Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Engajamento no e-mail marketing pode ser o diferencial neste Natal

Edição: 12/2012

 O potencial das vendas de Natal é bastante conhecido entre os varejistas on-line. Em 2011, o faturamento do comércio eletrônico nacional foi de R$ 18,7 bilhões, sendo o Natal responsável por 15% do total, ou seja, mais de R$ 2,5 bilhões, segundo dados do e-bit. Por isso, surge a importante pergunta: como fisgar a atenção do consumidor em um período de tanta concorrência?



O e-mail marketing, utilizado por nove em cada dez lojas virtuais, segundo estudo recente de Marketing Services da Serasa Experian, é o canal ideal para isso, uma vez que apresenta a melhor taxa de conversão em vendas para os sites de e-commerce no Brasil, com 2,53%.

A resposta é, portanto, engajamento. Fazer com que o cliente interaja com sua peça, perceba que suas campanhas são relevantes, deseje continuar a recebê-las e veja com bons olhos esse relacionamento é fundamental para o sucesso das ações de e-mail marketing, principalmente em períodos comemorativos fortes para o varejo como o Natal.

Para conseguir tal engajamento, muitos podem “chover no molhado” e repetir o famoso mantra da segmentação e personalização. Claro, isso é essencial e deve ser feito. Porém, para este Natal, é importantíssimo utilizar outra ferramenta: as réguas de relacionamento.

Réguas de relacionamento é o termo que criamos para falar de e-mails automáticos, baseados numa regra de negócio e ação de um cliente. Nesse caso, podemos criar uma régua baseada nas compras de Natal. Busque o interesse do usuário e, se ele já comprou em seu site no mesmo período do ano anterior, resgate essa compra e dê dicas sobre o que poderia comprar neste ano. É um incremento ao engajamento.

As réguas são formas de manter o relacionamento sem massificar. Como a estratégia é baseada em uma regra de negócios e nos dados do cliente, comportamentais ou demográficos, a relevância da mensagem sempre é maior.

A dica está dada! Quer se destacar neste Natal? Aposte no e-mail marketing. Quer se diferenciar da concorrência? Vá além: engaje o usuário utilizando réguas de relacionamento.

Fonte
Blog de E-mail Marketing - Juliana Azuma

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais