Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Mude o clima organizacional da sua empresa para inovar

Edição: 08/2012

A inovação é tratada como a maior descoberta dos últimos tempos, promovendo a ideia de que se as empresas não inovarem estarão fadadas ao fracasso. A grande questão é o que a empresa precisa para realmente inovar? Será que basta um líder inovador? Ou pesquisa para criação de novos produtos?



Segundo Nei Grando, consultor em Modelos de Negócios, Estratégia, Inovação, Gestão de Empresas e TI, a empresa precisa ter uma cultura que permita a inovação. “O ambiente aberto para criações deve fazer parte de uma estratégia do empreendedor e deve fortalecer o comprometimento de todos que querem ousar em ideias”, disse Nei.

Ao cultivar um clima de liberdade e autonomia, a empresa proporciona um incentivo intelectual de seus colaboradores ao permitir que eles expressem suas opiniões sobre projetos e processos. Todo o debate sobre resultados e execuções resultam em aprendizado e a empresa só tem a ganhar.

Segundo Nei, é preciso estipular regras, desde que sejam formas de avaliar corretamente tanto o trabalho quanto os resultados: “monitorar e avaliar resultados, estabelecendo métricas claras tanto para avaliar o retorno financeiro como para recompensar os membros das equipes responsáveis por projetos bem-sucedidos; derrubar muros e fronteiras, estendendo seus processos de desenvolvimento de novos produtos também aos fornecedores, e envolvendo os clientes em seus processos de desenvolvimento de novos produtos”.

A segunda premissa essencial para que as empresas possam inovar é uma boa compreensão do mercado e conhecimento sobre os hábitos e motivações de consumo de seus potenciais clientes. Essa é uma das características apontadas por Philip Kotler para que as empresas tenham maior diferencial competitivo e consigam uma fatia maior em seu mercado de atuação. Uma empresa que consegue entender melhor o mercado tem maiores chances de se destacar e antecipar-se à concorrência.

A inovação depende de inúmeros fatores, mas a cultura organizacional deve ser planejada e estruturada para que todos os departamentos da empresa e seus colaboradores caminhem juntos em direção a um objetivo maior. É com essa premissa que se cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de novas ideias e promove o destaque da empresa em relação ao mercado.

Empreendedor, pronto para mudar a cultura da sua empresa e se destacar frente à concorrência?

Fonte
Pensando Grande

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais