Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Headhunters: mitos e verdades em 7 lições

Edição: 01/2013

Abaixo seguem sete questões importantes que podem tirar algumas das suas dúvidas na tratativa com headhunters.



1) Headhunters defendem os interesses das empresas que os contratam. Por isto se a empresa tem algum direcionamento específico para a vaga e seu perfil não encaixa neste direcionamento, não é “culpa” do headhunter. Ele precisa apresentar profissionais alinhados com o que o seu cliente pediu.

2) Sim, a sua pressa para que o processo seletivo caminhe com agilidade é a mesma do headhunter. Geralmente headhunters são remunerados quando e se os processos seletivos são concluídos com sucesso. Se isto é verdade, por que os processos seletivos demoram tanto? Descubra aqui.

3) É verdade que às vezes o headhunter te convida para uma entrevista sem necessariamente ter uma vaga em mente para apresentar para você. Isto não é maldade nem perda de tempo, pelo contrário, é investimento de tempo. Quando uma vaga é aberta junto a um cliente, é função do headhunter ter o mercado mais mapeado possível e com diversas possibilidades de finalistas já em mente. Para isto, ele precisa conhecer profissionais constantemente mesmo sem ter uma posição aberta naquele exato momento.

4) Headhunters sempre aceitarão receber seu CV por email ou mesmo via o site da consultoria que representam. Mas não necessariamente você será chamado para uma entrevista logo depois de encaminhar seu CV. Isto não quer dizer que seu CV é ruim, mas pode ser que sua experiência simplesmente não está alinhada às posições que estão sendo conduzidas pela consultoria naquele momento. E como tempo é fator escasso para o headhunter, ele pode preferir chamar outros profissionais para entrevistar naquela semana ou naquele mês.

5) Headhunters nunca cobram honorários dos candidatos. Se algum headhunter está fazendo isso, então ele não é headhunter.

6) Headhunters trabalham muito, muito mesmo (um mínimo de 12 horas diárias em sua maioria). Eu sei que pode parecer que ele demorou para responder seu email ou para retornar sua ligação, mas tenha certeza de que a intenção dele é retornar a todos o mais rápido possível. Por isso o mais certo a fazer para que você não frustre sua expectativa é alinhar com o headhunter os prazos para o seu retorno ou o retorno dele.

7) Headhunters podem lhe ajudar com dicas de carreira, orientações profissionais e até feedback sobre seu perfil, mas este não é o papel dele. Por isso, se o seu foco é conseguir uma orientação de carreira ou alguém para lhe suportar com o seu desenvolvimento profissional, seu caminho pode ser buscar um coach e não um headhunter.

Fonte
Você S/A

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais