Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


3 dados que ajudam na análise de viabilidade do seu negócio

Edição: 11/2012

O ideal de todo empreendimento é que se faça um plano de negócios que contemple no mínimo uma análise de viabilidade. Muitas das empresas fazem esta análise apenas no momento de tomada de decisão de investimento no negócio, outras fazem uma avaliação anual e assim definem novas metas e novos rumos. No entanto, o mais comum é a falta de análise de viabilidade de um negócio.



No caso dos pequenos varejos não é diferente e muitas das vezes os negócios vão acontecendo aos poucos e se transformando sem que tenha feito um planejamento prévio. De fato, a rotina toma todo o tempo do gestor, o que dificulta muito pensar sobre a empresa. Porém, fazendo isso você estará navegando em mares turbulentos sem uma bússula.

Quando o negócio está em dificuldades surge a necessidade imediata de entender os motivos para tais problemas. Algumas vezes ainda está em tempo de analisar e realizar correções, porém, em outros casos, não há mais tempo suficiente para tais medidas.

Portanto, o primeiro passo é uma conversa imediata com seu contador. Alguns deles entregam esta análise, caso você solicite; outros podem te ajudar com indicação de planilhas, mas todos devem entregar os dados para que você consiga fazer esta análise. Na internet é possível encontrar uma série de planilhas que podem lhe auxiliar e todas terão basicamente três grandes grupos de itens:

Receita Total
Custo Variável
Custo Fixo

Depois de realizada a primeira análise, você poderá identificar, por exemplo, onde estão os gastos em excesso, baixa margem de preço dos produtos e principalmente o resultado financeiro de seu negócio. No final, o tempo gasto nesta atividade será pequeno perto de todas as informações que você vai ter de seu negócio. Comece agora pois nunca é tarde para analisar a viabilidade de seu negócio.


Fonte
Saia do Lugar

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (2)

-
Essa matéria serve de alerta para quem pensa que é só trabalho sem planejamento, o que dá em nada. Experiência própria!
-
Olá Solange, bom dia!

Obrigado pelo comentário.O SEBRAE/PR está no facebook, curta a nossa página e receba dicas para usar no dia a dia. https://www.facebook.com/prsebrae?ref=hl

Aproveite e teste o seu perfil empreendedor, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br


Obrigado e sucesso!

-
boa tarde gostaria que voçes desse uma opiniao para mim estou com um eprestimo de 5.800.00 para pagar no banco do povo estou pagando certinho,estou com um de 1.500.00 no banco do brasil pagando certinho,mais nao esta sobrando dinheiro para mim estocar a loja o que eu faço sera que e bom eu fazer mais um emprestimo ou nao mais como vou estocar minha loja por favor me de uma opiniao,espero a resposta desde ja agradeço
-
Olá Ivani, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. O melhor a fazer é agendar um horário com um de nossos consultores através da nossa central de relacionamento ligando para 0800 570 0800.

Se preferir entre no sitedo SEBRAE/PR e acesse os arquivos gratuitos disponíveis: http://portal2.pr.sebrae.com.br/vgn-ext-templating/v/index.jsp?vgnextoid=470bba2b87130310VgnVCM1000001e04130aRCRD

Obrigado e sucesso!

Boletins especiais