Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


A menina do vale

Edição: 08/2012

Duas graduações e três cursos compactos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), passagens pelo Google e Microsoft e hoje dona da própria empresa, no Vale do Silício, reduto da tecnologia mundial. Bel Pesce, com apenas 24 anos, é dona do currículo invejável.



E é justamente a pouca idade que a paulistana radicada nos Estados Unidos pretende desmistificar no primeiro capítulo do seu livro, "A menina do Vale - como o empreendedorismo pode mudar sua vida", lançado este ano.

Para Bel Pesce, não importa idade se a pessoa realmente quer empreender. Ela dá exemplos de empresários bem-sucedidos que começaram seus negócios em diferentes fases da vida, como Ray Croc, que, aos 52 anos, iniciou a expansão da Rede Mc Donald’s; os irmãos Catherine e Dave Cook, que criaram (quando ainda estavam no ensino médio) o aplicativo My Year Book, adquirido depois pela rede social Quepasa por R$ 100 milhões de dólares; ou Jack Arnold Weil, que, em 1946, então com 40 anos, fundou a Rockmount Ranch Wear. A companhia estabeleceu novos padrões de estilo caubói e Jack esteve envolvido com a empresa até o último dia de vida - ele tinha 107 anos quando morreu.

A trajetória de Bel Pesce é surpreendente, principalmente quando se leva em conta a forma inusitada como ingressou no MIT, o principal instituto de tecnologia dos Estados Unidos.

Garota de classe média paulistana, apaixonada por Matemática, ganhou bolsa de estudos para fazer o ensino médio em uma boa escola particular de São Paulo. Sonhava em estudar no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) quando descobriu que não era preciso ser cidadão americano para se candidatar a uma vaga no MIT.

O detalhe é que faltavam apenas 20 dias para encerrar o prazo de um processo que demora meses e envolve várias etapas, como entrevista, cartas de recomendação, provas de matérias, redação. A chance era mínima, mas para ela, se há uma probabilidade, mesmo que seja pequena, vale a pena tentar.

O ano era 2006 e a menina passou na primeira tentativa, depois de enfrentar situações de forte estresse, como convencer um brasileiro representante do MIT a entrevistá-la mesmo depois de terminado o prazo.

A moça descobriu onde o ex-aluno da universidade americana morava, colocou em uma caixa todos os seus diplomas e certificados que, acreditava, ajudariam no processo e ficou por 20 minutos em frente à porta do homem convencendo-o a ajudá-la. Obviamente, que ele não resistiu aos apelos da jovem. "Naquela hora eu aprendi, nunca desista, tem sempre um jeito", afirma.

A aprovação no MIT, o tempo que passou no campus da conceituada instituição e o trabalho no Vale do Silício serviram de inspiração para uma frase que Bel Pesce faz questão de estampar com destaque na sua página na internet e que lhe serve como um mantra: "Sonhe o impossível. Faça acontecer".

Conquistar um currículo como esse no MIT exigiu grande esforço, pois enquanto um aluno do instituto faz em média quatro matérias por semestre, ela chegou a fazer 13 disciplinas por semestre.

Foi graças a um trabalho no MIT que Bel Pesce descobriu a paixão pelo empreendedorismo. A moça descobriu como era bom criar um produto, formar e motivar um time e trabalhar duro e com entusiasmo para fazer acontecer.

Ainda na faculdade, Bel Pesce trabalhou em empresas que fazem parte do sonho de muita gente, a Microsoft e o Google. Essa experiência a ajudou a formatar seu próprio grande sonho: empreender no Vale do Silício, região da Califórnia, Estados Unidos, que reúne empresas com inclinação para inovar em tecnologia.

Com os diplomas do MIT na mão, ela desistiu de um Mestrado para trabalhar na Ooyala, plataforma de vídeo digital. Depois, aos 23 anos e em sociedade com dois empresários latino-americanos, fundou a empresa Lemon, que produz um aplicativo no telefone celular utilizado para organizar as finanças. Após três meses do lançamento, a Lemon já contava com 1 milhão de usuários.

O livro é mais um exemplo de como a paulistana vê a missão do empreendedor - a criação de produtos que toquem positivamente a vida das pessoas. Com essa obra, ela espera ajudar jovens (ou não tão jovens) a buscar inspiração e soluções para a carreira.

Na opinião dela, as lições que o Vale do Silício ensinaram podem ser aplicadas em qualquer lugar do mundo.



Qualquer pessoa pode baixá-lo gratuitamente pela internet acessando o site.

(Texto produzido pela jornalista Adriana De Cunto para a 14ª edição da Revista Soluções, publicação do Sebrae/PR).

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (5)

-
Tudo me fez acreditar que somos capaz de chegar ao um topo de uma carreira chamada mundo empreendedor. Acreditando e visando os sonhos realizados.
-
 Obrigada por comentar. Aproveite para conhecer os novos vídeos da coleção SEBRAE Pocket são mini aulas com dicas importantes para quem quer abrir ou já tem um empresa, acesse: goo.gl/s22hdA
-
conheci a história da Bel Pesce através da Webe, e me encantei com o seu exemplo de vida.
-
È motivador encontrarmos pessoas com espírito empreendedor e dispostos a realizar os seus sonhos. Essa "brasileirinha" , que com apenas 24 anos, soube provar para todos nós que não importa o tamanho de nossos sonhos nem quão díficil ele possa ser. Basta apenas que acreditemos nele e que estejamos dispostos a trabalhar duro para torná-lo realidade. Abraços
-
Estou prestes a abrir um comercio de bebida (deposito) se vocês tiverem idéias de como me ajudar a fazer pesquisa de mercado eu agradeço. Até mais e obrigado.
-
Boa Tarde, Joaquim para que o SEBRAE/PR possa te auxiliar em suas dúvidas, acesse o link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do Tenho a certeza que um de nossos consultores te orientará da melhor maneira possível. Agora o SEBRAE/PR criou um aplicativo mostrando pra você 8 passos para abrir a sua empresa, facilitando e melhorando o atendimento de maneira interativa, acesse já: http://www.trilhadoempreendedor.com.br/ O verdadeiro caminho para seu sucesso! Tenha uma ótima tarde
-
Sempre é gratificante e animador conhecer experiências positivas de outros empreendedores.
-
Boa Tarde, Anizio o SEBRAE/PR agardece o seu comentario Tenha uma ótima tarde

Boletins especiais