Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como evitar confusão com os impostos da sua empresa

Edição: 12/2012

 Como evitar confusão com os impostos da sua empresa?
Respondido por Thais Mayumi Kurita, advogada



Pequenas empresas muitas vezes fazem uma grande confusão na hora de pagar impostos. Normalmente são empresários que, empreendendo pela primeira vez, desconhecem completamente as obrigações tributárias que rodeiam as atividades da empresa.

O principal motivo de confusão é a contribuição sindical. Saber para qual sindicato devem ser pagas as contribuições costuma ser um pesadelo até mesmo para os contadores. Apenas um sindicato é o legitimado a receber, mas o empresário recebe, logo que inicia suas atividades, uma dezena de boletos de sindicatos se auto-intitulando representantes da categoria.

O empresário deve sempre contar com o auxílio permanente de um profissional contabilista recomendado e atualizado. Ele indicará o Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE) correto, pois através desse código são determinados os impostos decorrentes.

Se sua empresa estiver no CNAE errado, as chances dos impostos estarem errados com alíquotas divergentes são muito grandes. O site da Comissão Nacional de Classificação pode ajudar e fornecer mais informações sobre cada categoria. Confira!

Fonte
Exame PME

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais