Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Por que minha empresa tem que crescer?

Edição: 10/2010

Por Egnaldo Paulino

Estava ministrando uma de minhas palestras, quando fui surpreendido com a seguinte pergunta de um empresário: “Por que minha empresa tem que crescer?”
Percebi que a maioria dos empresários presentes na palestra manifestou-se a favor do crescimento das empresas, pois elas alimentam a economia do país, gerando empregos, impostos, produtos etc.

Também não sou favorável a crescer por crescer. O crescimento desordenado de uma empresa a transformará em “inchada” e ineficiente. É necessário que o empresário tenha uma estratégia bem clara, atrelada a um planejamento com objetivos bem definidos.

Para ter crescimento consistente, que perdure ao longo dos anos, leva tempo, e há um preço a pagar, ou seja, o empresário tem que trabalhar duro. Contudo, o empresário tem que querer, e saber aonde quer chegar.

Acredito que não há nada de errado em ser pequeno, o empresário tem todo direito de manter sua empresa pequena, desde que a empresa seja lucrativa. Outro aspecto importante está ligado ao “espírito empreendedor” do empresário, pois quando constituiu a empresa, além da oportunidade de negócio, ele teve um sonho.

Então, a resposta para esta questão pode estar ligada ao sonho do empresário, estilo de vida que queira ter, ambição profissional e pessoal. Qual o legado que ele deixará para sua família e seu país?

* Egnaldo Paulino é consultor, palestrante e professor na área de gestão empresarial.


Fonte:
http://www.egnaldopaulino.com/2008/12/09/empreendedorismo-por-que-minha-empresa-tem-que-crescer/

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (1)

-
Gostaria muito de crescer, mais é tão dificil no começo....tenho uma empresa de representação, não tenho nehum funcionário somente eu e meu marido trabalhamos na empresa. Muitas vezes tenho voltade de ir embora e largar tudo, abri esse negócio para montar um empério e vou chegar lá com muito trabalho!!!

Boletins especiais