Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


O software livre para as pequenas empresas

Edição: 10/2010

Quando era novidade, nos primeiros anos do século XXI, a mídia afirmava que o software livre, com custo zero, seria a grande virada, mas os custos não eram exatamente zero, pois existiam poucos técnicos conhecedores, por exemplo, do Linux, e com isso os programas para rodarem nesta plataforma eram raros, o que afastou quase que totalmente as empresas desta onda.

As empresas públicas continuaram a investir nos softwares livres, pois detinham os técnicos, e a facilidade de treinamento, para o desenvolvimento dos seus sistemas.

Já grande parte das empresas, justamente por desconhecer a área técnica da plataforma para software livre, acaba por escolher os softwares e sistemas pagos, com integração, principalmente à plataforma Windows.

Para as pequenas empresas não tem sido diferente. Acompanhar a maioria, na aquisição de sistema operacional, softwares e sistemas de automação empresarial, além de reduzir os valores de investimento, também proporciona facilidade na manutenção e evolução das tecnologias da informação e comunicação.

Infelizmente, no Brasil, a pirataria cooperou para o afastamento de grande parte dos usuários por softwares livres, pois o valor pago aos pagos era muito reduzido.

Infelizmente, no Brasil, a pirataria cooperou para o afastamento de grande parte dos usuários por softwares livres, pois o valor pago aos pagos era muito reduzido.

Atualmente este tipo de mercado foi muito reduzido, porém a cultura de não pagar pelos sistemas e softwares ainda permanece em boa parte do mercado das pequenas empresas.

Uma onda que poderá mudar um pouco este vício são os softwares freepremium, que são pagos por patrocinadores, anunciantes, ou por serviços específicos realizados após a aquisição.


Fonte:
http://mundosebrae.wordpress.com/2009/09/14/comunicacao-em-pequenas-empresas/





Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (1)

-
Concordo plenamente com os comentários do Sr.Marcio Gabriel Rudnick e faço das dele as minhas palavras;tambem

Boletins especiais