Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Um guia para organizar as finanças a partir do zero

Edição: 10/2012

O professor e palestrante de finanças pessoais Elisson de Andrade acaba de lançar seu e-book “As 5 etapas do planejamento financeiro”. O livro é voltado para pessoas que querem começar a se planejar financeiramente, mas não sabem por onde começar.



Utilizando a mesma metodologia dos seus cursos de finanças pessoais na Faculdade Dom Bosco de Piracicaba e em cursos de MBA da Universidade Metodista de Piracicaba, o professor divide em cinco etapas o processo de organização financeira, sistematizando alguns conceitos e tornando-os mais aplicáveis ao dia a dia.

Dessa forma, o professor mostra de maneira prática como é possível se convencer de forma consistente a iniciar os planejamentos, como iniciar uma economia para alcançar um objetivo financeiro e como começar escolher as melhores formas de aplicação. "Existem livros que falam sobre como chegar ao primeiro milhão, mas há uma carência de metodologia para apresentação desses temas, e no livro eu coloco isso em uma ordem lógica", afirma Andrade.
O livro, que será vendido apenas na versão digital, pode ser comprado na página do professor Elisson na internet.

Veja a seguir as cinco etapas do planejamento financeiro apresentadas no livro.

1. Convencimento pessoal
Nesta etapa, basicamente, o autor explica como passar o planejamento financeiro do campo das ideias para a prática. Neste ponto, o professor propõe uma reflexão sobre o conceito de riqueza e defende que o enriquecimento extrapola a noção meramente financeira e pode significar maior liberdade de escolhas.

“Nesta fase do livro eu faço uma discussão sobre a riqueza para mostrar onde as finanças pessoais se encaixam na vida de cada um. A partir do momento que a pessoa se convence que esta é uma dimensão importante da vida, começa o processo. Como é preciso uma série de ações práticas para fazer o planejamento financeiro, se ela não estiver convencida de que isso é importante, ela vai ficar apenas na boa intenção e não fará nada de prático”, explica o autor.

2. Conhecimento financeiro
O leitor, uma vez convencido da importância de iniciar um plano financeiro, passaria então para a fase da compreensão técnica sobre como iniciar as mudanças que o levarão ter uma nova postura financeira.

O professor apresenta os conceitos de balanço patrimonial e fluxo de caixa, que, segundo ele, são fundamentais para o bom gerenciamento do dinheiro. Em suma, ele explica que o balanço patrimonial mostra tudo que uma pessoa possui e o que ela deve em determinada data e o fluxo de caixa mostra as entradas e saídas de dinheiro ao longo do tempo. E em seguida, ele mostra como utilizar estes instrumentos na prática.

“É preciso que se entenda numericamente, com os instrumentos fluxo de caixa e balanço patrimonial, o que leva uma pessoa a um fracasso financeiro ou a acumular riqueza. A educação financeira tem dois pilares, um pessoal, de autoconvencimento e outro técnico, no qual se compreende como funciona o mercado capitalista. Essa parte é demonstrada com estes instrumentos de educação financeira”, relata o professor.

3. Definição dos objetivos
Na terceira etapa, o autor propõe que os leitores reflitam sobre suas metas e detalhem os objetivos que desejam alcançar, estabelecendo prioridades para cada um deles. “Depois que eu já refleti melhor e sei como uma pessoa enriquece, eu preciso ter metas de investimento e deixar de fazer hoje para fazer melhor depois”, comenta.

Depois de devidamente selecionados os objetivos, o autor então mostra ferramentas para calcular o valor destes objetivos, seus prazos e como organizá-los matematicamente. Ele mostra exemplos de como fazer isso com planilhas, relacionando as receitas e despesas familiares com os valores de metas como reformar uma casa, trocar de carro e fazer uma poupança para os filhos.
O autor comenta que este processo de definição das metas é também muito importante para o autoconhecimento e para que o leitor reflita sobre coisas que “são importantes para ele enquanto ser humano”.

4. Mudanças de hábitos
Elisson de Andrade explica que nesta quarta etapa do livro o objetivo é levar o leitor a não só pensar como uma pessoa rica, mas agir como tal. Para isso, primeiramente ele propõe uma organização das dívidas. Ele mostra formas de sustá-las, por meio da organização das finanças, usando o instrumento de fluxo de caixa, e apresenta dicas de renegociação, como falar em particular com o gerente e não com os funcionários que fazem atendimentos gerais para negociar prazos e juros das dívidas.

Em seguida, Elisson de Andrade mostra como controlar as despesas com dicas como: fazer compras com dinheiro contado; e fugir do ímpeto de gastar dinheiro com bens desnecessários apenas para aproveitar promoções.

Finalmente, o professor cita diversas considerações de autores da área de finanças pessoais sobre como ganhar mais dinheiro. Ao citar, por exemplo, o livro “Finanças pessoais: invista no seu futuro”, de José Segundo Filho, ele apresenta o seguinte conselho: “Aprenda a diferença entre um ativo e um passivo: ou seja, entenda quais são os bens que você compra que tiram dinheiro do bolso e aqueles que colocam".

5. Investimentos
Chegada esta etapa, segundo Andrade, a vida financeira do leitor já começou a fluir positivamente: ele não tem mais dívidas e já existe uma margem no orçamento que permite iniciar os investimentos.

O autor explica o significado de conceitos como risco, rentabilidade e liquidez, que são fundamentais para a compreensão de como funcionam os investimentos. E, em seguida, apresenta o conceito de tripé de investimento que consiste no entendimento da relação entre o valor depositado, taxa de juros e prazo.

Por fim, ele explica sucintamente como funcionam as principais aplicações disponíveis no mercado, desde a caderneta de poupança e o Tesouro Direito aos fundos de investimentos e ações. O autor ressalta que nesta etapa ele apenas alerta sobre os tipos de investimentos existentes, sem aprofundar em cada um deles. “O objetivo desta etapa é alertar qual é o tipo de informação que a pessoa deve buscar para conseguir investir. Não é um livro sobre investimentos, existem livros específicos para isso. No livro, eu falo sobre a importância de seguir as etapas para que o leitor se organize e consiga dar início aos investimentos”.

Fonte
Exame

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (3)

-
Muito interessante o livro. Mas seria muito bom se tivesse na forma de livro sem ser digital.
-
 Olá Marluce, boa tarde!

Obrigada por comentar e obrigada por expressar a sua opinião aproveite para conhecer a coleção Sebrae Pocket são vídeos com temas diversos e relevantes para você que quer abrir ou melhorar o seu negócio. Assista os vídeos e aplique no seu dia-a-dia! goo.gl/s22hdA
-
Muito interessante este livro. Com certeza colocando em prática essas orientações as empresas poderão ter mais lucros. Com planejamento os investimentos serão maiores e mais lucrativos.
-
 Olá, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-la e orientá-la. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir agende um horario com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
Nossa essa matéria é muito boa,esse livro vai ajudar muitos.
-
Obrigado pelo comentario

tenha uma ótima tarde

Boletins especiais