Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


10 passos para quem quer abrir seu negócio

Edição: 01/2013

É comum recebermos e-mails e mensagens de quem quer empreender com pedidos de ajuda sobre como começar um negócio. Se você está nesse grupo, as dicas abaixo podem ajudá-lo a tornar tudo mais claro. Você já teve uma ideia que parece boa, fez uma pesquisa de mercado básica para saber se há mercado para seu produto ou seu serviço e está disposto a arriscar, certo? Pois vamos lá. As dicas foram organizadas por Jeff Haden para a revista Inc e são baseadas no livro One Simple Idea for Startups and Entrepreneurs, de Stephen Key.



1. Teste rápido e com frequência
Para saber se uma ideia é boa de verdade é preciso testá-la. Mas não faça isso com seus amigos. É preciso encontrar quem esteja disposto a investir recursos (dinheiro mesmo!) em seu projeto. Caso contrário, passe para outra ideia.

2. Entenda o mercado
Para se dar bem num negócio é necessário entender minuciosamente seu mercado: onde seu produto se encaixa? Em que ele é diferente dos concorrentes? Que preço você poderá cobrar por ele? O cenário ideal é encontrar um nicho que todos os seus concorrentes tenham deixado para trás.

3. Determine seu custo de produção
É preciso saber se você conseguirá produzir seu produto e vendê-lo a um preço que vale a pena. Para isso, faça um projeto e envie a empresas que podem produzi-lo (caso você mesmo não vá fazer isso). Não se esqueça de fazer um termo de confidencialidade ou de registrar a patente, se for o caso. Os dois processos resguardam sua ideia.

4. Estabeleça sua margem de lucro
Caso seu preço seja muito alto, você não conseguirá vender, pois não será competitivo. Mas também não adianta competir apenas pelo preço, pois esta é uma batalha que você poderá perder logo de cara. Sua margem de lucro deve permitir que você seja competitivo. Se não for, mude para outra ideia.

5. Obtenha feedbacks de verdade
Converse com vendedores locais, vá a feiras regionais e mostre seu produto a pessoas que tomam decisões em empresas. Isso pode ajudar a alavancar sua ideia – ou a derrubá-la de vez. As pessoas mais experientes na área de negócios poderão confirmar se sua ideia é boa ou não.

6. Teste antes de entrar em produção total
Uma forma de tirar sua ideia do papel é criar um site com seu produto, compartilhando tudo nas mídias sociais. Se possível, faça um vídeo mostrando os problemas que seu produto resolve, que lacunas ele preenche. E espere a reação das pessoas. Se houver mais comentários favoráveis que críticas, você estará no caminho certo. E não tenha medo de copiarem sua ideia. Seu sucesso se baseará também no contato com o consumidor e no tratamento dado a ele.

7. Refaça as contas
Enquanto um projeto está no plano das ideias, tudo é lindo. Quando você precisa traduzir tudo em números, ele pode ficar mais complicado. Assim que você entender exatamente quais são seus custos de produção, refaça todas as contas e certifique-se de que realmente vale investir na ideia.

8. Comece pequeno
Sabe aquela história de dar um passo de cada vez? Pois primeiro venda um pouco, depois aumente gradativamente. Assim você perceberá quais são as mudanças necessárias a fazer em embalagens e até no marketing. Se você começa pequeno e se mantém próximo de seus consumidores, é mais fácil realizar as mudanças necessárias. Ninguém aqui está dizendo que é fácil tirar uma ideia do papel e torná-la viável, mas ao dar os primeiros passos de forma mais comedida, você não terá sua casa cheia de produtos sem conseguir mercado para vendê-los. Mire-se primeiro nos consumidores próximos e vá expandindo.

9. Continue tentando
Para começar, não queira reinventar a roda. Comece simples, aos poucos, com variações de algo que já exista. Isso vai lhe dar confiança.

10. Lembre-se de que nada é para sempre
Inovação, novo design de produtos, expandir uma linha, estar atualizado. Tudo faz parte de um ciclo. O segredo é não tratar um produto como um negócio completo. Ele é apenas o começo. O segredo é não desistir nunca! Boa sorte!


Fonte
Papo de empreendedor

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (6)

-
já tive uma panificadora mais por causa de asalto parei agora estou pesquisando um novo comercio
-
Boa Tarde,

Pascoal agora o SEBRAE/PR criou um aplicativo mostrando pra você 8 passos para abrir a sua empresa, facilitando e melhorando o atendimento de maneira interativa, acesse já:

http://www.trilhadoempreendedor.com.br/

O caminho para seu sucesso!


Tenha uma ótima tarde
-
muito bom seus comentarios gostaria de abrir uma prestadora de serviços somente de colocação de piso cerâmico e porcelanato sinto que o mercado está nescessitando desta mão de obra se tiver alguma orientação sobre o assunto agradeço
-
muito bom seus comentarios gostaria de abrir uma prestadora de serviços somente de colocação de piso cerâmico e porcelanato sinto que o mercado está nescessitando desta mão de obra se tiver alguma orientação sobre o assunto agradeço
-
MUITO BOM SEUS CONCEITOS, GOSTARIA SE POSSIVEL ALGUMAS INFORMAÇÕES NESTE AMBITO DE RACIOCINIO, MAS LIGADO A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ( ASSESSORIA ADMINISTRATIVA)
-
Gostei muito me fez abrir a mente para trabalhar com minha oficina mas o problema e capital para investir no começo.
-
BOA NOITE, e muito interessante esta materia aabriu minha visao de negocio agora vou estudar pra aprender a lidar com o meu negocio.Obrigada.

Boletins especiais