Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como avaliar se tenho perfil para uma franquia?

Edição: 09/2012

Em um negócio do tipo franquia, o empreendedor pode tem os direitos de uso de uma marca e de um sistema de negócios que já foi testado em vários mercados. Para que o negócio funcione, o franqueador deve estabelecer critérios claros de expansão e o perfil de franqueado ideal. Apesar de a franquia apresentar baixa taxa de mortalidade, há riscos.



Não pode haver a sensação de que é só comprar a franquia e o sucesso será garantido. Mesmo com o poder da marca, o sistema de negócios, o mix de produtos e outros aspectos importantes, será crucial a participação do franqueado no dia a dia do negócio, o entendimento do mercado e a gestão da franquia de maneira estruturada.

Por isso, é recomendável que o candidato à aquisição de uma franquia realize uma auto avaliação bastante criteriosa e sincera, antes da tomada de decisão final. Avalie, em primeiro plano, os seguintes aspectos:

1. Você se identifica com o negócio?
É perceptível que quanto maior a identidade com o negócio, maior será a chance de sucesso.

2. Quais são as suas reais ambições?
Pense aonde quer chegar, se pretende manter só uma unidade e por quanto tempo.

3. Você entende que qualquer negócio tem riscos?
Reflita sobre ter um negócio próprio e os riscos que isso representa. Mais uma vez, lembre-se de que franquia não é sinônimo de sucesso garantido e de retorno do investimento em prazos curtos.

4. Você se encaixa no perfil da marca?
Avalie se o seu perfil como candidato se encaixa com o ideal desejado pela franqueadora.

5. Como você se vê no futuro?
Procure imaginar-se em um futuro próximo tocando o negócio franqueado e avaliar se está alinhado com as ambições e sonhos já construídos.

Esse é um processo de grande relevância para o candidato e que pode ser decisivo para o sucesso do negócio.


Fonte
Exame - Adir Ribeiro

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (4)

-
Achei muito boa a matéria, assim abrindo ainda mais meus olhos e me dando poder de expanção para os negócios
-
É de capital importância a auto análise do seu perfil quanto a indentificação com o segmento a ser empreendido.Levando em consideração estes fatos me identifiquei com o mercado em alta da saúde,rejuvenecimento e gerenciamento de pêso,se houver interêsse numa orientação para uma franquia com baixíssimo investimento e com muito sucesso estou a disposição fone 041-9977-7551-Luiz Carlos
-
Gostei muinto das colocacões feita sobre a aquisicão de uma franquia. Muinta das vezes agimos por impulsos.
-
Olá Assis, boa tarde! Obrigado pelo comentário. Aproveite para conhecer os vídeos da coleção SEBRAE Pocket no portal SEBRAE/PR, acesse: http://portal2.pr.sebrae.com.br/PortalInternet/Vídeos-Sebrae/SEBRAE-Pocket Obrigado e sucesso!
-
Achei as perguntas bem oportunas, pois normalmente se pensa que franquia é um modelo infalivel de negócio. É necessário a concientização que o sucesso depende tanto do projeto quanto do empreendedor.
-
Olá Marins, boa tarde! Obrigado pelo comentário. Aproveite para conhecer os vídeos da coleção SEBRAE Pocket no portal SEBRAE/PR, acesse: http://portal2.pr.sebrae.com.br/PortalInternet/Vídeos-Sebrae/SEBRAE-Pocket Obrigado e sucesso!

Boletins especiais