Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


O que os pequenos deslizes podem ensinar para quem quer empreender

Edição: 08/2012

Independentemente do tamanho ou do ramo da empresa, pequenos deslizes podem acontecer. Não existem fórmulas prontas para que um negócio dê certo, mas sim a possibilidade de aprendizado na prática. O que todo empreendedor deve ter em mente é que correr riscos e eventuais erros estarão presentes em sua vida e que tirar lições de pequenos erros pode ser interessante para o crescimento da sua empresa.



Para um empreendedor, cometer pequenos erros podem ser importantes para que, a partir deles, correções possam ser feitas. Mas não é tão fácil quanto parece, é necessário parar, respirar fundo e repensar sobre o que está acontecendo e como tirar lições do engano.

Tenha foco
Quando uma boa ideia começar a decolar, é fácil sentir-se seguro e cometer alguns deslizes, como por exemplo, fugir do planejamento inicial. Manter-se focado faz com que o empreendedor consiga monitorar de perto e adaptar o plano de negócio, caso algo saia do esperado.

Escolha bem seus colaboradores
A escolha dos colaboradores também é fator decisivo para o sucesso dos negócios. É comum encontrar pessoas desmotivadas ou que querem puxar os outros pra baixo e contaminam uma equipe inteira. Errar em uma contratação faz com que o empreendedor consiga identificar melhor pessoas motivadas e comprometidas para compor o time.

Lidere, não centralize
Uma falha muito comum no início do negócio é a centralização. Ao acreditar que a melhor forma de gestão é tomar conta de tudo, o empreendedor não delega funções, o que pode ter resultados muito negativos para o negócio, pois ele se torna sobrecarregado e cria uma equipe dependente e imatura. Aprender a delegar tarefas aos colaboradores que se tem mais confiança só faz bem ao crescimento da equipe, e consequentemente, da empresa.

Gerencie suas contas
Nem todo empreendedor entende de finanças, uma área de extrema relevância para o sucesso do empreendimento. É muito fácil cometer erros nesse campo e para que não aconteçam deslizes maiores, é importante que o empreendedor estude e comece a entender o lado contábil da empresa, para que ele próprio possa cuidar de seus investimentos com propriedade e confiança.

O importante é aprender com os erros e não deixar se abater, empreendedores!

Fonte
Pensando Grande

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (2)

-
Ótima Matéria, os empreendedores não devem perder a calma.
-
Boa tarde, Dioneia agardecemos o ceu comentário Agora o SEBRAE/PR está com os vídeos SEBREA POCKET em maneira diferente de dar dicas e sugestões para o desenvolvimento da sua Micro ou pequena Empres, assista já: http://portal2.pr.sebrae.com.br/PortalInternet/Vídeos-Sebrae/SEBRAE-Pocket Tenha uma ótima tarde!
-
boa a materia,sempre se aprende com os erros
-
Boa Tarde, Antonio agardecemos o seu comentário. O SEBRAE/PR lhe deseja uma ótima tarde!

Boletins especiais