Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Crie um plano de negócio em 20 minutos

Edição: 11/2012

Plano de negócio parece ser aquela coisa do outro mundo. Sem falar que algumas pessoas os acham essenciais, outras preferem partir para o effectuation, teoria que acredita em seguir sua intuição e deixar de lado a pesquisa de mercado e outros planejamentos.



Mas se seu medo é gastar muito tempo escrevendo páginas e páginas de um plano, pode ficar tranquilo. É possível fazê-lo em 20 minutos. Essa é a proposta do livro “Running Lean: Iterate from plan A to a plan that works” (Administrando de maneira enxuta: Repita um plano A até chegar em um plano que funciona), do autor Ash Maurya. Ele pretende aprofundar a teoria da startup enxuta de Eric Ries, dando conselhos práticos de como construir e testar um plano de negócio.

Maurya enfatiza que o empreendedor não pode perder tempo e precisa criar um modelo que seja testável rapidamente. Ele desenvolveu, então, uma planilha com elementos chave para qualquer negócio, em apenas um folha, e que poderia ser preenchida em 20 minutos. Esses elementos são:

- O problema que você está tentando resolver
- O público-alvo
- Nossa proposta única de valor
- Nossa solução
- Canais
- Fontes de faturamento
- Custos da estrutura
- Métricas importantes
- Nosso diferencial


A ficha pode ser baixada por este link (http://leancanvas.com/) e parece ser bem simples. Karl Stark and Bill Stewart, fundadores da empresa de consultoria Avondale, descobriram esse novo formato e começaram a explorar cada um desses passos em uma coluna do site da revista Inc. – vale a pena acompanhar aqui (http://www.inc.com/author/karl-stark-and-bill-stewart) (em inglês).

Na primeira delas, a dupla aborda o primeiro item, o problema que sua empresa se oferece a solucionar. Eles afirmam que precisa ser algo que valha a pena ser resolvido e que atraia um número suficiente de clientes para sustentar sua empresa. Nas próximas semanas, os dois seguirão abordando os próximos tópicos, mas a lista em si parece facilitar bastante o trabalho, não? O que vocês acham? Tentem usar a ficha e compartilhem o tempo que demoraram para fazê-lo.


Fonte
Papo de empreendedor

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (2)

-
Gostaria que os itens tivessem links para artigos específicios sobre aquele item. Ex.: "nossa proposta única de valor", "canais", etc.
-
Muito boa a matéria.

Boletins especiais