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3 reflexões essenciais sobre atendimento ao cliente

Edição: 03/2013

Um dos assuntos mais comentados pelas pessoas em redes sociais, conversa de ponto de ônibus, conversa de bar e em outros locais é sobre problemas de atendimento. Isso é tão verdade, que o investimento de empresas em responder a estas reclamações tem aumentado a cada dia.




Neste caso mo ais importante é fazer uma análise do tipo e fonte de reclamações e assim tomar medidas que de fato eliminem os problemas. Caso sua empresa ainda não tenha desenvolvido nenhuma ferramenta para identificar as principais fontes de reclamação, faça a sua equipe refletir sobre os questionamentos abaixo:

1- Você entende a necessidade do cliente?
Ao abordar um cliente não deixe de ouvi-lo, fazer perguntas específicas e assim entender e compreender as necessidades do cliente. Não ache que você sabe o que o seu cliente quer, ouça!

2- Você conhece seus produtos?
Pode parecer estranho, mas todos os funcionários devem conhecer profundamente todos os produtos de sua empresa e entender quais necessidades eles atendem e assim ofertar sempre o produto certo.

3- Você conhece o diferencial competitivo de seu negócio?
Apesar de entender a necessidade do cliente e talvez conhecer seu produto profundamente, algum dos casos que geram problemas é não entender as diferenças entre sua empresa e o mercado e os motivos destas diferenças. Por que o cliente deve comprar em sua empresa?

O trabalho para melhorar o atendimento e reduzir as reclamações deve ser contínuo, através do desenvolvimento de um trabalho simples, claro e fácil. Assim, seu time conseguirá estabelecer um relacionamento positivo com seu cliente.

Fonte
Exame PME

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Comentários (7)

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ola, o Sebrae é tudo de bom na vida de quem tem visão e não quer se mais um no mercado, se tiver alguma palestra gratuita estarei pronta pra fazer....
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Olá Vera.

Acesse os cursos gratuitos do Sebrae: http://www.ead.sebrae.com.br/


Abraços e sucesso!
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Isso realmente é o que acontece nas empresas vamos implantar em nossa empresa esses métodos.
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Olá João.

Obrigada por comentar! Sucesso!
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Oi João. Obrigada por comentar! Abraços e sucesso!
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Dicas fáceis de serem compreendidas. São diretas e objetivas. Muito bom.
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Olá Aline. Obrigada por comentar! Abraços
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Olá Aline. Obrigada por comentar! Abraços
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interessante a questao de ouvir o cliente,pois na hora hora da venda as vezes nao vemos o lado do cliente.
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Luiz, obrigada por comentar! Sucesso!
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muito bom resseber orientação para melhorarmos cada dia mais e alcançar o nosso objetivo com trabalho e onestidade
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Antonio, muito obrigada por comentar! Abraços!
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muito bom, temos que questionar nossos funcionarios sobre isto seguidamente, para que não esqueçam
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Olá Luciana, obrigada por comentar! Sucesso!
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muito legal gostei bem explicado vejo esta dificuldade em meus funcionarios nao conhecem o produto e acabam perdendo a venda por nao saber expor o que temos
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Olá Edson, obrigada por comentar! Abraços!

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