Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Professores são capacitados em empreendedorismo

Edição: 07/2012

Professores da rede estadual de São Paulo estão sendo capacitados para levar o tema empreendedorismo a alunos do Ensino Fundamental. Até o fim de julho, mais de 2,7 mil profissionais participam do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Realizado pelo Sebrae no estado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, o projeto tem por objetivo incentivar comportamentos empreendedores em alunos de 6 a 14 anos e estimulá-los a buscar possibilidades de inserção no mercado de trabalho.



A capacitação para os professores tem duração de 30 horas. A metodologia inclui a elaboração do plano de aula para a implantação dos cursos para os alunos. A proposta é que o conteúdo seja transmitido a aproximadamente 50 mil estudantes do ensino fundamental em São Paulo, a partir do segundo semestre deste ano.

Desenvolvido desde 2002 no estado, o JEPP já capacitou mais de 12 mil professores e atendeu a 300 mil alunos. O superintendente do Sebrae em São Paulo, Bruno Caetano, acredita que os jovens precisam estar preparados para sair da escola não apenas para ser empregados de empresas, mas também para empreenderem. “Nós acreditamos que essa formação começa na escola, e o Sebrae é parceiro neste processo”, disse.

Pelo país
A implantação do JEPP em São Paulo é um dos exemplos do projeto desenvolvido no Brasil. As unidades do Sebrae nos estados, as secretarias municipais de educação e instituições privadas de ensino têm firmado convênios para a realização de palestras de sensibilização e capacitação de professores.

Até o momento, já foram firmadas parcerias entre o Sebrae e os governos dos estados do Rio de Janeiro, Tocantins e Mato Grosso. Segundo Flávia Azevedo Fernandes, analista de Capacitação Empresarial do Sebrae, a meta para 2012 é ter 94 mil professores capacitados e atender a 317 mil alunos de 1,9 mil escolas do país.

Lançado em 2011, o JEPP tem como proposta desenvolver o espírito empreendedor e estimular a orientação para os negócios nas novas gerações. No total, são nove cursos, um para cada ano do Ensino Fundamental, que poderão ser aplicados dentro das disciplinas curriculares ou como atividades extracurriculares, a critério da escola.

Nos primeiros anos de estudo, os alunos aprendem, em oficinas lúdicas, noções sobre plano de negócios. Gradativamente, os conteúdos são aprofundados e novos temas são inseridos, como cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.


Fonte
Pequenas Empresas Grandes Negócios


Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (3)

-
MUITO LEGAL A MATERIA TEM QUE CAPACITAR OS PROFESSORES DE ENSINO MESMO
-
Olá Alexandre, boa tarde!

Obrigada por comentar. Continue aproveitando gratuitamente as dicas que o Sebrae/PR disponibiliza aos empresários de todo o estado, assista aos vídeos da coleção Sebrae Pocket, acesse: bit.ly/1u2L6VU

Sucesso e boa sorte!
-
Olá,Quem pode participar das capacitações p/ professores.
-
Olá Rosenir, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-la e orientá-la. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir agende um horario com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.
-
Por favor preciso muito fazer este curso de capacitação de professores para dar aula de empreendedorismo para o 5o ano. Onde e como posso fazer, moro em Curitiba-PR. É possível adquirir o material por correspondência ou fazer este curso on-line? Aguardo urgente uma resposta. Grata, Rose - cel 41-84241911 - fone 41-30260901.
-
 Olá Rose. Conheça nossa grade de cursos: http://app.pr.sebrae.com.br/loja/Produtos.do?menu=2 Sucesso!

Boletins especiais