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Como motivar a equipe de trabalho

Edição: 09/2010




As pessoas são essenciais para o bom andamento do seu negócio e são elas as responsáveis pela qualidade do atendimento e dos serviços prestados. Por isso, é necessário que os funcionários tenham total conhecimento do posicionamento da empresa, dos objetivos e metas.

Para que as pessoas possam contribuir com um excelente atendimento, comprometimento e participação ativa, é necessário que estejam motivadas. Procure promover treinamentos, confraternizações, políticas de reconhecimento e recompensa e, é claro, fazer uma boa seleção de pessoal. Os colaboradores precisam compreender que um bom atendimento gera maior satisfação nos clientes e, consequentemente, mais vendas e lucros maiores.

A comunicação é outra variável importante dentro da empresa. Mesmo numa pequena empresa, pode haver grandes dificuldades de relacionamento e desmotivação entre colaboradores, devido à falta ou a falha de comunicação.

Por isso, a política de recursos humanos deve atentar para o bem-estar e para o nível de satisfação das pessoas que fazem parte da empresa. Elas são também um meio eficaz de divulgação da empresa e podem gerar boa ou má influência, ressaltando ou eliminando de vez a imagem que a empresa gostaria de passar ao mercado.

Em relação à remuneração, o controle pode ser baseado nos resultados a partir de avaliações de desempenho, como o volume de vendas e lucratividade, ou o de comportamento, como esforço, motivação, trabalho em equipe, amabilidade e solução de problemas aos consumidores ou em ambos.

É importante que cada variável escolhida seja repassada aos funcionários detalhadamente, bem como o objetivo da adoção dos critérios. A escolha depende do tipo de negócio, do produto, do mercado e das necessidades dos consumidores.


Motivação
Motivação e qualificação de pessoal são responsáveis pelo diferencial de uma empresa. Para desfazer as tensões no ambiente de trabalho, seja sempre gentil e demonstre interesse genuíno pelo bem-estar de seus funcionários. Incentive a participação deles; crie um ambiente favorável a reclamações e sugestões. Elogie os que merecem em público, mas seja reservado com os que merecem ser repreendidos.

É preciso, depois, dar algum retorno às suas reclamações e sugestões e repassar o que considera ser um bom atendimento e quais as expectativas em torno de seu desempenho. Promova reuniões constantes, treinamentos e programas de integração para seus funcionários. Antes de contratar, tenha em mente quais são as características e responsabilidades necessárias para o cargo. Aposte em pessoas que compartilhem dos mesmos valores que você.


Fonte:
http://www.sebrae.com.br/setor/comercio-varejista/gestao-do-varejo/pessoas/integra_bia?ident_unico=9253

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Comentários (7)

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Primeira coisa a distinguir bem claramente: Aprender e estar cônscio da necessidade de algo não guarda uma relação direta e incondicional com a capacidade de ação dos indivíduos - a Psicologia explica claramente esse assunto! O mercado teima em afirmar que a Motivação (e, diga-se, usam esse temo de forma bem generalizada no decurso de todo comportamento humano!) é a "salvação" para todos os problemas de produtividade e até contentamento das equipes. Mas, o que muitos autores não compreendem é que Satisfação e Motivação são conceitos totalmente distintos, assim como Esquemas de Reforçamento e Motivação. Se para motivar bastasse estimular e satisfazer, tudo seria muito mais fácil, não é mesmo? - tudo o que sei é que a Motivação guarda outras relações mais intrincadas! Imagine se remunerar apropriadamente, fornecer ambientes agradáveis e harmônicos, oferecer espaços para promoções, tratar todos com justiça e se ainda a Empresa fornecesse várias gratificações por bons desempenhos fossem eventos que pudessem Motivar incondicionalmente qualquer colaborador. Humm, é óbvio que bastaria contar com a disposição energética dos líderes em investir com força suas ações nessa empreitada. Mas, acontece que as "coisas" não funcionam desse modo. Há conceitos que precisam ser revistos para que se compreenda o que poderia ser uma conduta "verdadeiramente" motivada. Obrigada, Angela Paes!
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Olá Angela, boa tarde!

Obrigada por comentar. Aproveite para conhecer os novos vídeos da coleção SEBRAE Pocket são mini aulas com dicas importantes para quem quer abrir ou já tem um empresa, acesse: bit.ly/135SnwK

Obrigada e boa sorte!
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Vocês podem me enviar que falem sobre isso? Eu gostei bastante!
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Olá Francisco, boa tarde! Obrigado pelo comentário. Acesse o portal SEBRAE/PR na aba dos BLOGS "Gestão de Pessoas" segue link: http://blogs.pr.sebrae.com.br/portal/site/BlogsProd/gestaodepessoas/?p_home=1 Obrigado e sucesso!!
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exelente,muito bom.bom mesmo
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muito bom, é necessário conhecer cada vez mais sobre como motivar pessoas.
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exelente
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Muito bom, pena que muitos empresarios nao sabem disso.
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Todas informações oferecidas pelo Boletim do Empreendedor são valiosas! Utilizo sempre na minha empresa!

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