Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


10 perguntas para descobrir quem tem potencial para crescer

Edição: 07/2012

Em uma entrevista de emprego com jovens candidatos, muitos empresários sentem-se num voo cego. Sem muito material para analisar a experiência profissional dos novatos, resta vislumbrar neles um bom potencial de crescimento na empresa.



Para chegar a essa conclusão, que pergunta deve-se fazer e, assim, descobrir se essa promessa pode se concretizar? Essa foi a questão proposta pelo YEC (Young Entrepreneur Council) a dez empreendedores dos Estados Unidos.

Confira, a seguir, o que eles colocam em seu roteiro de perguntas – e como interpretam as respostas que ouvem.

1. Você é capaz de se adaptar?
Pergunta e resposta de Bhavin Parikh, da Magoosh

“Peça ao entrevistado para dar exemplos de tarefas que recebeu e o tiraram de sua zona de conforto, ou não eram relacionadas à sua área de atuação. Em uma startup, os funcionários assumem várias funções, por isso é importante demonstrar adaptabilidade a novas missões. Nosso desenvolvedor de internet, por exemplo, recentemente criou um aplicativo para celular – e foi aprendendo enquanto fazia.”

2. Como você vê minha empresa em cinco anos?
Pergunta e resposta de Stephanie Kaplan, da Her Campus Media

“A resposta do candidato não deve ser a mesma que a sua – mas também é mau sinal se for drasticamente diferente. Quem acabou de entrar na empresa precisa ter uma visão mais ampla do crescimento e do potencial do negócio, e não apenas pensar em responsabilidades específicas de sua função ou ficar restrito a seu papel na companhia.”

3. Você tem autonomia?
Pergunta e resposta de Raoul Davis, da Ascendant Group

“É essencial pedir ao profissional alguns exemplos de momentos em que teve de trabalhar independentemente para completar um projeto com sucesso. É uma questão crítica para startups, pois a maioria dos empreendedores não tem tempo de assumir a tarefa de babá dos funcionários no primeiro ano da empresa.”

4. Você está disponível?
Pergunta e resposta de Danny Wong, da Blank Label Group

“Descubra se seu interlocutor está interessado em percorrer um longo percurso com você. Todos se empolgam por estar em uma nova empresa, mas bastam alguns atritos e um crescimento mais lento do que eles imaginavam e muitos agarram a próxima oportunidade. É melhor escolher quem não tem altas expectativas de curto prazo e demonstra vontade de ficar um bom tempo na sua empresa.”

5. Qual é o emprego dos seus sonhos?
Pergunta e resposta de Doreen Bloch, da Poshly

“Gestores raramente perguntam aos recém-contratados sobre seus sonhos e objetivos. Isso é importantíssimo especialmente para os funcionários da geração Y, que valorizam a satisfação no trabalho e a qualidade de vida. A resposta a essa questão ajuda a identificar se aquele é o candidato ideal para a posição – ou como você pode colaborar com a trajetória profissional dele.”

6. O que você curte aprender?
Pergunta e resposta de Victor Wong, da PaperG

“O que você aprende em seu tempo livre? Essa pergunta vai direto ao ponto para descobrir se o candidato tem vontade de aprender a fazer coisas novas. Quem não tem interesse em expandir seu leque de competências e não aprende nada em seu tempo livre pode, mais adiante, ver-se despreparado para gerenciar pessoas e projetos.”

7. Você já fez free-lances?
Pergunta e resposta de Thursday Bram, da Hyper Modern Consulting

“Dou a minha equipe muitas opções para avançar, desde que todos ajudem a companhia no caminho. Para aproveitar essas oportunidades, preciso de pessoas proativas. Fico relutante em contratar gente que nunca teve de se virar sozinha ou que acha que já provou seu potencial.”

8. Você se sente confortável com mudanças?
Pergunta e resposta de Brent Beshore, da AdVentures

“Além de questionar o entrevistado sobre suas competências básicas, devemos fazer perguntas sobre flexibilidade e tendência a tolerar mudanças. Startups sempre pivotam, e muita gente não aguenta mudar completamente de direção. Startups não são para os fracos!”

9. Você consegue se comprometer?
Pergunta e resposta de Yael Cohen, da Fuck Cancer

“Mesmo que o candidato seja capaz, talentoso, motivado, adaptável, autônomo e até mesmo mágico, se não quiser construir algo com você, a contratação não dará certo. Certifique-se de que ele pode se comprometer e crescer com você e com seu negócio, e não apenas ter uma experiência que sirva como uma ponte para o que ele realmente quer.”

10. Quer ganhar quanto?
Pergunta e resposta de Nicolas Gremion, da Paradise Publishers

“Faça a pergunta que todo mundo evita. Ela geralmente pega o candidato de surpresa, o que ajuda a avaliar quão rapidamente ele se adapta a uma situação. E permite ver quão flexível é esse profissional e quão comprometido ele está com o crescimento da empresa.”

E você? Que pergunta acha essencial para descobrir se um candidato tem boas chances de se destacar na empresa?


Fonte
Papo de Empreendedor

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (7)

-
Sou gestora em Rh, recém formada e descobrir este site por acaso, tenho certeza que o assunto abordado será de grande valia.
-
 Olá Adriana. Agradecemos seu comentário! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog
-
meu esposo quer abrir uma enpreza como microenpreendedor ja entrei em varios satis do sebrae mais naõ consigo entender nada vcs poden me ajudar
-
Bom dia, Muito importante. As perguntas são ótimas diretrizes, nem tanto por si mesmas mas por todas as conclusões que se tira na análise das respostas.
-
bomdia eu gostei.tenho um mini salão aqui no meu bairro a 2 anos trabalho sozinha.sou manicure e cabeleireira tenho vontade de contratar uma manicure ai eis a questão como onde?se e de confiança sou muito desconfiada,e tudo que consegui ate o momento foi com muito trabalho,se tiver alguma materia sobre isso me enviem.
-
Boa noite a todos, é válido trocar experiencias com quem é mais tecnico,tenho uma panificadora a 2 anos,muito boa por sinal,e o meu maior problema é mão de obra,por ser um segmento que exige trabalhar , sabado,domingo e feriados,a coisa fica muito mais dificil.Foi otima esta chance de contactar com vcs pois estou muito precisando de um consultor,tenho +ou- 12 funcionarios e estou correndo o risco de .....
-
Olá Claudenir, boa tarde! Obrigado pelo comentário. Entre em contato com a nossa central de relacionamento e agende um horário com um de nossos consultores 0800 570 0800 este serviço é gratuito. Acesse o portal SEBRAE/PR e assista aos nosso vídeos gratuitamente, solicite os vídeos em DVD, você os receberá gratuitamente em casa! http://portal2.pr.sebrae.com.br/PortalInternet/Vídeos-Sebrae/SEBRAE-Pocket Obrigado e sucesso!
-
Adorei, sempre são bem vindas estas materias vanguardistas, e todo vez que temos que entrevistar alguém para uma vaga vem aquela pergunta, será que vou acertar na escolha do candidato. Obrigada. Onde será que consigo aquela materia que falada tb em 10 perguntas para fazer pro seu funcionario para saber em qual setor ele vai se encaixar melhor, se puderem me ajudar desde já muito obrigada. Marlene
-
Olá Marlene, boa tarde! Obrigado pelo comentário. Converse diretamente com um de nossos consultores, ele poderá lhe passar informações valiosas. Acesse: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do Faça o teste para saber o que precisa para abrir uma empresa: www.trilhadoempreendedor.com.br Obrigado e sucesso.
-
Quais os valores que vc não abre mão mesmo que prejudique seus objetivos profissionais?
-
Olá Leicia, boa tarde! Obrigado pelo comentário. O SEBRAE/PR tem satisfação em ajudar os nossos clientes a realizar o sonho de ser um empresário de sucesso!!! Assista aos vídeos no portal do SEBRAE/PR, são gratuitos, você e sua empresa só terão a ganhar. Obrigado e sucesso!!!

Boletins especiais