Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


5 dicas para fazer uma apresentação matadora para sua startup

Edição: 04/2013

Sua ideia pode ser sensacional e ter grandes chances de dar certo, mas se você não souber expô-la de forma clara e correta, as chances de alguém acreditar no seu produto e apostar em sua startup diminuem muito.



Os meios de se expressar podem ser variados – do simples gogó ao bom e velho Power Point. “É interessante que se faça também uma demonstração visual do produto funcionando”, diz João Galvão, cofundador da SOAP, empresa especializada em apresentações.

“O vídeo é sempre uma boa alternativa para começar ou fechar uma reunião, funcionando como uma espécie de trailer de filme e deixando o investidor arrepiado com o futuro que está por vir”, afirma Galvão.

O especialista dá algumas dicas para uma apresentação matadora:

Crie uma narrativa com começo, meio e fim
Comece apresentando os personagens, gerando empatia e fazendo com que a audiência se interesse pelo assunto. No meio, exponha os conflitos e as dificuldades e demonstre que eles serão endereçados. E guarde o melhor para o final, gerando um clímax inesperado.

Humanize sua apresentação
Exponha a sua história de vida escolhendo momentos relevantes e demonstrando como ela se relaciona com a ideia apresentada. Equilibre argumentos emocionais e racionais. “Ninguém é só racional. As decisões são emocionais. As evidências para ela é que podem ser racionais”, diz o especialista.

A linguagem visual deve complementar o discurso
Imagens valem mais que mil palavras. Escolha aquelas que tragam metáforas certas para que você quer dizer. “Evite imagens falsas de bancos de imagens com pessoas sorrindo e olhando para a câmera. A vida não é assim e a audiência percebe que você deu um copiar e colar de um banco qualquer”, afirma Galvão.

Evite “rodeios”

Se você sabe que sua audiência não tem tempo e corre o risco de sair da sala a qualquer momento, vá direto ao ponto, expondo os benefícios do projeto. “Se estiver se apresentando para um investidor, explique logo por que seu negócio é melhor que outras opções de investimento”, indica o especialista.

Seja precavido
Prepare-se para fazer o seu pitch em 5 minutos, mesmo sabendo que a reunião tem 30. Esteja preparado para fazer a apresentação mesmo sem o PowerPoint.

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (6)

-
ola gostaria de informação como faz uma boa apresentação de uma empresar para se ter um resultado para ganha uma licitação no mercado de trabalhos
-
Olá Uilton, boa tarde!!

Obrigada pelo comentário. Converse diretamente com um de nossos consultores através do SEBRAE Responde acessando o link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Se preferir, agende um horário através da nossa central de relacionamento e tenha um atendimento presencial personalizado, ligue para 0800 570 0800.

Obrigada.
-
excelente
-
Olá Maria Amelia. Obrigada por comentar! Abraços e sucesso!
-
Muito obrigado pelas dicas. é realmente importante ter a apresentação entre os dedos, mesmo que se tenha 30 minutos, se preparar para os únicos 5 min para ganhar o investidor.
-
Wagner, obrigada por comentar! Sucesso!
-
Muito bom, esta ideias esta mi deixado mais cara a ideia de ter um próprio negocio
-
Uiton, obrigada por comentar! Abraços e sucesso!
-
Muito bom, às vezes as coisas não dão certo, pois tomamos as atitudes erradas.
-
Aclylino, excelente comentário! Abraços e sucesso!
-
eu entendi , mas se eu tiver uma ideá (x) e o cliente disser que esta ideia é um erro, por que ele já tentou e não deu certo, analisando (P.E e G.N) devo parar e recomeçar. - ou pego o que não deu certo para ele e e vejo aonde ele errou para que eu acerte? - á propósito sou DJ
-
Olá Gelson.

Acho que você deve acreditar nas suas ideias e caprichar na apresentação para que seu cliente não tenha dúvidas e compre sua ideia!

Sucesso!

Boletins especiais