Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Até que ponto um líder deve ser legal com os outros?

Edição: 12/2012

 No mundo dos negócios, a estratégia de fazer amigos e tecer boas relações é apontada, há décadas, como um dos mandamentos para fazer sucesso. Tanto que o livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, escrito pelo americano Dale Carnegie em 1937, já está em sua 52ª edição.



Mas será que usar a inteligência emocional e não descuidar da diplomacia são táticas que sempre funcionam? Segundo o consultor e psicoterapeuta Alan Allard, elas só são efetivas para quem também sabe dizer não e se posicionar – mesmo quando isso significa contrariar os outros.

“Algumas pessoas confundem ser legal com ser agradável o tempo todo. Dizem ‘sim’ para tudo e cedem com muita facilidade”, escreve Allard em seu blog.

Para ele, ser o rei ou a rainha da simpatia pode ser prejudicial ao líder de uma empresa. “Se o empresário quer ter influência e causar impacto, precisa delimitar fronteiras, falar com confiança e não ter medo de ser rejeitado por seus valores e ideias”, afirma Allard.

Seu conselho para quem não gosta de desagradar é praticar o “não”. Ele conta que muitos empreendedores são bons em detectar as necessidades alheias. Mas é preciso ficar atento: quem percebe que atende a todos os pedidos deve parar para pensar em como isso toma tempo e afeta sua vida.

“Pratique o seguinte discurso: ‘Gostaria de te ajudar, mas no momento não posso’. É muito bom ser legal com os outros, mas sem fazer isso às custas de sua energia”, diz Allard.

O segundo passo é não ter medo de desapontar os outros. “Se você acha que um é projeto ruim, mas pode ser salvo, critique-o com convicção e apresente mudanças viáveis”, sugere Allard. “Quem se manifesta e defende suas ideias de maneira apropriada é ouvido com respeito.”

Fonte
Papo de Empreendedor

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (20)

-
Temas extremamente importantes, ajuda e muito em nosso dia a dia. Parabéns.
-
Olá Fabio, bom dia!

obrigada por comentar. O SEBRAE/PR tem satisfação em trazer temas interessantes que ajudem no dia a dia dos nossos clientes.

Você já conhece a coleção SEBRAE Pocket? Acesse: http://bit.ly/12rSIWE São vídeos com temas diversos para auxiliar no dia a dia dos empresários.



Obrigada e sucesso!
-
Acho que é um assunto fudamental sobre todo tipo de negócio a postura é essencial para um bom progresso da empresa e a liderança é a chave para a organização dar certo, e esta declaração é tudo que que venho a tempos tentando e não consigo uma pessoa com este perfil para gerenciar minha pequena empresa.
-
Olá Jane, bom dia!

Obrigada por comentar. Assista aos vídeos da coleção SEBRAE Pocket, acesse: http://bit.ly/12rSIWE

Obrigada e sucesso!
-
Muito válida essa matéria, pois nos reforça a tese que, tem que saber moderar entre ser bonzinho e ser respeitado quando deve dizer não!!! Att. Jucemara
-
Olá Jucemara, boa tarde!

Obrigada por comentar.
-
estou sempre aprendendo com vocês,por favor não deixam se mandar estas mensagens.
-
Olá Antonio, bom dia!

Obrigado pelo comentário. O SEBRAE/PR trabalha para manter a satisfação dos nossos clientes.

Aproveite para fazer downloads gratuitos dos livros em nossa biblioteca, acesse o link abaixo, a promoção é por tempo determinado.

http://bit.ly/14jWfGA

Obrigada e boa sorte!
-
bem certo, eu procuro ser muito legal com meus funcionários mas muitos confundem e acabam se prejudicando junto a empresa, valeu mesmo vou mudar.
-
Olá Edson, bom dia!

Obrigada pelo comentario. Conheça os Blogs disponibilizados pelo SEBRAE/PR, são temas diversos com conteúdos interessantes para serem discutidos, acesse: http://bit.ly/14jWfGA


Obrigada.
-
Muito interessante essa matéria. Já li como fazer amigos e influenciar pessoas, e o conhecimento que adquirir com toda certeza será de excelente auxílio nos negócios. Apesar de ter apenas dezoito anos, ando construindo bons conceitos desde cedo, pois é primordial uma mente aberta e madura. Esses princípios parecem ser muito cabíveis realmente, nunca pensei muito nisso. Na verdade já cometi erros parecidos com os que são citados no texto, e esse mesmo, me fez dar valor para esses "princípios".
-
Olá Davi, bom dia!

Obrigado pelo comentário. Aproveite para fazer downloads gratuitos na galeria de livros do SEBRAE/PR, acesse: http://app.pr.sebrae.com.br/loja/Produtos.do?menu=1


Obrigada e boa sorte!
-
É isso que faz de uma pessoa presidente ou administrador de uma empresa e outra secretario de relações públicas.
-
Olá Mario, bom dia!

Obrigada pelo comentário.
-
Boa Noite, matéria muito importante, deveríamos agir desta maneira para espantar o estres que nos cerca. Pensamos nos outros e esquecemos de cuidar da nossa saúde.
-
Olá Navilio, bom dia!

Obrigada pelo comentário. Conheça a coleção dos livros SEBRAE/PR e faça downloads gratuitamente, acesse: http://bit.ly/12pBJ7w


Obrigada!
-
Gostaria muito de receber mais reportagem, ou até mesmo a indicação de algum livro sobre esse tema, pois esse é o meu maior problema. Obrigado e parabéns.
-
Olá Bernadete, bom dia!

Obrigada por comentar. Você conhece a coleção de vídeos SEBRAE Pocket? São vídeos com diversos temas para que você utilize no dia a dia, acesse: http://bit.ly/12rSIWE

Aproveite a nova promoção do SEBRAE/PR, são downloads gratuitos dos livros da nossa bilbioteca, confira agora mesmo e baixe o seu: http://bit.ly/12pBJ7w

Obrigada e boa sorte!
-
Achei o comentário muito superficial para um assunto extremamente importante.
-
Olá Kleber, bom dia!

Obrigada por comentar. Converse diretamente com um de nossos consultores através do SEBRAE Responde http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Se preferir, acesse nossos blogs são temas diversos, ótimos para serem discutidos.
http://bit.ly/14jWfGA

Obrigada!
-
É surpreendente como uma dica faz todo diferença quando utiliza, muito obrigada!!!
-
Olá Mônica, boa tarde!

Obrigada pelo comentario. o SEBRAE/PR tem satisfação em contribuir para as melhorias no trabalho diario dos nossos clientes.

Faça downloads gratuitos no portal do SEBRAE/PR, acesse: http://bit.ly/12pBJ7w 


Obrigada e boa sorte!
-
Gostei muito das dicas que chegaram em boa hora!!!!
-
Olá Leonardo, boa tarde!


Obrigado pelo comentário.
-
Mais uma postagem muito boa. Parabéns ao SEBRAE e a toda sua equipe. Rodrigo Rocha.
-
Olá Rodrigo, boa tarde!

Obrigada pelo comentário. O SEBRAE/PR tem satisfação em postar matérias que agrade e auxilie no dia a dia dos nossos clientes.

Você viu a nova promoção da loja virtual do SEBRAE/PR?
São downloads de conteúdos diversos GRATUITOS, acesse: http://bit.ly/12pBJ7w

Obrigada.
-
Bom dia, achei muito interessante. Olivia Perroni
-
Olá Olivia, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você sabe qual é o seu perfil empreendedor? Faça o teste e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br

Obrigada.

-
Existem pessoas que confundem amizade com liberdade, só porque disse sim uma vez já quer ouvir toda hora, é melhor cortar o mal pela raiz, antes que vire vício.
-
Olá Carlos, boa tarde!

Obrigado por comentar.
-
gostei muito..
-

Olá Salomão, boa tarde!

Obrigada pelo comentário.

-
O empresário bonzinho vai para o céu, mas sua empresa... Temos que olhar nos olhos de nossos colaboradores sem medo de desapontar pois com o tempo criamos vínculos emocionais que podem prejudicar a comunicação profissional.
-
Olá Marcos, boa tarde!

Obrigada por comentar. Aproveite a promoção do SEBRAE/PR e faça qualquer download gratuitamente acessando: http://app.pr.sebrae.com.br/loja/Produtos.do?menu=1


Obrigada.
-
Esta matéria veio em ótima hora para mim pois sou do tipo de pessoa que procura sempre dizer sim e isso vem prejudicando meu desempenho como lider de uma equipe. Vou começar a praticar o não e não me preocupar tanto com a minha imagem e sim fazer o que tem que ser feito.
-
Boa Tarde,

Valmir o SEBRAE agradece o seu comentario

Tenha uma ótima tarde!

Qualquer coisa que precisar o SEBRAE está de portas abertas
-
Olá Valmir, bom dia!

Obrigada pelo comentário.

Você sabe qual é o seu perfil empreendedor? Faça o teste e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br

Obrigada e sucesso.
-
Ser legal ou agradável é bom, mas sem deixar de fazer o que deve ser feito.
-
Olá Edson, boa tarde!

Obrigado pelo comentário, sucesso e boas festas.
-
Muito bom! isso também serve para a vida pessoal também. Grata Francisca
-
Olá Francisca, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. O SEBRAE/PR tem satisfação em auxiliar no sucessos da sua empresa.

Obrigada, sucesso e boas festas.

Boletins especiais