Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Burocracia e mudanças na lei atrapalham PMEs, diz pesquisa

Edição: 11/2012

A dificuldade em entender o sistema burocrático e as leis brasileiras está no topo das reclamações das pequenas e médias empresas. É o que mostra uma pesquisa feita pela revista Exame PME em parceria com a consultoria Deloitte. O estudo tem como base as 250 pequenas e médias empresas que mais cresceram entre 2009 e 2011. Para 44% dos empreendedores, um sistema tributário muito complexo barra o crescimento do negócio. O estudo mostrou ainda que 69% das empresas enxergam a burocracia dos órgãos que arrecadam tributos como um entrave para a regularização da situação fiscal.



Mais da metade também afirmou que é difícil se manter atualizado com as mudanças na legislação tributária. Isso significa gastos a mais para a empresa. Os empresários têm pago, em média, quatro funcionários para ajudar na tarefa de manter o negócio em dia com as exigências legais e os impostos.

No caso das empresas exportadoras, o caso é ainda mais grave e a burocracia faz com que os negócios sejam mais lentos. Em média, elas levam 14 dias entre a preparação dos documentos até o envio da mercadoria.

Os negócios que participaram da pesquisa fazem parte da sétima edição do ranking “As Pequenas e Médias Empresas que Mais Crescem no Brasil”, que analisou 336 empresas com receitas entre 5 milhões e 250 milhões de reais. A companhia que mais cresceu entre 2009 e 2011 foi a Arcitech, de Campinas, que faz projetos e manutenção para redes de telecomunicação.


Fonte
Exame PME

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais