Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Onde encontrar profissionais para sua empresa?

Edição: 07/2012

Onde encontrar profissionais para sua empresa?
Respondido por Othamar Gama Filho, especialista em gestão de pessoas

Não é segredo para ninguém que bons profissionais são cada vez mais raros no mercado e essa escassez já afeta todas as áreas e empresas de todos os tamanhos. Um reflexo disso é que até pequenas empresas estão cada vez mais buscando ajuda com headhunters profissionais.

Mas, se a sua empresa não tem dinheiro para contratar uma consultoria, onde encontrar bons candidatos?



Para aumentar a eficiência de sua busca, uma boa estratégia é ter anúncios, sejam eles online ou impressos, mais criativos e focados do que antigamente. Os bons candidatos não vão perder tempo e se cadastrarem em vagas que não falam diretamente para ele.

Nos sites de currículos, não fique apenas esperando os candidatos que se cadastram em suas vagas, faça buscas e entre em contato com profissionais interessantes que muitas vezes não acessa o site há meses. Utilize a rede da vida real dos seus colaboradores, está comprovado que amigos que trabalham juntos ficam mais tempo nas empresas que os contrataram.

As redes sociais chegaram para ficar na área de recrutamento e seleção, mas são apenas parte da solução. É necessário uma boa estratégia e dedicação para ver resultado nesse meio e muito cuidado para não “queimar” a marca de sua empresa.

Se você não for uma empresa com uma marca forte que atrai profissionais, não adianta simplesmente abrir uma página de sua empresa e “postar” suas vagas; elas não serão vistas. Fale sobre sua empresa em fóruns, blogs, sites, grupos, etc. Seus candidatos precisam conhecer sua empresa para se interessarem em suas vagas.

Ao utilizar o Facebook, aborde com cuidado candidatos que você não conhece, para não começar um relacionamento com uma invasão de privacidade. Prefira o Linkedin para fazer esse contato direto. Se utilizar o Linkedin, procure usar o serviço de mensagens privadas. Você pode passar uma imagem negativa de sua empresa se ficar tentando adicionar todos os candidatos como sendo parte de sua rede.

Utilize a rede de contato virtual dos seus colaboradores, peça para que eles divulguem as vagas da empresa em suas redes pessoais.


Fonte
Exame PME

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (1)

-
PRECISO URGENTE RECRUTAR BONS FUNCIONÁRIOS , GOSTARIA MUITO DE AJUDA , GRATO MARCOS
-
Olá Marcos, boa tarde!

Obrigada por comentar. Assista aos vídeos da coleção SEBRAE Pocket são mini aulas com dicas importantes para quem quer abrir ou já tem um empresa, acesse: bit.ly/135SnwK

Conheça e aproveite os arquivos gratuitos disponiveis no portal do SEBRAE/PR, acesse: bit.ly/1gCLsgf

Se preferir agende uma visita com um dos nossos consultores ligue para
0800 570 0800

Obrigada e boa sorte!

Boletins especiais