Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Qual a postura certa para um líder?

Edição: 07/2012

Se você quer ser um líder, precisa assumir a postura de um líder: essa é a conclusão de um estudo realizado por três pesquisadores de Harvard, sob a coordenação da professora Amy Cuddy. Em entrevista ao site da revista Inc, a expert revelou a base do seu estudo. Segundo ela, a imagem ideal do líder é de alguém alto, com uma postura perfeita, movimentos corporais expansivos, queixo erguido e olhar altivo. Muitos líderes conhecidos têm esse tipo de postura, que irradia confiança e poder. Mas, e se fosse possível transformar uma pessoa “normal” em um líder, apenas modificando a sua postura? Segundo Cuddy, é totalmente possível.



Em seu estudo, ela partiu de pesquisas que mostravam como o hormônio da testosterona está associado a situações de dominação, e como a cortisona se relaciona com momentos de estresse. Nesses estudos anteriores, ficava claro que, quando um indivíduo assume o papel de líder no grupo, seus níveis de testosterona aumentam consideravelmente, e os de cortisona diminuem. O contrário também é verdade: se a pessoa cai na hierarquia, a testosterona diminui e cortisona aumenta. Pode-se concluir então que os líderes mais efetivos são os que têm alta concentração de testosterona e baixa de cortisona.

Cuddy usou essas conclusões de uma forma muito particular. Em seus grupos de estudo, pediu para algumas pessoas fazerem uma pose que representasse poder por 15 minutos. Dito e feito: os níveis de testosterona aumentaram, e os de cortisona diminuíram. Para ela, a conclusão é clara. É possível construir liderança e confiança de fora para dentro: se você assumir uma postura de poder, você poderá se tornar efetivamente poderoso. O efeito não é duradouro, diz: pode permanecer de 15 minutos a uma hora. “Mas, se a pessoa fizer esse tipo de exercício regularmente, a tendência é melhorar sua performance e sua autoconfiança de maneira mais permanente.”

Cuddy dá dicas práticas para quem precisa aumentar a sensação de poder e autoconfiança, antes de uma reunião importante, de um discurso diante dos funcionários ou um encontro com investidores.

• Evite ficar sentado em sua mesa, debruçado sobre suas notas ou sobre seu smartphone. Essa postura fará com que se sinta pequeno, sem força, frágil.

• Incline o corpo para trás, abra os braços sobre a cabeça e coloque os pés sobre a mesa. Sinta que aquele espaço é totalmente seu.

• Levante-se, erga os braços e alongue todo o corpo, esticando até a ponta dos pés. Tente se sentir o mais longo e o mais alto possível.

• Ande pelo corredor com a postura ereta, os ombros para trás e relaxados. Sinta que o mundo está a seus pés.

• Se o evento for uma reunião, sente com as pernas afastadas, os braços apoiados sobre os braços da cadeira o o encosto da cadeira ao lado. Nunca cruze pernas ou braços, e jamais abrace o corpo, como se estivesse se protegendo.

• Fale com o rosto erguido, voz firme, olhando nos olhos das pessoas.


Fonte
Papo de Empreendedor

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (1)

-
No nosso trabalho do dia a dia as vezes não percebemos que devemos ter uma postura disciplinar e corporal para as situações que enfrentamos pois são elas que nos ajudam também obter bom rendimento no trabalho. Muito obrigado pelas informações que me ajudam muito não só no meu trabalho quanto também na vida pessoal. Um forte abração. Grato.
-
Olá Luiz Fernando, boa tarde! Obrigado pelo comentário. O SEBRAE/PR tem satisfação em ajudar os nossos clientes a realizar o sonho de ser um empresário de sucesso!!! Assista aos vídeos no portal do SEBRAE/PR, são gratuitos, você e sua empresa só terão a ganhar. Obrigado e sucesso!!!

Boletins especiais