Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Biotecnologia é aliada de pequena empresa

Edição: 08/2012

A experiência de quase duas décadas na gestão de uma pequena empresa, que começou com a comercialização de sementes de hortaliças e fertilizantes, mais a visão empreendedora do empresário Constantino de Marchi Júnior resultaram em um projeto inovador, que aproxima a biotecnologia de pequenas propriedades rurais.



Em Maringá, noroeste do Paraná, o empresário decidiu investir em uma alternativa para inovar os produtos comercializados na empresa, batizada de Hortaviva Sementes, e, ainda, levar para os produtores de bananas uma possibilidade de melhorar a qualidade e a produtividade no campo.

Para tornar viável a ideia, o empresário inscreveu o projeto na Chamada Pública do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (PAPPE Subvenção Paraná). Ao ser selecionado, fechou uma parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) para pesquisar a carga genética da muda da banana que, com intervenções em laboratório, tenha mais efetividade e qualidade no plantio da fruta.

“A biotecnologia é o grande futuro da agricultura. É preciso trabalhar no segmento para aumentar a produtividade no campo. E nós fomos atrás da Universidade, que é um grande centro de pesquisa e detém essa tecnologia”, observa o empresário.

Na prática, Constantino de Marchi Júnior firmou um convênio com a UEM para, a partir de uma empresa incubada na Universidade, pesquisar mudas de bananas com o uso da biotecnologia. O método investe no estudo de um conjunto de técnicas e conhecimento sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos para obter produtos de alta qualidade ou assegurar serviços mais eficientes.

“A cultura da banana é facilmente atacada por vírus ou pragas. O que nós fazemos é buscar mudas de bananas no campo, que passam por uma bateria de exames. Nesses testes, é possível detectar várias doenças. No material em que não identificamos nenhuma doença, nós o clonamos com a garantia que, no laboratório, esse material está livre de doenças”, explica Constantino de Marchi Júnior.

De acordo com o empresário, com esse processo seletivo, é possível produzir mudas de bananas em escala geométrica, a partir de uma única matriz, com a garantia de alto padrão de qualidade.

Inovação para o mercado
Para Constantino de Marchi Júnior, o PAPPE Subvenção Paraná foi um instrumento de ligação entre a ideia de pesquisar o uso da biotecnologia e sua aplicabilidade no campo. “Na minha empresa, eu não teria estrutura para criar um laboratório”, afirma o empresário.

O PAPPE Subvenção Paraná é um mecanismo criado para atender a demanda de empresários de micro e pequenas empresas que buscam inovar, a partir do desenvolvimento ou adequação de produtos ou processos produtivos.

A gestão do PAPPE, bem como a avaliação dos projetos inscritos, é compartilhada por um consórcio institucional, formado pelo Sebrae/PR, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Paraná (IBQP-PR).

Já os recursos financeiros, repassados por meio de subvenções não reembolsáveis, mas que preveem prestação de contas e contrapartidas dos empresários de micro e pequenas empresas, são liberados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O projeto da Hortaviva Sementes está entre os 55 escolhidos pelo PAPPE Subvenção Paraná, que, em recursos financeiros, disponibilizou mais de R$ 13 milhões para incentivar a inovação em pequenos negócios, no Estado. (Texto produzido pela jornalista Giselle Ritzmann Loures para a 14ª edição da Revista Soluções, publicação do Sebrae/PR)

Saiba mais
Quer saber mais sobre o PAPPE Subvenção? Acesse o site.

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais