Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como calcular o retorno que sua empresa terá no longo prazo

Edição: 11/2012

Como calcular o retorno que sua empresa terá no longo prazo?
Respondido por Rodrigo Zeidan, especialista em finanças



O maior problema de quem começa uma pequena empresa é se envolver muito no cotidiano dela e se esquecer de planejar o crescimento de médio e longo prazo. Um dos pilares para o crescimento é o planejamento, mas o ato de planejar é normalmente deixado de lado pela avalanche de problemas diários de uma empresa.

Para um planejamento eficaz, uma das variáveis mais importantes é o retorno sobre o investimento, ou seja, o quanto a empresa vai receber por executar um projeto de investimentos. O retorno sobre o investimento é fundamentalmente uma relação entre lucro e investimento, ou seja, a equação é ROI = Lucro/Investimento.

O problema em mensurar isso na prática é o descasamento de prazos: primeiro se investe e só depois o investimento retorna para a empresa em forma de lucro. Para se medir o ROI de longo prazo, é necessário levar em consideração o valor do dinheiro no tempo.

Para saber quanto o empresário receberá no médio e longo prazo por seus investimentos, são necessários dados sobre três parâmetros: os investimentos atualmente realizados, a taxa de crescimento do lucro esperado e a taxa de retorno utilizada para o cálculo.

Somente a perspectiva de crescimento da empresa pode informar ao empresário sobre a rentabilidade de médio prazo. Para isso, algumas perguntas precisam ser respondidas: quanto a empresa deve crescer nos próximos anos? Quanto está sendo investido? A margem de lucro vai se manter no médio prazo? A empresa entrará em novos mercados?

O empreendedor precisa reservar um tempo no dia-a-dia para planejar estrategicamente o crescimento da empresa, responder a essas perguntas, pois só assim será capaz de determinar as variáveis para o cálculo do retorno de médio e longo prazo.


Fonte
Exame

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (4)

-
muito bom esta iniciativa e criação desta forma de abrir caminho para novos empreendedores
-
Olá Atanael, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Você já testou o seu perfil empreendedor? Acesse: www.perfildoempreendedor.com.br


Obrigado e sucesso!
-
eu quero abrir uma empresa nora mo aluminio como que eu faço para ter sucesso nesse ramo de empredimento
-
Olá Antonio, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Converse com um de nossos consultores, agende um horário através da nossa central de relacionamento 0800 570 0800. 

Aproveite para saber em 8 passos como abrir uma empresa, acesse: www.trilhadoempreendedor.com.br

Obrigado e sucesso!
-
muinto bom mesmo gostei parabens para vcs do sebrae preu tenho uma dificuldade enorme com isso agora vou ler mais pra por em pratica
-
Olá Amadeu, bom dia!

Obrigado pelo comentário. O SEBRAE/PR tem satisfação em ajudar os nossos clientes na buscar pelo sucesso.

O SEBRAE/PR está no facebook, curta a página e receba feeds diarios de dicas para você e o seu negáocio. Acesse: https://www.facebook.com/prsebrae?ref=hl

Obrigado e sucesso!
-
boa tarde,tenho uma loja de roupas a 1 ano e noves meses,estou com dificuldades para estocala,pois nao tenho muito dinheiro,o que tenho e para pagar emprestimos,que fisso para levantar a loja e comprar armarios para a loja etc... so de emprestimos tenho 8 mil para pagar estou pagando certinho graças adeus,mais estou precisando de dinheiro para estocar minha loja,gostaria de saber se voçes conhecem alguma empresa que fazem emprestimo de quinze mil reais para mim com esse dinheiro quito os oito mil que devo e o restante estoco minha loja por favor me ajude pois nao quero fechar minha loja pois gosto muito o que faço desde ja agradeço

Boletins especiais