada com as grandes empresas.

Inovar com menos recursos financeiros não é fácil, todavia, quando a inovação emerge nesse cenário geralmente é muito relevante.

As empresas crescem, se estruturam e, algumas vezes, acabam perdendo um pouco do vigor inovador das pequenas empresas. A partir de então, grandes empresas perseguem novamente algumas características das pequenas empresas para se tornarem mais inovadoras.

Sendo assim, por que não aproveitar as características inerentes às pequenas empresas e focar os esforços em projetos de inovação? É aí que as pequenas empresas geralmente se saem melhor do que as grandes!


Fonte
Exame PME

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (3)

-
Achei otimo a matéria, este é o caminho, para o aprimoramento das pequenas empresas, que outrora não eram privilegiadas com as inovações, é preciso muito mais... pois o foco seria a continuidade de milhares de pequenas e micro empresas que abrem suas portas e fecham num periodo nunca superior a 5 anos.
-
Poderia relatar mais sobre as características inerentes às pequenas empresas, e dar alguns exemplos de inovação
-
Olá Luciana, boa tarde! Obrigado pelo comentário. Favor entrar em contato com um de nossos consultores através do link http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do Obrigado e sucesso!
-
Gostei muito do seu comentário Guto. Tenho um Supermercado e sempre que posso tento fazer algo diferente para chamar a atenção dos clientes. Você tem uma visão diferente. Poderia me ajudar co alguma sugestão de inovação para supermercado. Grande abraço, Genilson
-
Olá Genilson, boa tarde!! Obrigado pelo comentário. O SEBRAE/PR tem satisfação em trazer sempre o melhor conteúdo aos nossos clientes. Obrigado e Sucesso!

Boletins especiais