Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Cinco tecnologias para os problemas do Brasil

Edição: 10/2012

Recentemente o The Next Web, blog internacional sobre negócios e cultura digital, realizou a conferência TNW Latin America. Em meio a palestras, hackatons, sessões de networking e competições de startups, a ideia do evento foi gerar oportunidades de negócio e discutir novos rumos do cenário de tecnologia. Entre as atrações mais esperadas, estava a apresentação de Michell Zappa, diretor da consultoria Envisioning Technology, que abriu a programação com cinco tendências para resolver os maiores problemas do Brasil. Confira abaixo.



Trânsito
Inspirado em testes feitos pelo Google, o consultor aponta a criação de uma rede de tecnologia inteligente para resolver o trânsito nas grandes cidades. A solução é baseada em automóveis com sistemas interligados às vias públicas, dispensando a presença de motoristas. Uma alternativa – talvez mais viável – seria integrar sistemas de trânsito de smartphones aos automóveis, indicando as melhores opções para o motorista.

Saúde
Baseado em um projeto desenvolvido pela Qualcomm, Zappa prevê a aplicação de smartphones para diagnósticos médicos, feitos diretamente pelo usuário. Do lado da indústria faramcêutica, ele aposta em um novo sistema de fabricação de medicamentos sob medida, com uma tecnologia parecida com a das impressoras 3D.

Finanças
No lugar do crédito bancário, a palestra apresentou algumas variações de crowdfunding. Para tracionar a credibilidade do público nesse sistema, Zappa aposta no uso de ferramentas de ranking social, como o Klout e sistemas de recomendações como os do Airbnb. A Seedrs, startup inglesa presente no evento, apresenta uma solução interessante de capital de risco nesse sentido.

Moradia
Para melhorar o processo de urbanização de comunidades carentes, o consultor sugere novamente a aplicação de um novo tipo de impressora 3D. O conceito consiste em combinar a tecnologia com algoritmos capazes de projetar bairros inteiros em poucas horas.

Política
Das tendências apresentadas por Zappa, as tecnologias de combate à corrupção parecem as mais acessíveis a curto prazo. A proposta consiste no uso de bancos de dados como o Ficha Limpa, que promovam a transparência de forma colaborativa e organizem informações de forma clara e acessível para o usuário.

Fonte
Papo de empreendedor

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais