Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Micro e pequenas empresas: 7 práticas para o sucesso

Edição: 10/2010

Conforme artigo de Rogério Campos Meira, diretor-executivo da Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão, ele defende que se existe uma característica fundamental para que um micro e pequeno empresário tenha sucesso, é a ousadia.

Ainda sobre a ousadia, Rogério comenta que esses profissionais, pela própria condição que se encontram, precisam dessa qualidade para começar um negócio, inovar e investir na qualidade de seus produtos e serviços de forma a serem competitivos no mercado em que estão inseridos.

É por conta desses desafios que um sistema de gestão eficaz se faz tão necessário. Possuir um sistema que garanta a qualidade dos serviços e dos produtos é fundamental, porém os empresários ainda possuem a crença de que a implementação de um sistema de gestão é penoso e traz pouco retorno à empresa. Estão errados.

Então vamos lá: como implementar um sistema de gestão em uma pequena empresa? Segundo Rogério existem 7 passos fundamentais:

1. Planejamento:
É o primeiro passo a ser seguido. Nesta etapa, o empresário deve determinar os rumos dos seus projetos, ou seja, metas e métodos a serem seguidos para que se alcance o sucesso. Esse processo não deve ser encarado como perda de tempo, pelo contrário, é a construção do planejamento que possibilitará a previsão de diversos cenários e possíveis problemas.

2. Capacitação:
A capacitação de seus funcionários é de extrema importância. Eles são seu maior capital, a parte mais importante de sua empresa e são capazes de oferecer um verdadeiro diferencial competitivo, dependendo da forma como são gerenciados. É muito importante, para o funcionamento do planejamento, que seus funcionários entendam o sistema de gestão da empresa. Quanto a isso, Rogério fala “invista em comunicação e conscientização interna, assim, sua equipe poderá entender o Sistema de Gestão que a organização segue e o que ela espera dele”.

3. Disciplina:
Você já conseguiu fazer alguma coisa realmente boa sem disciplina? Acredito que não. Na sua empresa não seria diferente. É fundamental que seus funcionários estejam motivados e envolvidos a cumprir o Sistema de Gestão vigente. A disciplina é um ponto crítico para o sucesso de qualquer projeto tanto pessoal, quanto profissional. Além disso, o planejamento só poderá ser cumprido se todos desenvolverem suas funções previamente estabelecidas.

4. Investimento:
Não adianta nada seus funcionários estarem motivados e seu sistema de gestão impecável se sua equipe não possuir os meios necessários para realizar suas tarefas com excelência. “Um trabalho bem feito exige um conjunto de recursos e não um ou outro item qualquer, mesmo que o orçamento de sua micro e pequena empresa seja enxuto, procure bem e tente ao máximo encontrar bons produtos e preços acessíveis”.

5. Produtividade:
Devemos constantemente fazer as seguintes perguntas: como meus funcionários usam seu tempo de trabalho? Será que algo está distraindo-os, tirando-lhes o foco? A partir de então passe a tomar iniciativas a fim de resolver os problemas de queda de atenção e produtividade.

6. Comprometimento da gerência:
Não há dúvidas de que quando o líder, gerente, dono etc. está também empenhado no negócio, faz com que a equipe se comprometa mais e fique mais motivada. “Um bom líder incentiva seus colaboradores, dialoga com eles, mostra-se acessível. Não deixe de comemorar conquistas e incentivar o crescimento de seus funcionários”.

7. Análise e Melhoria de Processos:
Um bom empresário é aquele que entende todo o processo de construção e todas as etapas que o levaram ao sucesso. Dessa forma, ele aprende muito, pois com certeza, nesse caminho, houve vários erros que, no futuro, servirão como experiência.

Tenho algumas dicas para os leitores que já possuem uma micro e pequena empresa ou pensam em abrir uma: o SEBRAE disponibiliza gratuitamente (e com direito a certificado) alguns cursos online que podem ajudar em várias fases do processo de criação de um Sistema de Gestão eficiente. Seguem alguns para que deem uma olhada. Já fiz todos e recomendo!

http://educacao.sebrae.com.br/ - Elabore um sistema de gestão de vendas, treine seus funcionários com métodos eficazes de atendimento e vendas com a ajuda do curso Como Vender Mais e Melhor.

http://educacao.sebrae.com.br/ - D-Olho na Qualidade, curso que ensina a prática de descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida, a fim de implementá-lo na organização. Muito bom para manter a qualidade dos produtos e serviços da sua empresa.


Fonte:
http://viniciuspostai.wordpress.com/2009/04/03/micro-e-pequenas-empresas-7-praticas-para-o-sucesso/

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (19)

-
gostei muito das discas. eu faço bamho e tosa na minha casa. gostaria de saber se tem cursode banho e tosa do sebrae online.
-
 Olá, boa tarde!

Obrigada por comentar. Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Conheça sobre as ideias de negócios de Curitiba e região metropolitana, acesse: negociosemcuritiba.com.br/

Obrigada e boa sorte!
-
Muito bom os fundamentos, me ajudou muito. Obrigado !
-
 Olá Yuri, boa tarde!

Obrigada por comentar. Aproveite para conhecer os novos vídeos da coleção SEBRAE Pocket são mini aulas com dicas importantes para quem quer abrir ou já tem um empresa, acesse: bit.ly/135SnwK


Obrigada e boa sorte!
-
gostei muito das dicas, eu já fiz um curso onlaine pelo sebrae, e pretendo fazer outros na area de empreendedorismo.
-
Sou conhecedora dos resultados obtidos a partir de um planejameto por resultados. tenho interesse em fazer um curso sobre gestão Eficiente até porque mais tarde pretendo entrar num programa de qualidade total. Tenho duas empresas. -Alem da Arte-Cidade Gaúcha -Mudando a Madeira-Maringá Att,
-
Tenho uma micro empresa, voltada ao ramo de projetos mecânicos. Estou com dificuldades em planejar, gerar cronograma e principalmente erros na execução das tarefas, perdendo credibilidade. Gostaria de ter informações sobre cursos que possamos melhorar. Obrigado
-
GOSTEI MUITO DESTE INFORMATIVO QUE SERVE COMO FORMA DE MELHORAR A NOSSA MICRO EMPRESA, ESPERO PODER TER ACESSO A MAIS INFORMACOES SOBRE GESTAO PARA QUE POSSAMOS AUMENTAR NOSSO FATURAMENTO E DEFINIR UM FOCO DE PRODUTOS PARA IMPLEMENTAR DE ACORDO NOSSA CLIENTELA.
-
adorei . tb gostaria de saber mais sobre cursos online
-
adorei . tb gostaria de saber mais sobre cursos online
-
Estamos pensando em abrir mais uma empresa e, com certeza, vou levar em conta estas 7 práticas para o sucesso
-
Excelente. Denise Marie
-
ola! gostei é simples e objetiva
-
gostaria de saber mais sobre o curso online
-
gostei muito do artigo e leio todos eles preciso ampliar ainda mais minhas ideias sobre empreendedorismo pois sou um empreendedor,e pretendo chegar no topo muito breve...
-
Gostei muito da matéria, tenho uma micro-empresa de reforma de estofados, e vou aplicar as 07 práticas.
-
Muito interessante. Principalmente quando diz que Planejamento não é PERDA de tempo.
-
ola,achei muito interessante esse topico: Micro e pequenas empresas: 7 práticas para o sucesso, gostaria de saber se é dado como curso do sebrae, e se tem a possibilidade de vir para o imbau-pr.tenho muito interesse no curso. obrigada
-
gostei das 7 praticas para o sussesso, estou sempre procurando formulas para melhorar meu desempenho em gestao. Tenho uma empresa de cereais que tem um maior volume de serviço em epoca de safra que e de janeiro a junho dai vem entressafra e preciso diminujir o numero de funcionarios, por isso tenho dificuldade em capacitaçao de pessoal
-
Meus parabens pelas dicas!
-
mt bom!

Boletins especiais